segunda-feira, 25 de junho de 2012

BATATA GRATINADA COM REPOLHO

Nestes dias de temperaturas amenas, as saladas ficam esquecidas. O nosso corpo e paladar pedem comidas quentinhas, porém, não podemos deixar de consumir verduras e legumes. O refogadinho é uma opção muito boa, mas podemos diversificar um pouco criando combinações que nos tragam novos sabores. Hoje a receita é de repolho, acompanhado de batata. Na verdade é uma receita tudo junto e misturado. A princípio, imaginamos que eles não combinam entre si, mas preparados da forma aqui sugeridos os sabores vão harmonizar-se perfeitamente. A receita é bastante prática e combina com carnes, aves e peixes. Quase me esqueço de dizer que é bem baratihna também.




                                            BATATA GRATINADA COM REPOLHO



¼ de repolho de tamanho médio fatiado
½ litro de água para cozinhar o repolho
1 colher das de sopa de maisena
1 xícara das de chá de leite
½ colher das de sopa de manteiga
1 colher das de sobremesa de sal
1 ovo
3 batatas médias
100 gramas de queijo mussarela fatiado


Cozinhe as batatas em água e sal. Passe-as pelo espremedor, ainda quentes, e reserve.
Ligue o forno em temperatura média (180) graus para aquecer.
Corte o repolho em fatias finas, lave sobre a água corrente escorra bem e reserve.
Numa panela média coloque o meio litro de água e o repolho. Leve ao fogo alto até levantar fervura. Deixe Cozinhar por um minuto. Escorra a água e reserve o repolho.
Numa panela pequena, coloque o leite, a maisena, o ovo e o sal. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Retire do fogo, acrescente o repolho e o purê de batatas. Mexa bem e se precisar coloque um pouco mais de sal. Numa travessa refratária, coloque o creme de batata e repolho, cubra com as fatias de mussarela e leve ao forno que já estará quente por vinte minutos ou até que o queijo comece a dourar. Retire do forno e sirva a seguir.






Nenhum comentário:

Postar um comentário