segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TOMATES RECHEADOS

As festas continuam e as receitas devem ser preparadas novamente nesta maratona gastronômica que são as festas de final de ano. Mal terminamos a ceia de Natal e já estamos nos preparando para o revellion. Então não percamos tempo, esta receita é muito especial e serve para acompanhar qualquer tipo de ceia, ela dá para duas pessoas, nas quantidades abaixo, e deve ser aumentada conforme o número de pessoas.


QUE TODOS TENHAM UM FELIZ E PRÓSPERO 2015




                                                TOMATES RECHEADOS




3 tomates do tipo caqui maduros
2 fatias de mussarela
50 gramas de queijo fresco picado
2 fatias de mortadela picadas
Cheiro verde picado
1 colher das de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher das de sopa de farinha de rosca
Bastante azeite

Corte os tomates ao meio, retire as sementes com cuidado para não romper e arrume numa assadeira untada de azeite. Em uma tigela misture a mussarela picada, o queijo fresco amassado, a mortadela picada, regue com azeite. Recheie as metades de tomates, salpique com a farinha de rosca e com o parmesão ralado. Regue tudo com muito, mas muito azeite e leve ao forno alto por quarenta minutos.



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

TORTA DE LIMÃO E CHOCOLATE

O que não pode faltar nas festas de final de ano é um delicioso doce que feche com chave de ouro todos os pratos salgados. Esta torta tem um sabor muito especial porque mistura a acidez do limão com o doce mais encorpado do chocolate, que harmonizam perfeitamente.

QUE TODOS TENHAM UM FELIZ E SANTO NATAL!



                                  TORTA DE LIMÃO E CHOCOLATE



Para a massa:

1 pacote de bolacha maisena de chocolate 200 gramas
200 gramas de manteiga sem sal

Para o recheio:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de 12 limões
Raspas de 2 limões
1 pacote de gelatina incolor
3 claras em neve

Ingredientes para a cobertura:

1 cx de creme de leite 200 gramas
200 gramas de chocolate meio amargo picado

Massa: Processar ou bater no liquidificador os biscoitos, colocar numa tigela, juntar a manteiga derretida e amassar até obter uma mistura parecida com farofa. Forrar o fundo e os lados de uma forma de fundo removível de 35 cm de diâmetro.
Recheio: Bater as claras em neve. Reservar. Hidratar a gelatina em água por alguns minutos. Enquanto isso misturar todos os ingredientes do recheio. Aquecer a gelatina hidratada no microondas ou no banho-maria e juntar ao recheio. Levar à geladeira por aproximadamente quinze minutos.
Cobertura: Aquecer o creme de leite em banho-maria ou no microondas e juntar o chocolate picado. Misturar bem até ficar homogêneo e brilhante.
Montagem: Rechear a torta com o creme de limão. Levar à geladeira por aproximadamente 2 horas para ficar firme. Colocar a cobertura e voltar à geladeira por mais uma hora. Decorar com limão cerejas e nozes.






segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

NHOQUE DE BOLAS

Por ser de descendência italiana é claro que aprecio todas as massas. Uma das primeiras receitas italianas que aprendi foi o nhoque, que acredito ser a massa mais fácil e prática de ser feita. Hoje a nossa receita é dessa delícia italiana que, dizem, dá sorte se saboreada todo dia 29 do mês. Como nossa proposta este mês é de receitas para enriquecerem as ceias, vamos fazer uma receita um pouco mais elaborada. Este nhoque será recheado, por isso ele será um pouco maior do que o comum e em forma de bola.



                                                    NHOQUE DE BOLAS


Para a massa:

1quilo de batata binje cozida em água e sal e passada pelo espremedor
2 ovos
1 ½ xícara das de chá farinha de trigo
100 gramas de manteiga
1 colher das de chá de sal
Farinha de trigo para enfarinhar

Para o recheio:

1 dente de alho picado
1 ovo cozido picado
1 cebola picada
150 gramas de linguiça

Para o molho:

1 cebola bem picada
1 dente de alho picado
3 colheres das de sopa de óleo
200 gramas de carne moída
150 gramas de linguiça
Salsa e cebolinha picada, 
1 folha de louro
2 latas ou sachês de molho de tomate pronto
Queijo parmesão ralado a gosto



Para a massa, misture todos os ingredientes e amasse até formar uma massa bem homogênea. Para o recheio, retire a pele da linguiça, esfarele e misture os outros ingredientes, reserve. Para o molho, refogue no azeite o alho e a cebola, junte a carne moída e a linguiça e refogue até perderem o cru, junte o louro, o molho de tomate e cozinhe até apurar um pouco, junte o cheiro verde e reserve. Separe pequenas porções da massa, coloque um pouco do recheio no centro e enrole formando uma pequena bola bem fechadinha, passe na farinha de trigo, repetia a operação até terminar a massa. Numa panela bem grande coloque bastante água e sal e quando ferver vá adicionando os nhoques em pequenas quantidades. Quando subirem à superfície, retire, coloque em travessas e sirva com o molho e o parmesão.




segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

LOMBO AO MOLHO DE LARANJA E QUEIJO CREMOSO

Nas mesas das festas de final de ano, tão tradicional quanto o peru é o lombo o qual pode ser preparado de muitas maneiras. É lógico que para estas comemorações não devemos ser econômicos e caprichar no preparo dos pratos que vão reunir a família em torno da mesa. Para hoje a sugestão tem tempero e molho um pouco diferentes do tradicional, o que confere a este prato uma sofisticação digna da ocasião.


                              LOMBO AO MOLHO DE LARANJA E QUEIJO CREMOSO


150 gramas de queijo cremoso
100 ml de leite
1 kg de lombo de porco
1 colher das de sopa de mostarda
1 colher das de sopa de sal
Pimenta do reino a gosto
1 cebola média picada
1 pimentão vermelho
3 maças pequenas picadas em cubos
½ xícara das de chá de água
1 xícara das de chá de suco de limão
4 colheres das de sopa de óleo.


Tempere o lombo com a mostarda, o sal e a pimenta. Numa panela grande aqueça duas colheres das de sopa de óleo e doure o lombo de todos os lados. Reserve. Em outra panela, refogue, em uma colher de óleo, a cebola e o pimentão por uns três minutos. Junte este refogado ao lombo e adicione a água e o suco de laranja. Deixe cozinhar, com a panela tampada, em fogo médio, por mais ou menos vinte minutos. Em uma frigideira, coloque uma colher de óleo e doure as maçãs. Bata, no liquidificador o queijo cremoso com o leite e adicione ao lombo, juntamente com as maçãs. Acerte o sal e continue cozinhando, em fogo médio, por mais vinte minutos. Retire da panela, fatie o lombo e sirva acompanhado do molho.





BOLO DE NATAL

E novamente nos deparamos com as comemorações de final de ano. Precisamos começar a planejar os preparativos, para que tudo saia perfeito. A decoração natalina já está aparecendo no comércio. A minha parte é oferecer sugestões para a grande comilança que está por vir. Todas as próximas receitas serão sugestões para as ceias, almoços, churrascos e tantas outras confraternizações. Um delicioso bolo com roupa de festa.


                                                          BOLO DE NATAL

4 claras em neve
4 gemas
50 gramas de coco ralado
100 gramas de frutas cristalizadas
100 gramas de chocolate meio margo picado
1 ½ xícara das de chá de açúcar
1 ½ xícara das de chá de leite
2 ½ xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
100 gramas de manteiga
½ quilo de açúcar de confeiteiro

Em uma batedeira, bata muito bem as gemas, a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente o leite, as frutas e o coco. Junte o chocolate picado, a farinha de trigo e o fermento. Misture até ficar uma massa lisa. Adicione as claras batidas em neve. Coloque em uma forma com orifício central, para pudim, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno baixo levemente preaquecido, até dourar, aproximadamente, cinquenta minutos. Faça um glacê. Coloque o açúcar de confeiteiro numa vasilha e vá colocando água aos poucos até ficar com a consistência de cobrir o bolo e empregue.





segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ESCONDIDINHO DE ARROZ

Já conhecemos vários tipos de escondidinhos, tais como o de carne seca, de frango, de camarão, de carne moída, mas como é muito bom diversificar, o escondidinho de hoje é de arroz. Isso mesmo, escondidinho de arroz, um prato muito saboroso e que pode facilitar muito a vida de quem quer economizar tempo. Este prato também é leve e combina com as altas temperaturas da primavera. Esta receita pode ser feita, aproveitando as sobras de arroz.



                                                        ESCONDIDINHO DE ARROZ



3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 lata de ervilha
Cheiro verde a vontade
1 peito de frango médio
4 batatas cozidas
1 xícara das de chá de leite
1 colher das de sopa de sal
1 colher das de sopa de margarina
5 tomates maduros picados
2 xícaras das de chá de arroz pronto, pode ser sobras
Margarina para untar
Queijo parmesão para polvilhar.



Cozinhe os peitos de frango em água e sal, na panela de pressão por trinta minutos, contados a partir do início da fervura. Depois de cozido, escorra, reserve um pouco do caldo, espere esfriar, desosse e desfie a carne. Reserve. Bata as batas cozidas no liquidificado com o leite e um pouco do sal. Reserve. Numa panela, derreta a margarina refogue a cebola, o alho, junte o frango, os tomates, a ervilha, o caldo reservado, o sal e o cheiro verde e cozinhe até os tomates desmancharem. Unte uma forma refratária grande com a margarina e arrume o molho de frango no fundo. Espalhe o arroz por cima e cubra com o purê de batatas. Polvilhe com bastante parmesão ralado e leve ao forno. Quando dourar a superfície, tire do forno e sirva.





segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SALADA DE CALABRESA COM GRÃO DE BICO

Salada é a melhor coisa para as temperaturas altas. Ter um tempo livre para o ócio é bem vindo, principalmente quando está muito calor. Então, para podermos aproveitar a ambos vamos fazer uma receita de salada que contenha todos os ingredientes e que possa ser considerada uma refeição única e completa. Para enriquecer, ainda mais, vamos acrescentar grão de bico, que é uma leguminosa que normalmente não é muito utilizada.




                                        SALADA DE CALABRESA COM GRÃO DE BICO




2 gomos de linguiça calabresa
1 caixa de grão de bico em conserva
½ cenoura ralada
1 colher das de sopa de alcaparras
1 colher das de sopa de azeitonas verdes
½ xícara das de chá de cheiro verde picado
1 cebola pequena picada
3 colheres das de sopa de azeite extra virgem
5 colheres das de sopa de vinagre
1 colher das de chá de sal

Tire a pele da linguiça, coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo até levantar fervura, desligue o fogo, escorra a água, deixe esfriar, corte em quadradinhos e coloque em uma tigela. Escorra a água do grão de bico e junte à calabresa. Rale a cenoura, no ralo grosso e coloque na tigela também. Junte as alcaparras, as azeitonas, o cheiro verde e a cebola. Tempere com o sal, o vinagre e o azeite, misture tudo muito bem e sirva com arroz branco.










segunda-feira, 10 de novembro de 2014

BOLO NEGA MALUCA

Esta receita faz parte da série relembrando a infância. Faz tanto tempo que eu a conheço, que nem me lembro da primeira vez que experimentei este bolo delicioso. Lembro-me, apenas, da receita passando de mão em mão pela vizinhança e todas as donas de casa fazendo o bolo para o café da tarde. Sim, na minha infância tinha café da tarde, e como era bom quando minha mãe interrompia a nossa brincadeira nos chamando para saboreá-lo. A receita é simples e deliciosa


                                                  BOLO NEGA MALUCA



Para o bolo:
3 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de óleo
1 xícara das de chá de água fervendo
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara das de chá de chocolate em pó
1 colher das de sopa de fermento em pó

Para o glacê:
4 colheres das de sopa de leite
½ xícara das de chá de chocolate em pó
1 colher das de sopa de manteiga
1 xícara das de chá de açúcar

Bolo:
Bata no liquidificador o açúcar, o óleo, a água fervendo e os ovos. Coloque a mistura numa tigela e junte o chocolate em pó, a farinha de trigo e o fermento. Mexa até ficar tudo bem misturado. Coloque a massa em assadeira retangular untada e enfarinhada e leve a assar por trinta minutos, ou até que enfiando um palito, este saia limpo.

