quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FELIZ 2012



Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre. - Carlos Drummond de Andrade
 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MACARRÃO DE LIMÃO

Como o tempo passa depressa! Já é Natal e nossa ceia está incompleta. Ficou para hoje a receita com ingredientes mais simples, que podem ser encontrados facilmente, para dar tempo de prepará-la, ainda, para a ceia desta noite ou para o almoço de amanhã. É uma receita de macarrão que vai acompanhar muito bem o lombo e o salpicão das publicações passadas. Esta receita é bem diferente de todas as que se conhecem de macarrão e creio que vai ser muito bem recebida. A dica é tomar cuidado com as raspas do limão ralando só a parte verde da casca para não amargar a receita. Aproveito, também, para desejar a todos um feliz e santo Natal. Que o menino Jesus derrame suas bênçãos sobre todos e que possamos sempre crescer no amor.


                                              MACARRÃO DE LIMÃO


1 cebola pequena ralada
200 gramas de presunto cortado em cubos
150 gramas de bacon cortados em cubos
2 limões
500 gramas de macarrão talharim
1 xícara das de chá de maionese
1 colher das de sopa de amido de milho
1 litro de leite
4 colheres das se sopa de manteiga ou margarina
3 colheres das de sopa de farinha de trigo
Noz noz-moscada ralada
1 colher das de sopa rasa de sal.

Coloque o bacon em cubos numa panela e deixe em fogo baixo até que doure e solte um pouco de gordura. Junte a cebola ralada dourando-a. Adicione o presunto e refogue por uns quinze minutos. Faça um molho branco: Numa panela, de fundo grosso, coloque a manteiga ou margarina e leve ao fogo baixo até que derreta. Junte a farinha de trigo e mexa para não formar grumos. Dissolva o amido de milho no leite frio e despeje sobre a panela de uma só vez. Coloque o sal e a noz-moscada e mexa, com um batedor de arame, ou colher de pau até ferver. Cuide para que não fiquem pelotas. Rale as cascas dos limões, mais com muito cuidado para que a parte branca que fica logo abaixo da casca verde do limão não seja afetada, pois se você ralar o limão com a pelinha branca dele pode amargar o prato. Despeje as raspas de limão no molho branco já fora do fogo e por último a maionese, incorporando tudo. Reserve. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem e escorra. Coloque em um refratário e junte o presunto e o bacon refogados, com o molho que se formou e mexa bem. Despeje o molho branco, mexa novamente, e leve ao forno aquecido, coberto com papel alumínio, por vinte minutos para gratinar.

FELIZ NATAL A TODOS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BOLO DE ASSADEIRA COM GANACHE

Vamos seguindo com sugestões para as festas de Natal e Ano Novo. Chegou a vez da sobremesa. Escolhi uma receita que, para mim, é perfeita para completar uma ceia. É um bolo que fica requintado, mas de preparo fácil. Ele é assado junto com o recheio e servido na assadeira em que foi preparado, por isso não é trabalhoso. Ele leva uma cobertura de chocolate que possibilita uma decoração bem caprichada para agradar aos olhos e deixa a receita ainda muito mais deliciosa. E para finalizar devo acrescentar que ele deve ser servido gelado, bom para o nosso clima e ainda é econômico.



                                     BOLO DE ASSADEIRA COM GANACHE


Para a massa:


2 xícaras das de chá de açúcar
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
4 ovos
1 xícara das de chá de leite
1 xícara das de chá de chocolate em pó
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó

Para o recheio:

1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca (use como medida a lata de leite condensado)
1 gema
2 colheres das de sopa de amido de milho
1 colher das de chá de baunilha
½ lata de creme de leite
½ colher das de sopa de manteiga ou margarina

Para a cobertura


250 gramas de chocolate meio amargo
½ lata de creme de leite
Castanha moída para decorar
Damasco para decorar
Folhas de hortelã para decorar


Primeiramente faça o recheio porque ele precisa estar frio. Pode ser preparado um dia antes. Misture o leite condensado, o leite de vaca, a gema, o amido de milho e leve ao fogo baixo mexendo até levantar fervura. Desligue o fogo acrescente a baunilha, o creme de leite e deixe esfriar.
Na batedeira bata claras em ponto de neve. Reserve. Em separado, também na batedeira, coloque o açúcar com a manteiga ou margarina, bata até ficar esbranquiçado. Junte as gemas, o leite, o chocolate, a farinha, o fermento em pó e por último, sem bater incorpore delicadamente às claras. Numa assadeira grande e funda, untada de manteiga e enfarinhada, coloque a massa do bolo. Por cima da massa vá distribuindo colheradas do creme (frio) por toda a assadeira. Leve para assar e forno pré-aquecido por 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe amornar. Para o ganache, derreta o chocolate meio amargo no microondas ou em banho-maria, junte a outra metade do creme de leite e mexa bem até incorporar bem. Coloque sobre o bolo, espere esfriar bem e decore a gosto. Deixe na geladeira até a hora de ir á mesa.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SALPICÃO COM MOLHO ESPECIAL

A receita de hoje é para fazer companhia para o lombo da semana passada dando continuidade à proposta de pratos para a ceia de Natal ou Ano Novo. Vamos continuar, também, com pratos fáceis que podem ser preparados com antecedência para podermos ficar descansados e aproveitarmos bem todos os momentos destas deliciosas festas. E como estes festejos acontecem na estação mais quente do ano, o verão, nada melhor do que uma salada para ser servida gelada. Uma boa opção é um salpicão. O molho para temperá-lo torna-o mais leve e se usarmos produtos ligth o nosso corpo vai agradecer.


                                   SALPICÃO COM MOLHO ESPECIAL


Ingredientes para a salada:

1 cebola pequena
200 gramas de queijo mussarela
200 gramas de presunto
100 gramas de azeitonas
1 cenoura pequena
200 gramas de batata palha
¼ de salsão
1 maçã
Salsa
Sal a gosto

Ingredientes para o molho:

4 colheres das de sopa de maionese
4 colheres das de sopa de creme de leite
4 colheres das de sopa de requeijão


Rale a cebola, a cenoura e reserve. Corte a mussarela e o presunto em tirinhas, reserve. Pique o salsão, as azeitonas e a salsa. Deixe para picar a maçã na hora de juntar tudo para que ela não fique escura. Misture todos os ingredientes numa travessa, pique e junte a maçã e tempere com sal. Em separado, misture todos os ingredientes do molho até que tudo se encorpore e empregue. Decore a gosto.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LOMBO NA CERVEJA


Dezembro chegou e com ele as festas de fim de ano. Tempo de reuniões das famílias e dos amigos. A partir deste domingo vamos fazer receitas especiais para estas festas. Elas serão especiais, porém fáceis e a maioria delas poderá ser feita com antecedência para sobrar tempo para aproveitar bem todos os momentos dos festejos. Vamos começar com a carne. Para variar ela não será com peru ou tender, já bem tradicionais. Vamos fazer uma receita de lombo. Para deixá-lo com cara de festa incluiremos abacaxi, e o faremos na cerveja preta.



                                         LOMBO NA CERVEJA


Ingredientes para a marinada:

1,500 Kg de lombo porco
1 colher e meia das de sopa de sal
3 dentes de alho
1 xícara das de chá de vinho branco seco
Suco de meio limão
Folhas de louro
Alecrim seco


Ingredientes para o lombo:

Farinha de trigo para empanar
2 colheres das de sopa de azeite
1 cebola
350ml de cerveja preta (pode ser uma latinha)
1 xícara das de chá de água
1 abacaxi



Como fazer:


Lave bem o lombo e coloque-o de molho na marinada de um dia para o outro. No dia seguinte retire o lombo e empane-o na farinha de trigo. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure o lombo de todos os lados até que fique bem corado. Pique bem a cebola e acrescente à panela. Junte o líquido da marinada, a cerveja e a água. Tampe a panela de pressão e cozinhe por trinta minutos, com fogo baixo, depois que começar a ferver. Abra a panela e acrescente o abacaxi e cozinhe, com a panela aberta por aproximadamente dez minutos. Para servir coloque o lombo numa travessa e enfeite com o abacaxi



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FRANGO COM CREME DE MILHO

Todas as vezes que mulheres se reúnem é regra a troca de receitas. Numa dessas reuniões gostosas, numa tarde de domingo, na acolhedora chácara, da minha amiga Lucinéia Baldessini, que é uma cozinheira de mão cheia, nos foi oferecido um frango delicioso e ela, generosamente, compartilhou a receita. É uma receita extremamente fácil, daquelas que deixa quem cozinha livre do fogão rapidinho. Excelente para ser feita tanto para a correria do dia a dia ou simplesmente para ter mais tempo livre nos finais de semana. Apenas lendo os ingredientes já dá para saber que ela fica deliciosa. Para quem não gosta de milho, pode retirar este ingrediente sem problema e substituir por queijo gorgonzola como sugerido abaixo .


               

                              FRANGO COM CRREME DE MILHO



1 quilo de filé de peito de frango
1 envelope de sopa de cebola
1 lata de milho com a água
1 copo de requeijão cremoso
1 lata de creme de leite
1/2 colher das de sopa rasa de sal
Margarina para untar
Queijo parmesão para gratinar


Lave bem os filés de frango e tempere com o sal. Unte um refratário com a margarina e arrume os filés de frango um ao lado do outro. Reserve. Coloque no liquidificador a lata de milho juntamente com a água, a sopa de cebola, o requeijão e o creme de leite e bata bem, até que tudo se incorpore. Coloque esta mistura sobre os filés de frango e salpique parmesão ralado a gosto. Cubra com papel alumínio e leve ao forno, fogo alto, por quarenta a cinqüenta minutos.

Para substituir o milho, coloque 50 gramas de queijo gorgonzola e ½ copo de água, o resto da receita é feita do mesmo jeito.





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BAURU DE SOPA DE EBOLA

Fazer pão não tem segredo, farinha, leite ou água, ovos e fermento biológico, unindo a estes itens outros ingredientes teremos pão de mandioca, de cará, de mandioquinha, de beterraba, e outros. Aparece, então, uma receita de um lanche, que leva sopa de cebola na massa de pão. A curiosidade para novidades de sabores me empurrou para testá-la rapidamente e o resultado foi muito bom. O recheio também que é de bauru e leva presunto, mussarela, tomate e cebola, inova na maneira que o tomate e a cebola, são usados em fatias bem finas. Posso garantir que o resultado é um lanche bem gostoso.



                                     BAURU DE SOPA DE CEBOLA


Para a massa:

1 copo (americano 180ml) de leite morno
1 tablete de fermento biológico (15g)
½ pacote de sopa de cebola
½ quilo de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Para o recheio

250 gramas de presunto fatiado
250 gramas de mussarela fatiada
2 tomates cortados em rodelas bem finas
2 cebolas grande cortadas em rodelas bem finas
Orégano a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto

Massa:

Misture todos os ingredientes e amasse bem até virar uma bola. Deixe crescer por uma hora. A massa não pode ficar muito seca, deve ficar macia, para poder ser aberta com o rolo facilmente.
Depois de crescida, divida a massa em duas partes, abra cada uma com o rolo, e recheie, com uma camada de presunto, outra de mussarela, outra de tomate, temperado com um pouco de sal, a cebola, o orégano e regue tudo com azeite. Enrole como um rocambole. Pincele com gema e leve a assar em forno pré-aquecido por quarenta minutos mais ou menos ou até que esteja corado.


 






segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BOLO DE LARANJA

Existem receitas que fazem muito sucesso. Aquelas que quando você oferece todos elogiam e pedem para compartilharmos. Com este bolo é assim. Ele possui um sabor especial. O gosto da laranja, que é usada com a casca, dá um toque acre, que misturado aos sabores exóticos da canela e do mel fazem-no delicioso aos paladares mais exigentes. Com uma calda de laranja, ele fica bem molhadinho e apropriado para estes dias quentes, porque é muito mais gostoso se servido gelado. Minha professora de ginástica Lidiane Mazer experimentou elogiou e pediu a receita, então lá vai:





                                            BOLO DE LARANJA

Para o bolo:

01 laranja
02 xícaras das de chá de açúcar
02 xícaras das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de óleo
4 ovos
1 colher de fermento em pó
½ colher das de chá de canela em pó
1 colher das de chá de mel

Para a calda:

1 xícaras das de chá de suco de limão
2 colheres das de sopa de açúcar.

Para o glacê:

2 xícara das de chá de açúcar de confeiteiro
4 colheres das de sopa de suco de laranja


Lave a laranja, pique, retire as sementes mas deixe a casca, coloque no liquidificador juntamente com os ovos e o óleo. Bata bem. Transfira para uma vasilha e junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela e o mel e por último o fermento em pó. Unte uma forma de 25X15cm com manteiga, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos ou até que esteja assado. Ainda quente espalhe por cima a calda.


Para a calda, misture o suco de laranja e o açúcar.


Por último misture o açúcar de confeiteiro com o suco de laranja e coloque por cima do bolo. Espere esfriar corte em quadradinhos e sirva gelado.





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CARNE MOÍDA ESPECIAL

Simplicidade muitas vezes se traduz em pratos muito saborosos. A receita não precisa ter ingredientes caros e nem ter um preparo elaborado para agradar. Esta receita pode ser considerada como um coringa da culinária, pois ela reúne simplicidade, facilidade de preparo e pode ser feita de última hora, quando chega uma visita inesperada, ou quando estamos bem atarefados e não podemos ficar muito tempo cozinhando. Mesmo assim, ela é surpreendentemente deliciosa. Para ajudar na simplicidade, ela combina muito bem com arroz branco e salada de folhas. É uma receita perfeita para a correria do dia a dia. Além de tudo isso ela é bem baratinha. Podemos, ainda, adicionar batatas fritas a este prato que não fica devendo nada a um estrogonofe.


                                       CARNE MOÍDA ESPECIAL



700 gramas de carne moída
2 dentes de alho
1 cebola média
5 colheres das de sopa de azeite
3 tomates maduros
1 lata de ervilhas
1 colher das de sopa bem rasa de sal
250 ml de leite
2 colheres das de sopa bem cheias de farinha de trigo
Noz-moscada ralada a gosto


Numa panela, refogue no azeite a cebola e o alho bem picadinhos até que a cebola fique transparente. Junte a carne moída e vá mexendo, de vez em quando, até que ela fique cozida por igual, sem partes vermelhas. Enquanto a carne cozinha corte os tomates em pedaços pequenos, como para vinagrete, junte à carne moída refogada e acrescente o sal, deixe cozinhar por quinze minutos com o fogo alto para o tomate derreter e secar um pouco o caldo. Numa vasilha, coloque o leite e dissolva nele a farinha de trigo, mexendo para incorporar bem. Despeje este leite na carne, salpique a noz moscada, junte as ervilhas e vá mexendo até que engrosse e cozinhe bem. Apague o fogo. Está pronto, é só servir em seguida, com arroz branco e uma salada.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BOLINHO DE BACALHAU

Um bolinho da culinária portuguesa que é muito apreciado por nós brasileiros é o de bacalhau. A receita mais tradicional, que é feita com batata, é excelente, mas dependendo da qualidade do bacalhau que for usado apresentará variações que podem interferir no resultado final. Esta receita um pouco modificada, de hoje, leva mandioca no lugar da batata, pode ser feita com qualquer bacalhau e depois de frito o bolinho fica bem sequinho e crocante. Atendendo aos pedidos vamos ao bolinho de bacalhau. Na hora de comer, depois da primeira mordida, regue com um pouco de azeite de oliva, acompanha bem refeições ou pode ser um delicioso aperitivo.



                                    BOLINHO DE BACALHAU

300 gramas de bacalhau
500 gramas de mandioca cozida
1 colher de sobremesa rasa de sal
2 colheres das de sopa de salsa picada
1 clara de ovo
1 xícara das de chá de farinha de rosca
Óleo para fritar.


Dessalgando o bacalhau:

Lave bem o bacalhau em água corrente, coloque em uma vasilha, cubra com água, tampe e leve a geladeira por três a quatro dias, trocando a água diariamente. Depois disso, leve ao fogo com água até levantar fervura, desligue o fogo, deixe esfriar, retire as peles e as espinhas e desfie bem o bacalhau. Ponha o peixe desfiado num pano de prato, esprema e esfregue bem para que fique ainda mais desfiado. Reserve. Cozinhe a mandioca na panela de pressão, com água, por dez minutos, contados depois que começar a ferver. Escorra e, ainda quente, passe-a pelo espremedor. Em uma tigela, coloque o bacalhau, a mandioca espremida e tempere com o sal e a salsa. Misture até formar uma massa. Bata a clara em neve e incorpore delicadamente a esta massa de bacalhau. Molhe as mãos com água, molde os bolinhos e passe-os na farinha de rosca. Em uma panela pequena alta, aqueça o óleo e frite os bolinhos quatro ou cinco de cada vez até dourar. Sirva em seguida como petisco ou acompanhamento.





segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESTROGONOFE DE BERINJELA

Um prato que a maioria das pessoas aprova é o estrogonofe. Ele aparece na versão tradicional, de filé de carne bovina, ou em outras como de peito de frango, de salsicha, de camarão, até de chocolate, mas a receita de hoje é de estrogonofe de legume. Sim. Ela é feita com o mais democrático dos legumes que já encontrei e que permite muitas variações, a berinjela. A princípio alguns podem torcer o nariz para esta variação, porém depois do prato pronto, posso garantir que o resultado é surpreendente. A aparência e o sabor são muito bons. Vamos deixar de lado qualquer preconceito e experimentar esta delícia. Sirva com arroz branco e batata palha.


                                ESTROGONOFE DE BERINJELA


Para a primeira etapa:

2 berinjelas cortadas em cubos médios com a casca
½ xícara das de chá de vinagre
2 colheres das de sopa de sal

Para a segunda etapa:

2 dentes de alho picados
½ colher das de sopa de orégano
1 colher das de sobremesa rasa de sal
¼ de xícara das de chá de azeite

Para a terceira etapa:

2 colheres das de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 colher das de sopa de catchup
1 colher das de sopa de mostarda
1 caixinha de creme de leite
½ copo de requeijão cremoso
2 colheres das de sopa de cheiro verde picadinho
1 colher das de chá de orégano
100 gramas de tomate seco
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 250 ml de água quente
1 colher das de sopa bem cheia de maizena
Azeitonas pretas picadas a vontade


Primeira etapa:

Coloque as berinjelas cortadas de molho na água com vinagre e sal por uma hora.

Segunda etapa:

Escorra a água da berinjela, esprema e coloque em um refratário para ir ao microondas. Espalhe sobre elas o alho, o orégano, o sal e o azeite e leve ao forno de microondas por oito minutos. Se não tiver microondas leve ao forno convencional por quinze minutos. Reserve.


Terceira etapa:

Frite o alho e a cebola no óleo, adicione o catchup, a mostarda, o creme de leite e o requeijão e ferva por cinco minutos com o fogo baixo. Junte o cheiro verde, o orégano, o tomate seco, e as berinjelas e metade do caldo de carne e cozinhe mais três minutos com o fogo ainda baixo. Dissolva a colher de maisena no caldo restante que deve estar frio e junte ao refogado com as azeitonas e cozinhe por mais quatro minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir.





segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SALADA MARROQUINA

Altas temperaturas são perfeitas para churrascos nas chácaras ou clubes junto a uma piscina. Nesses encontros descontraídos ninguém quer ficar muito tempo preparando o que comer. Ideal é levar a comida já pronta de preferência que se coma gelada, que seja quase uma refeição completa, leve para acompanhar as carnes e que possa ser preparada na véspera. Para ser um diferencial, acrescentaremos a esta praticidade toda um sabor exótico vindo do oriente que casa muito bem com o churrasco. Esta salada rende uma porção bem generosa. Para saboreá-la podemos reunir a família e os amigos.


 
                                           SALADA MARROQUINA


1 xícara de trigo para quibe
1 peito de frango
2 maçãs verdes pequenas
2 maçãs vermelhas pequenas
1 pimentão verde pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
1 xícara das de chá de uvas passas escuras
½ xícara das de chá de azeitonas verdes
½ xícara das de chá de hortelã
½ xícaras das de chá de salsinha
1 cebola média
Suco de um limão
1 colher das de sopa de azeite de oliva
½ colher das de sopa de sal
250 gramas de maionese
1 xícara das de chá de cogumelo

 

Deixe o trigo para quibe três horas de molho coberto com água. Enquanto isso cozinhe o peito de frango na panela de pressão em água e sal por trinta minutos,. Retire da panela, deixe esfriar e desfie bem. Pique em quadradinhos pequenos as maçãs verde e vermelha, os pimentões verde e vermelho, o hortelã, a salsinha, a cebola e os cogumelos. Escorra o trigo e esprema para que fique bem seco. Numa vasilha bem grande misture todos os ingredientes, tempere com o sal, o limão e o azeite. Junte, por fim a maionese e mexa bem. Leve a geladeira por no mínimo duas horas antes de servir. Decore com folhas de hortelã.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BOLO DE CHOCOLATE FÁCIL

O dia das crianças está chegando e guloseimas para diverti-las existem muitas, mas seria interessante levá-las para a cozinha para que tenham contato com o preparo de alimentos. Em algum momento da vida esta experiência poderá ajudá-las. Vou sugerir um bolo que faz muito sucesso entre as crianças porque é de chocolate, ingrediente imprescindível para agradá-las. Deixá-las participarem do preparo é muito divertido, porque este bolo é feito na própria forma em que vai ser assado e leva ingredientes de certa forma inusitados para um bolo, como vinagre e bicarbonato. Levem as crianças para a cozinha e se divirtam preparando este delicioso bolo de chocolate.


                               BOLO DE CHOCOLATE FÁCIL



Para o bolo:

3 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 xícaras das de chá de açúcar
½ colher das de chá de sal
2 colheres das de chá de bicarbonato de sódio
6 colheres das de sopa de achocolatado
2 colheres das de sopa de vinagre
1 colher da de chá de baunilha
¾ de xícara das de chá de óleo
2 xícaras das de chá de água

Para a calda:

6 colheres das de sopa de achocolatado
6 colheres das de sopa de manteiga
1 pitada de sal
6 colheres das de sopa de açúcar
2/3 de xícara das de chá de leite

Numa assadeira de tamanho médio de 25x15cm mais ou menos, sem untar, coloque a farinha, o açúcar, o sal, o bicarbonato e o achocolatado, misture muito bem. Faça três buracos na mistura um ao lado do outro, e coloque o vinagre num buraco, a baunilha em outro e o óleo no último, regue tudo com água e mexa, delicadamente, até que tudo se transforme na massa do bolo. Leve ao forno para assar por trinta minutos. Enquanto isso prepare a calda. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo por dez minutos. Quando o bolo estiver assado, retire do forno e ainda quente, corte em quadrados, regue com a calda e espere esfriar.




segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FRANGO ASSADO COM LARANJA

Com as temperaturas subindo, devemos começar a deixar nossos pratos mais leves. A receita deste domingo é para as pessoas que gostam da alquimia de misturar sabores na culinária. O ingrediente principal, o peito de frango, será saborizado com ervas e laranja. Ainda temos o molho para acompanhá-lo onde o sabor especial fica por conta da adição do vinho. Vejam que interessante mistura. Ficaram curiosos para saber o resultado? Mãos a obra, que tal preparar esta receita que pode ser atribuída a grandes chefes, para a família? Ela merece todo o nosso carinho. Quase me esqueço de ressaltar que esta receita tem preço baixo e é muito fácil de preparar.




                                     FRANGO ASSADO COM LARANJA


1 laranja
1 dente de alho amassado
1 colher das de chá de alecrim seco
1 quilo de peito de frango cortado em pedaços
2 colheres das de sopa de azeite
½ xícara das de chá de vinho branco
½ xícara das de chá de caldo de galinha
1 colher das de sopa rasa de sal

 

Descasque e corte as laranjas em fatias finas e ponha em uma vasilha. Junte a ela o alho amassado e o alecrim e misture bem. Coloque, então, os pedaços de peito de frango e o sal e misture bem. Regue com o azeite, cubra com papel filme e deixe descansar para tomar gosto, na geladeira, até o dia seguinte. Transfira o frango, no dia seguinte, para uma assadeira, com todos os temperos, e leve para assar em forno médio pré-aquecido, até dourar. Mais ou menos quarenta e cinco a cinqüenta e cinco minutos. Quando o frango ficar macio, retire os pedaços da assadeira, coloque num refratário e deixe no forno desligado para manter aquecido. Junte ao molho que se formou na assadeira o vinho e leve a ao bico de gás do fogão e deixe ferver. Junte o caldo de galinha, mexa e sirva com o frango. Sugiro acompanhar este prato com arroz branco e salada.




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FRITADA DE SARDINHA

Nossa receita de hoje é cheia de coisas boas, a começar pela praticidade, diria que é sob medida para a total falta de tempo ou para quem quer ganhar um pouco de tempo. Além de ser de preparo fácil e rápido, seu principal ingrediente já vem prontinho, é só usar o abridor de latas. Ela é, também, muito saudável porque este ingrediente enlatado é a sardinha, rica em ômega três que faz bem ao nosso coração. A favor desta maravilhosa receita temos, ainda, que a sardinha é em molho de tomate e, embora ela se chame fritada de sardinha seu preparo é no forno, podendo, dessa forma, ser considerada light. Nem precisava mais nada, mas além de tudo o que já foi dito sobre ela, ainda resta o seu sabor que é muito bom.


                                                FRITADA DE SARDINHA


1 lata de sardinha da grande (com molho de tomate)
1 cebola média
2 tomates
10 azeitonas verdes sem caroço
1 lata de ervilha
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
3 ovos
2 colheres das de sopa bem cheias de farinha de mandioca torrada.


Amasse as sardinhas com um garfo. Reserve. Pique bem a cebola, os tomates, as azeitonas e escorra bem a água da ervilha. Numa forma refratária, coloque primeiro a sardinha esmagada, a cebola, os tomates as azeitonas e a ervilha e misture tudo muito bem. Coloque uma pitada de sal para temperar. Reserve. Numa batedeira, coloque as claras e bata em ponto de neve, junte o sal restante, as gemas e bata novamente. Acrescente as duas colheres de farinha de mandioca e misture, delicadamente, sem bater. Coloque um quarto desta mistura no refratário sobre a sardinha e misture bem. Coloque o restante das claras sobre esta mistura e nivele a superfície. Leve para assar por vinte minutos, até dourar. Sirva com arroz branco e salada de sua preferência.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PASTELÃO DE CARNE

O meu primeiro emprego foi num escritório que ficava no centro da cidade. Localizava-se perto do Bar do Sebastião que era chamado carinhosamente de “Bar do Bastião”. Acredito que era a única pizzaria da cidade naquela época, o ponto de encontro das famílias nos finais de semana para saborear a deliciosa “pizza do Bastião”. Todas as tardes, na hora do lanche, um dos funcionários do escritório se dirigia até o bar para comprar o lanche. Entre salgadinhos, pedaços de pizzas, sorvetes e chocolates, o que eu mais gostava era o pastelão feito pela esposa do Sebastião. Era um salgado disputadíssimo, tínhamos que fazer reserva antecipadamente, porque no mesmo instante que ia para a vitrine de vidro, que ficava em cima do balcão, desaparecia. Desta forma o pastelão era sempre saboreado quentinho, porque não dava tempo de esfriar. Nunca consegui a receita daquele pastelão, mas este de hoje também fica muito saborosa. Sirva no lanche.


                                          PASTELÃO DE CARNE


Para a massa:

2 xícaras das de chá de farinha de trigo
6 colheres das de sopa de margarina
2 ovos batidos
1 colher das de chá de fermento em pó
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 gema para pincelar
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Para o recheio:

3 colheres das de sopa de azeite
300 gramas de carne moída
1 cebola grande picada
1 tomate picado em quadradinhos
½ xícara das de chá de azeitonas pretas picadas
1 colher das de sobremesa rasa de sal.

Preparando a massa:

Coloque a farinha, a margarina, o sal, os ovos levemente batidos e o fermento em pó em um recipiente. Misture com as mãos, até virar uma bola. Se necessário coloque um pouco mais de farinha. Deixe descansar por dez minutos.

Fazendo o recheio:

Em uma panela, aqueça o azeite e frite primeiramente a carne até dourar bem. Acrescente a cebola, o tomate, as azeitonas e o sal. Mexa, desligue o fogo.


Divida a massa em quatro partes iguais. Em uma superfície enfarinhada, abra cada pedaço da massa com um rolo. Corte em formato redondo, coloque um quarto do recheio e dobre a massa unindo as bordas. Enrole um pouco as bordas para que não abra na hora de assar. Coloque os pastelões em assadeira untada de margarina e polvilhada com farinha de trigo. Pincele com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido por vinte minutos. Sirva no lanche.








segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BERINJELA À PAEMEGIANA LIGTH

O preparo de alimentos de uma forma mais saudável está se tornando cada vez mais presente na cozinha do dia a dia. É recomendável abolir, principalmente, as frituras do nosso cardápio. Pensando nisso, hoje vamos apresentar um prato que normalmente é feito frito, porém vamos prepará-lo cozinhando seu principal ingrediente. Podemos afirmar que este prato é completo, nele encontramos o legume e a proteína, para completar a refeição sirva com arroz branco, podendo-se acrescentar uma salada de folhas e pronto. É uma receita muito simples e barata e light.



                                            BERINJELA A PARMEGIANA LIGHT

 

2 berinjelas médias
1 colher de sobremesa rasa de sa1
1 lata ou um sache de molho de tomate pronto
150 gramas de presunto fatiado
150 gramas de mussarela fatiada
Queijo parmesão ralado a vontade


Descasque as berinjelas e corte-as no sentido do comprimento, em fatias não muito finas, de meio centímetro mais ou menos. Passe metade do sal nas fatias e deixe repousarem por trinta minutos, para não amargar. Coloque as fatias num saco plástico, com uma colher das de sopa de água e leve ao microondas por oito minutos, ou cozinhe as fatias, em água e sal, até que fiquem macias, porém, sem desmanchar. Espere esfriar um pouco. Agora já vamos montar o prato. Coloque no fundo de um refratário um pouco de molho de tomate, arrume por cima algumas fatias de berinjela, uma ao lado da outra, sem que fiquem sobrepostas, salpique com um pouco do sal restante. Regue as fatias com mais um pouco de molho de tomate e cubra com fatias de presunto e em seguida com mussarela, coloque molho, novamente e berinjela, sal e vá repetindo as camadas até terminarem os ingredientes. A última camada deverá ser de molho de tomate e queijo parmesão ralado. Leve ao forno por quinze a vinte minutos para gratinar. Sirva a seguir com arroz branco e salada de folhas.








terça-feira, 6 de setembro de 2011

BOLO DELÍCIA DE LIMÃO

Costumo sempre associar a culinária a amor. Não vejo o ato de cozinhar de outra forma senão como um carinho, pois sempre que se prepara um alimento o desejo é o de agradar a nós mesmos ou a outros. As minhas lembranças de pessoas queridas de minha vida são também relacionadas a certas comidas, minha avó paterna fazia um doce de leite e um queijo de que tenho a impressão terem sido sabores únicos que não provei jamais iguais. Já a minha nona, italiana, fazia polentas deliciosas doces e salgadas que também deixaram saudades. E da minha mãe o sabor é dos bolos, que ela sempre fazia de diferentes sabores um mais gostoso que o outro. A receita de hoje é de um bolo. Nem preciso dizer como é gostoso o nome já o diz.



                                      BOLO DELÍCIA DE LIMÃO



Para a massa:

3 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 colheres das de chá de fermento em pó
½ colher das de chá de sal
6 colheres das de sopa rasas de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
2 xícaras das de chá de açúcar
4 ovos
1 xícara das de chá de leite
Raspas de 2 limões
Manteiga ou margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar


Para o glacê

1/3 de xícara das de chá de suco de limão
1 xícara das de chá bem cheia de açúcar


Preaqueça o forno. Unte uma fôrma redonda de buraco no meio com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Numa tigela peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata para misturar. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Leve ao forno já aquecido, em temperatura média e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palito sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais uns 5 minutos. Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha, misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher, fazendo escorrer pelas laterais. Deixe esfriar e sirva.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CARNE SECA AO FORNO

Passei um bom tempo com esta receita guardada, achando que ela não ia dar certo. Engraçado essa intuição culinária. Muitas vezes só de dar uma lida na receita praticamente visualizamos o prato pronto, quase podemos sentir o seu aroma. Em outras ocasiões, a receita fica lá guardada. Passamos os olhos por ela várias vezes, a intuição culinária, nos diz que não vai dar certo, e lá vai ela, novamente, para o fundo da gaveta. Repetimos este processo inúmeras vezes e ela é sempre descartada. Um dia, talvez com menos rigor crítico, chama-nos a curiosidade de testá-la e podemos ser surpreendidos. Foi o que aconteceu com esta receita de carne seca que se revelou fácil e muito gostosa.



                                              CARNE SECA AO FORNO

1Kg de carne seca
5 colher das de sopa de azeite
4 batas de tamanho médio
4 ovos
1 cebola grande
2 pimentões
3 tomates


Cozinhe a carne seca, na panela de pressão, no fogo baixo, por cinqüenta minutos, contados depois que começar a ferver. Depois de fria, corte em pedaços. Reserve. Cozinhe as batatas, cortadas em rodelas não muito finas, mas não deixe amolecer muito porque ela vai ao forno. Reserve. Cozinhe os ovos, e corte-os também em rodelas. Corte a cebola em rodelas e tire as sementes dos pimentões cortando-os em tirinhas. Finalmente corte os tomates em quadradinhos. Unte uma forma refratária com uma colher de azeite. Coloque a carne seca e a batata. Leve ao forno e asse, por 25 minutos, virando de vez em quando. Retire o refratário do forno, coloque por cima da carne o ovo, a cebola, o tomate e o pimentão, regue com o resto do azeite e volte ao forno por mais quinze minutos. Não esqueci de colocar sal, a carne seca já é bem salgada. Sirva com arroz branco.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TORTEI

Muitas receitas vão se perdendo no tempo, esquecemos os pratos que nossas avós e mães faziam. Quando nos damos conta aquela comida deliciosa que experimentamos ficou só na memória sem receita para ser preparada. Há algum tempo, comecei com uma lembrança insistente de um prato que eu conheci, nem me lembro como e que nunca havia preparado. Pesquisei, encontrei, preparei e depois do prato pronto e aprovado pelos degustadores de plantão poderei compartilhar. Vamos a ele. Trata-se de tortei, uma massa muito saborosa recheada com abóbora madura. Este recheio concede leveza e delicadeza à massa. Ela pode ser feita num domingo ou feriado, juntando a família na cozinha para colocar a mão na massa.



                                                       TORTEI

Para o recheio:


1 abóbora madura média
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 colher das de chá rasa de canela em pó
2 colheres das de sopa bem cheias de farinha de rosca.

Para a massa:

2 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 ovos
½ xícara das de chá de água

Para finalizar:

Molho de tomate.
Queijo parmesão ralado a gosto

Preparando o recheio:

Descasque, retire as sementes e cozinhe a abóbora em água até que fique bem macia. Se desejar cozinhe no microondas para não juntar muita água. (Coloque os pedaços de abóbora em um saco plástico, junte duas colheres das de sopa de água feche o saquinho enrolando a boca, porém sem dar nó, coloque num refratário e leve ao microondas por seis a oito minutos). Coloque a abóbora cozida numa vasilha, amasse bem e junte os outros ingredientes, mexendo bem. Reserve.


Preparando a massa:


Coloque a farinha numa vasilha, junte os ovos e vá colocando água aos pingos sovando bem a massa, até que solte das mãos. Abra a massa com o rolo, em superfície enfarinhada, de modo que fique bem fininha. Corte a massa em quadrados e recheie com a mistura de abóbora. Dobre a massa e feche as

As laterais com o auxílio de um garfo, apertando bem para não abrir. Ferva bastante água com sal, como para cozinhar macarrão, cozinhe os torteis como nhoque, quando subirem á superfície estão prontos, escorra, e sirva com molho de tomate ou outro de sua preferência e queijo parmesão ralado
.

 


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CARACÓIS DE QUEIJO

Pão feito em casa é muito gostoso, podemos fazê-los, doces, salgados simples ou recheados. Com a minha mãe aprendi a fazer roscas doces deliciosas, mas só há pouco tempo, conheci a rosca recheada salgada. Ao ler a receita não tive dúvida alguma de que seria maravilhosa. Ela leva queijo e orégano, como poderia não ficar boa? Ela demanda algum tempo livre, porque como toda receita de pão deverá ser observado o crescimento, então é uma receita para ser feita sem pressa. Ela fica macia, fofinha, molhadinha e com um sabor muito especial. Rende uma rosca grande, então é perfeita para ser compartilhada, com a família ou com amigos.


                                                  CARACÓIS DE QUEIJO

Para a massa:

60 gramas de fermento biológico
1 colher das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de leite morno
1 colher das de sobremesa rasa de sal
½ xícara das de chá de óleo
3 ovos
4 xícaras das de chá de farinha de trigo

Para o Recheio:

1 caixa de creme de leite 200 gramas
200 gramas de margarina
1/4 de xícara das de chá de queijo parmesão ralado
½ xícara de queijo prato ralado ou picado bem fininho
1 gema para pincelar

Para o molho
1 caixinha de creme de leite 200 gramas
½ xícara das de chá de leite
1 colher das de chá de sal
½ colher das de sopa de orégano
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado


Massa: Misture todos os ingredientes, amasse bem até formar uma bola. Coloque a farinha aos poucos e se necessário, acrescente um pouco mais. Cubra e deixe descansar por uma hora. Enquanto isso misture todos os ingredientes do recheio. Reserve. Unte com óleo uma forma de buraco no meio bem grande. Divida a massa em quatro partes, abra com o rolo, cada uma das partes, em formato de retângulo de 32 cm por 20 cm, mais ou menos e espalhe um quarto do recheio. Enrole como rocambole e corte em fatias de três centímetros. Coloque as fatias na assadeira umas sobre as outras formando camadas.

Não se preocupe se o receio sair um pouco ou as fatias ficarem tortas, no final vai dar tudo certo. Bata a gema com um garfo, pincele toda a superfície da rosca e deixe crescer por mais quinze minutos. Leve ao forno pré-aquecido moderado 180º por uma hora. Quando terminar de assar, misture os ingredientes do molho. Retire o pão do forno, despeje o molho por cima, com cuidado, abrindo as laterais com uma faca para que ele penetre na rosca e sirva.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PUDIM DE PÃO

Lembro-me que, quando eu era pequena, sobrava bastante pão, não só na minha casa, como nas outras também. Uma receita que fazia muito sucesso entre as mulheres da época era um pudim, feito com pão amanhecido, que não imagino porque, era denominado mata fome. Eu não gostava muito, porque creio que já despertando para os sabores da culinária, achava que, da maneira como era feito, ficava meio pesado, meio ressecado. Daquela época, ficou o desejo de fazer com que pudéssemos aproveitar bem o pão amanhecido, numa receita que ficasse leve e saborosa. Assim, descobri esta maravilhosa receita de pudim de pão. As raspas de limão dão um sabor todo especial a esta delícia. Ela é baratinha, fácil de fazer e prazerosa de se comer.


                                                 PUDIM DE PÃO


3 pães franceses amanhecidos
3 ovos
1 colher das de sobremesa de raspas de limão
Meio litro de leite
2 xícaras das de chá de açúcar
4 colheres das de sopa de açúcar para o caramelo


Coloque as quatro colheres de açúcar numa forma de pudim com furo no meio e leve direto à chama do fogão, em fogo baixo até que derreta. Espalhe o açúcar por toda a forma caramelizando-a no fundo e nas laterais. Reserve. Corte os pães em rodelas de dois centímetros de espessura cada uma. Distribua as rodelas de pão no fundo da fôrma, colocando-as umas sobre as outras até que terminem as rodelas e preencha toda a fôrma. Reserve. Rale o limão para obter as raspas, com cuidado, para não ralar a parte branca junto, porque senão vai ficar amarga. Reserve. No liquidificador, bata, o leite, os ovos e o açúcar. Acrescente as raspas de limão e despeje a mistura sobre o pão, na fôrma. Deixe descansar por dez minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno. Asse em banho-maria no forno já quente por 45 minutos. Espere amornar e desenforme. Não deixe esfriar completamente para desenformar para não grudar.






segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FRANGO A BAIANA

Fico procurando receitas que sejam práticas e que permitam variações, para não ficar sempre na mesmice. Mas, o corte de frango, que me dá um trabalho danado é o tal do peito. Como é difícil fazer o peito de frango ter uma cara diferente. Com árduas pesquisas e muitos fracassos, misturando e variando ingredientes, algumas vezes este corte fica, digamos, meio disfarçado. Como vamos poder constatar na receita de hoje, que dá um sabor diferente ao peito por conter leite de coco entre os seus ingredientes e, ainda, fica com uma textura aveludada por conta do requeijão. Ela também se enquadra na classificação de bem fácil.



                                                   FRANGO A BAIANA



1 peito de frango de mais ou menos 700 gramas
3 tomates grandes, se forem pequenos coloque quatro
Cheiro verde picado a gosto
½ xícara das de chá de azeitonas verdes picadas
1 lata de milho verde
100 gramas de cogumelos fatiados
1 vidro de leite de coco
1 copo de requeijão cremoso
Queijo parmesão ralado a gosto
1 cebola
Margarina para untar


Lave e tire a pele do peito de frango. Coloque em uma panela de pressão, com água e sal e cozinhe depois que começar a ferver, com o fogo baixo, por trinta minutos. Deixe esfriar e desfie o peito de frango. Num recipiente, misture o peito de frango desfiado ao milho verde, os cogumelos, o leite de coco e o requeijão. Reserve. Em uma panela, misture os tomates cortados em pedaços pequenos, o cheiro verde, a cebola picada, e as azeitonas e leve ao fogo, mexendo bem até que fique um molho e os tomates derretam. Junte este molho à mistura de frango. Mexa bem. Coloque tudo num refratário untado de margarina, cubra com o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por quinze a vinte minutos. Sirva com arroz branco e salada de folhas.


