segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MOUSSAKA

Hoje vamos visitar a culinária turca. É sempre interessante conhecermos novos sabores e nos enriquecermos com a mistura de diferentes ingredientes. A moussaka, nossa receita de hoje, é um prato tradicional da Turquia e outros países do Médio Oriente e Balcãs. A palavra moussaka é de origem árabe e provavelmente a receita original também. Falando um pouco sobre a receita propriamente dita, podemos observar a diversidade de ingredientes a serem usados e que se transformam em um prato de sabor único que necessita ser saboreado pelos apreciadores da gastronomia.
 
                                                      MOUSSAKA
 
3 berinjelas pequenas
2 batatas grandes
600 gramas de carne moída
1 lata de molho de tomate pronto
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
1 cebola grande
2 dentes de alho
10 folhas de hortelã
2 ovos
2 gemas
1/2 colher das de chá de canela em pó
Sal
Azeite
1 copo de água
300 ml de leite
2 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres das de sopa rasa de farinha de trigo
Noz-moscada ralada
 
Corte as berinjelas em lâminas e salpique um pouco de sal. Regue com um pouco de azeite. Esquente uma frigideira bem quente e grelhe as berinjelas até ficarem levemente douradas. Reserve.
Pique a cebola e refogue em uma frigideira com um pouco de azeite. Acrescente o alho picado e a canela. Tempere com um pouco de sal e reserve. Numa panela junte a carne moída, o molho de tomate e a água e cozinhe por meia hora. Acrescente as folhas de hortelã lavadas e picadas. Reserve. Cozinhe as batatas em água e sal e corte em rodelas. Em outra panela, faça um molho branco, derreta a margarina ou manteiga, junte a farinha de trigo, o leite e a noz-moscada ralada e um pouco de sal, mexa até engrossar e deixe amornar. Unte um refratário com azeite, coloque um pouco do molho de carne. Depois, coloque as berinjelas, outra camada de molho, uma camada de batata e vá repetindo as camadas até terminarem os ingredientes. Junte ao molho branco, já morno os ovos e as gemas e meia xícara de queijo ralado mexendo bem. Coloque no refratário sobre as batatas, polvilhe com o queijo ralado que sobrou e leve ao forno para gratinar. Deixe repousar uns cinco minutos antes de servir
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário