segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PASTELÃO DE CARNE

O meu primeiro emprego foi num escritório que ficava no centro da cidade. Localizava-se perto do Bar do Sebastião que era chamado carinhosamente de “Bar do Bastião”. Acredito que era a única pizzaria da cidade naquela época, o ponto de encontro das famílias nos finais de semana para saborear a deliciosa “pizza do Bastião”. Todas as tardes, na hora do lanche, um dos funcionários do escritório se dirigia até o bar para comprar o lanche. Entre salgadinhos, pedaços de pizzas, sorvetes e chocolates, o que eu mais gostava era o pastelão feito pela esposa do Sebastião. Era um salgado disputadíssimo, tínhamos que fazer reserva antecipadamente, porque no mesmo instante que ia para a vitrine de vidro, que ficava em cima do balcão, desaparecia. Desta forma o pastelão era sempre saboreado quentinho, porque não dava tempo de esfriar. Nunca consegui a receita daquele pastelão, mas este de hoje também fica muito saborosa. Sirva no lanche.


                                          PASTELÃO DE CARNE


Para a massa:

2 xícaras das de chá de farinha de trigo
6 colheres das de sopa de margarina
2 ovos batidos
1 colher das de chá de fermento em pó
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 gema para pincelar
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Para o recheio:

3 colheres das de sopa de azeite
300 gramas de carne moída
1 cebola grande picada
1 tomate picado em quadradinhos
½ xícara das de chá de azeitonas pretas picadas
1 colher das de sobremesa rasa de sal.

Preparando a massa:

Coloque a farinha, a margarina, o sal, os ovos levemente batidos e o fermento em pó em um recipiente. Misture com as mãos, até virar uma bola. Se necessário coloque um pouco mais de farinha. Deixe descansar por dez minutos.

Fazendo o recheio:

Em uma panela, aqueça o azeite e frite primeiramente a carne até dourar bem. Acrescente a cebola, o tomate, as azeitonas e o sal. Mexa, desligue o fogo.


Divida a massa em quatro partes iguais. Em uma superfície enfarinhada, abra cada pedaço da massa com um rolo. Corte em formato redondo, coloque um quarto do recheio e dobre a massa unindo as bordas. Enrole um pouco as bordas para que não abra na hora de assar. Coloque os pastelões em assadeira untada de margarina e polvilhada com farinha de trigo. Pincele com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido por vinte minutos. Sirva no lanche.








Nenhum comentário:

Postar um comentário