 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

COUVE-FLOR GRATINADA

Em geral os legumes nos permitem inúmeras variações de preparo, alguns mais outros menos. Desde que comecei a me interessar pela culinária, o legume que menos consegui variações foi a couve-flor. Ela combina com pouca coisa, porém nesta receita, os ingredientes combinam perfeitamente Apesar de ser um gratinado, o prato fica muito leve e saboroso. Serve para acompanhar carnes, aves, peixes e até uma massa. Pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira, coberta com filme de PVC e aquecida no forno convencional ou no microondas, na hora de servir. Quem quiser deixá-la mais light pode prepará-la com leite desnatado. Ela é bastante nutritiva e servida quentinha, vai aquecer o inverno.



                                 COUVE-FLOR GRATINADA


1 couve-flor de tamanho médio
1 cebola média
2 dentes de alho
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
350 ml de leite
1 colher das de sopa rasa de sal
2 colheres das de sopa bem cheias de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada ralada
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado


Lave a couve-flor e separe os galhinhos. Leve para cozinhar em uma panela com água e metade do sal, até que fique cozida, porém firme, cuidado para não cozinhar demais. Se preferir, cozinhe no microondas: Coloque os buques da couve-flor em um saco plástico, misture três colheres das de sopa de água misturada com metade do sal e coloque também no saco, enrole a boca do saco plástico, mas não dê o nó, só enrole. Coloque o saco, com a couve-flor, em um refratário e leve ao microondas por oito a dez minutos. Cuidado com o vapor que se formou na hora de abrir o saco. Coloque a couve-flor já cozida, num refratário de forma que os buques não fiquem muito longe uns dos outros. Reserve. Pique a cebola e o alho bem picadinhos. Numa panela, derreta a manteiga ou margarina, junte a cebola e o alho e deixe cozinhar até ficarem transparentes. Num recipiente, a parte, misture o leite e a farinha de trigo, mexendo para dissolver bem. Despeje na panela, junte o restante do sal e a noz moscada e cozinhe até engrossar. Despeje sobre a couve-flor e salpique o parmesão ralado. Leve ao forno por quinze minutos ou até gratinar.





segunda-feira, 18 de julho de 2011

BOLO FORMIGUEIRO

Chegaram as férias escolares e com elas a impaciência das crianças por ficarem longe da escola, dos amiguinhos, das conversas e brincadeiras, então os pais se desdobram para arrumar atividades, para ocupar todo este tempo ocioso das crianças. Que tal fazer um piquenique com guloseimas preparadas com a ajuda delas? O nosso Parque Juca Mulato pode ser um lugar bem gostoso para tal. Lá, além dos museus, da biblioteca, temos espaço suficiente para as brincadeiras e principalmente para o lanche que poderá ser feite sobre a sombra de uma frondosa árvore. E para servir neste lanche vou dar a receita de um bolo que fez parte de minha infância e é muito gostoso.



                                         BOLO FORMIGUEIRO



Massa

3 ovos
4 colheres das de sopa de margarina sem sal
1 xícara das de chá de coco ralado
1 vidro de leite de coco
3 xícaras das de chá de açúcar
4 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 copo de 200 ml de leite
1 colher das de sopa bem cheia de fermento em pó químico
1 xícara das de chá de chocolate granulado preto
Chocolate granulado preto para enfeitar.


Cobertura

5 colheres das de sopa de açúcar
5 colheres das de sopa de leite
3 colheres das de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
1 colher das de sopa de margarina sem sal

 
Fazendo a massa:

Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar e a margarina. Acrescentar o, o coco, o leite de coco, o leite, a farinha e o fermento e bata bem. Por último junte o granulado, só mexendo sem bater na batedeira. Coloque a massa em uma assadeira de buraco no meio, grande, de uns trinta centímetros de diâmetro mais ou menos, untada com óleo e farinha de trigo. Assar em forno pré-aquecido, por trinta e cinco minutos ou até que espetando um palito na massa, este saia seco.

Fazendo a cobertura:

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até levantar fervura. Desenforme e empregue a cobertura no bolo já assado e ainda morno. Enfeite, depois de frio, com chocolate granulado preto.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PÃO DE MANDIOCA

Neste final de semana, a receita é de pão salgado. Acredito que todos, sem exceção, apreciam pão caseiro. Aquele pão, saído do forno, perfumando a casa, com manteiga derretendo com o seu calor. Minhas avós de descendência italiana, sempre me recebiam com um pão ou uma rosca caprichosamente preparada por elas. Eu ficava encantada com o forno do fogão de lenha onde os pães eram assados na folha de bananeira. Em muitas recordações da infância ele está presente. Para deixar este nosso pão bem macio e muito fofinho, adicionaremos mandioca na massa. Podemos servi-lo para acompanhar os caldos e sopas, próprios da estação. Esta receita rende dois pães grandes.


                                           PÃO DE MANDIOCA


1 ovo
½ colher das de sopa de sal
2 colheres das de sopa rasas de açúcar
¼ de xícara das de chá de óleo
1 tablete de 15 gramas de fermento biológico
1 e ½ xícara das de chá de leite morno
2 xícaras das de chá de mandioca picada
5 xícaras das de chá de farinha de trigo



Cozinhe a mandioca e amasse bem. Reserve. Coloque no liquidificador, o ovo, o sal, o açúcar, o óleo e o fermento e por último o leite morno. Bata ligeiramente. Coloque numa vasilha, a mandioca amassada, o líquido do liquidificador e vá juntando a farinha, aos poucos, até a massa desprender das mãos. Não coloque a farinha toda de uma vez, para não ficar muito dura. Sove bem a massa, por uns cinco minutos. Faça dois pães no formato desejado, ou vários pães menores, conforme desejar. Coloque em assadeira sem untar, um ao lado do outro deixando espaço entre elas para o crescimento. Deixe crescer por uma hora. Aqueça o forno por dez minutos, coloque os pães e asse, em forno médio, por trinta e cinco a quarenta minutos.