Glacê:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, brado, mexendo até ferver e engrossar um pouco. Coloque o creme quente sobre o bolo quente, ainda na assadeira. Deixe esfriar e corte em quadrados.




segunda-feira, 3 de novembro de 2014

COUVE FLOR BEM ACOMPANHADA

Variar sempre é o lema da gastronomia, então se torna necessário colocar a imaginação para funcionar e ir misturando sabores e temperos. Nossa receita de hoje tem como principal ingrediente a couve flor, que vem muito bem acompanhada de presunto e molho branco. A noz-moscada será responsável pelo sabor exótico, que faz toda a diferença. Para esta receita ficar light é só trocar o leite comum por desnatado.



                                                 COUVE FLOR BEM ACOMPANHADA



1 couve flor  de tamanho médio cozida
100 gramas de presunto fatiado e picado
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados e picados
3 colheres das de sopa de azeite
250 ml de leite
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
1 colher das de café rasa de noz-moscada ralada



Depois de cozida e fria, separe a couve flor em buquês. Doure no azeite a cebola e o alho, junte o presunto e refogue um pouco. Junte a couve flor e o sal e refogue novamente. Em outra vasilha, misture o leite com a farinha, mexa bem e junte à couve flor e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Junte a noz-moscada, mexa bem e sirva a seguir.



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CARNE MOÍDA COM PURÊ DE BATATAS

Qual é a carne mais versátil para o preparo de receitas? Quem respondeu a carne moída acertou em cheio. Ela sempre pode surpreender. Esta receita de hoje, traz a carne moída enriquecida com purê de batatas. Esta combinação você já deve ter visto no escondidinho, mas nesta receita, misturamos tudo, dando a  este picadinho diferente uma certe leveza e um grande sabor.



                                 CARNE MOÍDA COM PURÊ DE BATATAS




1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
¼ de pimentão verde bem picadinho
150 gramas de margarina
250 gramas de carne moída
200 gramas de batata cozidas
1 colher das de sopa bem rasa de sal
3 colheres das de sopa de amido de milho
2 ovos



Primeiramente cozinhe as batas em água e sal. Escorra e passe-as pelo espremedor. Coloque numa tigela e junte o amido de milho e os ovos ligeiramente batidos e misture tudo formando um purê. Reserve. Numa panela coloque a manteiga e refogue a cebola, o alho e o pimentão, junte a carne moída e refogue até ela perder o cru. Junte o purê de batatas, tempere com o sal,  a pimenta e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos. Sirva com arroz branco e salada de folhas.






segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SORVETE DE TRAVESSA

Temperaturas nas alturas. Esta primavera está muito quente e a melhor receita para amenizar, pelo menos em parte, todo este calor deve sair do freezer. Como não poderia deixar de ser, hoje temos sorvete. Um sorvete bem simples, que deve ser feito numa travessa, dessa forma, depois de pronto ele pode ser cortado em fatias, e servido numa apresentação que dá água na boca.


             SORVETE DE TRAVESSA


Para o creme branco:

1 lata de leite condensado
2 latas de leite (use a lata de leite condensado para a medir)
1 lata de creme de leite
1 vidro de leite de coco (200 ml)
200 gramas de coco ralado em flocos
½ xícara das de chá de açúcar

Para o creme de chocolate:

170 gramas de chocolate ao leite derretido
1 lata de creme de leite

Para o creme branco: bata, no liquidificador, o leite, o leite condensado, o leite de coco, o açúcar, o creme de leite, até obter uma mistura homogênea. Misture o coco ralado e mexa bem. Coloque a misture num refratário quadrado e leve ao congelador por no mínimo 2 horas para endurecer. Após este tempo, espalhe por cima o creme de chocolate.


Creme de chocolate: Derreta o chocolate no microondas ou no banho-maria e misture o creme de leite, incorporando bem. Espalhe este creme sobre o creme branco gelado e volte ao congelador por mais umas três horas. Retire o sorvete do congelador dez minutos antes de servir, corte em pedaços e sirva a seguir.



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PÃEZINHOS DE NOZINHOS

Dia de padroeira do Brasil e dia das crianças, como não achar este dia maravilhoso? Para este lindo dia, vamos fazer uma receita para levar as crianças para a cozinha. Desde pequena eu ia para a cozinha e a minha mãe me deixava  brincar, principalmente, quando ela fazia pão e me dava um pedaço da massa para modelar. Então esta receita de hoje é de pão doce em forma de nozinho. Tenho certeza que as crianças vão adorar modelá-los e depois ajudar a passa-los na calda. Divirtam-se.


                                                 PÃEZINHOS DE NOZINHOS



Massa:
1 tablete de fermento biológico (15 gramas)
½ copo de leite morno (125 ml)
2 ½ colheres das de sopa de açúcar
½ colher das de chá de sal
½ copo americano de óleo (50 ml)
3 ovos inteiros
½ quilo de farinha de trigo

Calda:
1 xícara das de chá de açúcar
1 vidro de leite de coco
½ xícara das de chá de água

Numa vasilha, misture todos os ingredientes da massa. A consistência deve ficar um pouco mole. Amasse bem, enrole com filme plástico e deixe crescer por uma hora. Depois deste tempo, divida a massa em doze partes. Modele cada uma em forma de cobrinha e dê um nó, formando os pãezinhos. Coloque numa forma, sem untar, e deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente uma hora. Leve ao forno e asse até dourar. Desligue o forno.
Numa vasilha, misture os ingredientes da calda e vá passando os pãezinhos ainda quentes nela e volte para a assadeira. A calda que sobrar você pode regar os pãezinhos na assadeira. Deixe esfriar e sirva.






segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ERVILHA-TORTA À PROVENÇAL

Ervilha torta é um legume bem sazonal,  só aparece nesta época, então vamos aproveitar para saborear esta delícia, antes que termine a colheita. Esta receita é bem simples e não leva ingredientes diferentes, justamente para que possamos aproveitar todo o sabor desta delícia. É uma receita zás-trás, fica pronta em menos de quinze minutos. Então o que estamos esperando? Vamos a ela.




                                                 ERVILHA-TORTA À PROVENÇAL




500 gramas de ervilha-torta
3 colheres das de sopa de azeite
1 colher das de sopa de manteiga
4 dentes de alho
5 colheres das de sopa de cheiro verde picado
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Pimenta-do-reino a gosto


Lave as ervilhas, quebre a pontinha e puxe devagar o fio lateral para retirá-lo e corte-as em quatro partes. Reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite misturado com a manteiga. Junte o alho bem picadinho e deixe dourar. Acrescente as ervilhas e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada por uns cinco minutos. Retire a tampa e deixe secar a água que se juntou. Por último, junte o cheiro verde, tempere com o sal e a pimenta  e sirva a seguir.





segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TAÇA DIET DE MORANGO

A receita de hoje foi elaborada pensando nas pessoas que precisam suprimir o açúcar de sua dieta. Ela é uma receita diet, porém não é para quem quer perder peso, pois possui bastante caloria. A restrição ao açúcar não impede que a sobremesa possa ficar deliciosa, ela pode ficar tão ou mais saborosa do que as preparadas da maneira tradicional. Vamos aproveitar que estamos em época de morangos e saborear esta delícia bem geladinha.


                                                TAÇA DIET DE MORANGO  



750 ml de leite
4 gotas de baunilha
3 colheres das de sopa de adoçante dietético em pó, forno e fogão
½ copo de água ( 100 ml)
2 colheres das de sopa de amido de milho
300 gramas de chocolate diet
1 caixa de creme de leite 200g
1 colher das de sobremesa de rum
1 caixa de morangos picados, deixe alguns inteiros para decorar


Em uma panela, coloque o leite, as gotas de baunilha e o adoçante dietético em pó, leve ao fogo e deixe ferver por trinta minutos. Depois desse tempo, dissolver o amido de milho na  água, juntar ao leite e mexer até engrossar. Reserve até esfriar. Faça um ganache, derreta o chocolate em banho-maria ou no forno de microndas, junte o creme de leite mexendo até incorporar tudo muito bem, coloque o rum, mexa bem e deixe esfriar também.
Montagem: distribua o creme em taças, por cima coloque o morango picado, depois o ganache de chocolate e decore com um morango inteiro. Leve para gelar por no mínimo seis horas antes de servir









segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PÃO ITALIANO

Não tenho ideia de há quanto tempo esta receita faz parte da minha vida. Fiz um esforço sobrenatural para tentar lembrar como a conheci, mas foi completamente inútil. A impressão que tenho é que ela sempre esteve presente na minha vida. Talvez ela tenha passado de mãe pra filha, mas eu realmente não lembro. O que posso afirmar é que ela é uma receita muito saborosa. A dica para ficar perfeita é abrir a massa bem fina e fazer pequenos pãezinhos. Bem vamos a ela.                                                        

                      

                                                      PÃO  ITALIANO


Para a massa:
500 gramas de farinha de trigo
1 copo de leite (200 ml)
½ xícara das de chá de óleo
1 colher das de sopa rasa de açúcar
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 ovo inteiro
30 gramas de fermento biológico
1 gema para pincelar

Para o recheio:

2 tomates picados em quadradinhos pequenos
1 cebola picada em quadradinhos pequenos
500 gramas de linguiça fresca
1 lata de ervilha escorrida
100 gramas de azeitona verde picada
Cheiro verde picado a gosto
Azeite para regar

Fazendo a massa:


Em uma tigela, coloque o fermento, o açúcar e o sal e mexa até ficar líquido, junte o leite morno, o óleo, o ovo batido e vá adicionando a farinha de trigo, até obter uma massa que solte das mãos, sove um pouco. Tire uma pequena porção da massa, faça uma bolinha e ponha num copo com água. Coloque a massa em lugar abrigado e deixe crescer até que a bolinha do copo flutue. Enquanto isso prepare o recheio. Tire a pele da linguiça e esfarele em uma tigela, junte os demais ingredientes, regue com azeite e mexa até misturar bem. Depois da massa crescida, separe-a em dez pedaços iguais. Abra, com o rolo, os pedaços da massa bem fino recheie e enrole, formando os pãezinhos. Coloque em uma assadeira bem grande, sem untar, com o lado do fechamento para baixo, um ao lado do outro. Pincele com gema batida e leve para assar em forno preaquecido por trinta e cinco a quarenta minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados.





segunda-feira, 15 de setembro de 2014

TALHARIM DIFERENTE

O talharim é um tipo de massa que nos permite vários molhos. Como a ordem na culinária é de sempre inovar, ousar, experimentar, a nossa receita de hoje é surpreendente, tanto nos ingredientes, quanto no preparo do molho para acompanhar este tipo de massa. O resultado é um molho extremamente e deliciosamente cremoso. A adição de presunto, ovos e legumes torna este prato uma refeição quase completa, só faltando uma salada de folhas para completa-lo. Aproveitem, é muito fácil.




                                                    TALHARIM DIFERENTE




500 gramas de talharim
1 colher das de sopa rasa de sal
250 gramas de presunto picado
1 xícara das de chá de manteiga
1 cebola picadinha
1 lata ou sachê de seleta de legumes
4 caixinhas de creme de leite (200 gramas cada)
1 copo de requeijão
4 ovos
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
Noz moscada ralada a gosto

Cozinhe o talharim conforme instruções da embalagem. Em uma frigideira, aqueça a metade da manteiga e refogue a cebola, acrescente o presunto e a seleta de legumes e refogue por cinco minutos. Reserve. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos, acrescente o creme de leite, o sal e o requeijão. Em uma panela, aqueça o restante da manteiga, junte a mistura de ovos, creme de leite sal e requeijão e mexa até ferver, junte a noz moscada e desligue o fogo. Num refratário, coloque o macarrão escorrido, o refogado de presunto e seleta, mexa bem, junte a misture de ovos e misture até incorporar tudo muito bem. Salpique o parmesão ralado e sirva a seguir.









segunda-feira, 8 de setembro de 2014

BOLO CREMOSO DE CENOURA E LARANJA

Em minhas andanças por Minas Gerais, conheci muitas receitas simplesmente maravilhosas. Tenho a impressão que os mineiros, fazem tudo de uma maneira muito simples, com muito capricho e o resultado é delicioso. Quando passei por Tiradentes, provei um bolo cremoso de cenoura que apresentava um leve azedinho no final, o que me conquistou completamente. Antes de deixar o lugar, é claro, pedi a receita e descobri que o azedinho é resultado da adição de laranja na massa do bolo, tornando-o muito saboroso.



                                        BOLO CREMOSO DE CENOURA E LARANJA


2 cenouras
2 ovos
1 laranja descascada, sem a parte branca
1 colher das de sopa de óleo
2 xícaras das de chá de açúcar
1 copo (de requeijão) ou  250 ml de água
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
Manteiga para untar



Primeiramente descasque a laranja e retire o máximo da pele branca que conseguir, para não amargar. Corte-as ao meio e retire as sementes. No liquidificador, bata as cenouras picadas, a laranja, sem as sementes picada, a água, os ovos e o óleo até misturar bem. Numa tigela, coloque o líquido do liquidificador e junte a farinha, o fermento e o açúcar, batendo bem até incorporar tudo.  Despeje o bolo numa forma quadrada untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 260 graus por trinta e cinco minutos. Sirva com chá ou café.






segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PEIXE COM CREME DE LEITE E ERVAS

Já faz algum tempo que não temos receita de pratos preparados com peixe por aqui. Então, hoje vamos voltar com uma deliciosa receita, feita com peixe e legumes. Com esses ingredientes não poderia ser diferente, é uma receita light. É leve, tem baixa caloria, é prática para preparar e fica muito saborosa. O que mais poderíamos esperar? Então não perca tempo, vamos para a cozinha, prepara-la.




                                        PEIXE COM CREME DE LEITE E ERVAS



01 batata média
½ quilo de filés de pescada
Suco de um limão
½ colher das de sopa de sal
Pimenta do reino a gosto
4 colheres das de sopa de creme de leite light
Manjericão, alecrim, orégano a gosto
1 colher das de sopa de azeite
1 cenoura
1 cebola pequena picada
2 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sobremesa, bem rasa de sal


Cozinhe a batata, em água e sal, mas sem deixar ficar muito mole. Escorra bem, corte em rodelas e reserve. Tempere os filés de pescada com o limão, o sal, a pimenta do reino, o creme de leite e as ervas. Deixe tomar gosto enquanto prepara a cenoura. Pique a cenoura em quadradinhos, coloque em um saco plástico com duas colheres das de sopa de água, feche a boca do saco dando uma torcidinha, porém sem dar nó. Coloque em um recipiente           que vá ao micro-ondas e cozinhe por seis minutos. Retire do saco plástico e reserve. Numa panela, coloque a manteiga, doure a cebola, junte a cenoura, coloque o sal e deixe refogar um pouco. Reserve. Num refratário, coloque o azeite, a batata em rodelas, os filés temperados e leve ao forno por meia hora. Retire do forno, guarneça com a cenoura refogada e sirva a seguir.







segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CONSERVA DE MINI CEBOLAS

As conservas são indispensáveis na boa mesa. Podem, perfeitamente, servir de acompanhamento para qualquer ocasião. Muitas vezes, na correria diária, falta-nos tempo para preparar uma salada, se tivermos uma conserva, o problema estará resolvido. A receita de hoje, conserva de mini cebolas é  grau zero de dificuldade



                                            CONSERVA DE MINI CEBOLAS


1 quilo de mini cebolas
3 xícaras das de chá de água
1 xícara das de chá de vinagre
1 colher das de sopa de sal
Grãos de pimenta do reino a gosto.


Descasque as mini cebolas e coloque-as em uma panela com a água, o vinagre, o sal e a pimenta do reino. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cinco minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, deixe amornar, coloque em um vidro com tampa, esterilizado e deixe descansar por no mínimo três dias antes de consumir.

Para esterilizar os vidros: colocar os vidros sobre uma assadeira limpa, levar ao forno desligado. Ligar o forno em 200ºC, quando atingir a temperatura, marcar 20 minutos. Após, diminua a temperatura, mas mantenha os vidros no forno quente até o momento de usar. As tampas devem ser colocadas em uma panela cobertas com água e levadas ao fogo para ferver por dez minutos. Deixar na água até o momento de usar.







segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ACELGA REFOGADA

Existem muitas pessoas que, mesmo sem experimentar, acham que não vão gostar de certas receitas. Torcem o nariz só de olhar ou pensar nelas. Isso frequentemente acontece com legumes e verduras. Porque será que temos esse preconceito? Deveria existir uma lei ante racismo leguminoso. Existem tantas variedades e normalmente, sempre preparamos as mesmas coisas sem termos a coragem de ousar uma mudança. Eu acredito que nunca podemos julgar sem experimentar. Por essas razões acima, a sugestão de hoje é de um legume que muita gente nunca experimentou. A acelga.



                                       ACELGA REFOGADA



6 xícaras das de chá de acelga lavada e picada
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 tomates
3 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Pimenta do reino a gosto


Lave e pique a acelga em tirinhas, despreza a parte mais dura. Reserve. Pique a cebola, o alho e os tomates. Em uma panela, refogue na manteiga a cebola e o alho, junte o tomate e deixe refogar um pouco, junte a acelga, o sal e a pimenta e deixe cozinhar mais um pouco, desligue e sirva acompanhado de carne e arroz branco.









segunda-feira, 11 de agosto de 2014

FAROFA FRIA

Imagino


      Imagino que neste dia dos pais, muitos estarão comemorando com um maravilhoso churrasco. Por isso a receita de hoje é uma deliciosa farofa para acompanhar churrasco. Ela é tão simples que até uma criança será capaz de prepara-la porque é uma farofa fria que não precisa ir ao fogo. Isso mesmo é só picar os ingredientes, misturá-los e pronto. Quem me ensinou esta receita foi o meu cunhado Carlos Eduardo que é um “paizão”.


                                         FELIZ DIAS DOS PAIS


                                                                                       
                                               FAROFA FRIA



2 tomates grandes cortados em quadradinhos pequenos
1 cebola grande cortada em quadradinhos pequenos
1 pimentão verde pequeno cortado em quadradinhos pequenos
1 pepino cortado em quadradinhos pequenos
2 xícaras das de chá de cheiro verde picadinho
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
Pimenta do reino a gosto
5 colheres das de sopa de azeite
4 colheres das de sopa de vinagre
1 ½ xícara das de chá de farinha de mandioca torrada mais ou menos


Numa tigela, coloque os tomates, a cebola, o pimentão, o pepino e o cheiro verde. Misture bem, tempere com o sal, a pimenta o azeite e o vinagre. Vá juntando a farinha de mandioca até obter uma farofa úmida. Sirva em seguida.




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MINESTRA



Inverno pede chás e chocolates quentinhos, e muitos caldos e sopas. Lembrei-me de uma sopa que minha avó e minha mãe faziam e que eu adorava. Era muito comum quando eu era criança a gente ter sopa no jantar, no inverno ou no verão. Com o tempo os hábitos vão mudando e algumas coisas se perdem. Resgatei da minha memória esta deliciosa receita que é feita com as sobras que são transformadas em uma nova delícia com a alquimia da culinária.


                              
                                                   MINESTRA




3 conchas de feijão pronto (pode ser sobras)
750 ml de água
1 chuchu picado em quadradinhos
1 cenoura picada em quadradinhos
1 batata grande picada em quadrados
1 colher das de sobremesa de sal
2 xícaras das de chá de arroz pronto (pode ser sobras)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados e picados
2 colheres das de sopa de azeite
Queijo parmesão ralado


Numa panela cozinhe, em água com um pouco de sal, o chuchu, a cenoura e a batata, cortados em pedaços pequenos, até ficar macio, mas não muito mole. Escorra a água e reserve.
Bata no liquidificador o feijão e a água até ficar líquido, reserve. Coloque o azeite numa panela grande e refogue a cebola e o alho, junte os legumes escorridos e refogue mais um pouco. Coloque o caldo de feijão, o sal e deixe ferver uns cinco minutos. Por fim junte o arroz e deixe ferver novamente. Sirva quente com queijo parmesão.