segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BOLO FAROFA

Este bolo é uma daquelas receitas que estão na família ha muitos anos e que todas as vezes que ele é servido o sucesso se repete. Não posso me furtar a descrever como ele se apresenta depois de pronto. A  fina camada de baixo é de bolo, a do meio um recheio de leite condensado com um sabor maravilhoso porque é assado junto com a massa e sobre tudo uma farofa muito crocante. Enquanto está sendo preparado é possível afirmar que ele não vai dar certo, mas se as etapas forem seguidas corretamente ele vira um bolo recheado com deliciosa cobertura.
 
                                  BOLO FAROFA
 Farofa:
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
2 claras
1 ½ xícara das de chá de açúcar
3 colheres das de sopa rasa de manteiga ou margarina
Creme:
1 lata de leite condensado
1 lata (use a lata do leite condensado) de leite
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de chá de essência de baunilha
2 gemas
1 lata de creme de leite
Manteiga ou margarina para untar a assadeira
 
Primeiramente faça o creme. Em uma panela misture o leite condensado, a farinha de trigo previamente dissolvida no leite, a manteiga e a baunilha. Leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre, até que ferva. Retire do fogo, espere amornar. Junte, então, o creme de leite,  e as gemas reservando as claras para a massa.
Misture todos os ingredientes da farofa e mexa delicadamente, com as mãos, de modo que vire uma farofa.
Unte uma assadeira grande de 30cm por 40cm, com a manteiga ou margarina e espalhe a metade da farofa. Por cima, coloque o creme com cuidado para que não se misture com a farofa e por último espalhe o resto da farofa. Não misture. Leve ao forno pré-aquecido por trinta minutos.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário