Esta receita, já faz parte da minha cozinha a mais ou menos trinta anos. Nessa época, há muitos anos atrás, a nossa cidade não tinha muita variedade de restaurantes, lanchonetes e pizzarias, e o dinheiro era contadinho. Então, a nossa turma se reunia, em casa, para conversar beber e beliscar alguma coisa. E esta receita era a que mais fazíamos, porque fica pronta rapidinho, tem ingredientes que normalmente já temos em casa e é deliciosa para um lanche ou para aperitivo.
Com as férias escolares, sugiro que ela seja feita, com as crianças, que vão gostar muito porque é muito divertido prepara-la.
Fica aqui uma observação, a massa desta pizza deve ficar como uma bem dura, com uma certa liga, ela deve grudar, mesmo, na colher e é um pouco difícil de estende-la na assadeira, mas, com um pouco de paciência se consegue. Ela fica bem fofinha depois de assada.
Pode-se substituir a sardinha do recheio por mussarela e orégano, atum e orégano ou outro de preferência.
PIZZA DE MASSA MOLE
Para a massa:
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 xícaras das de chá de leite
1 xícara das de chá de óleo
1 ovo inteiro
1 colher das de sopa de fermento em pó
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Para polvilhar
Queijo parmesão ralado à vontade
Para o recheio:
1 sachê ou lata de molho de tomate pronto
1 lata grande de sardinha em óleo.
Massa: Bater tudo no liquidificador. Como disse acima ela ficará bem dura. Coloque a massa numa forma retangular grande de 45cm por 30cm mais ou menos, untadade margarina e enfarinhada. Com o auxílio de uma colher molhada vá esticando a massa para que cubra toda a superfície da forma. Sobre a massa polvilhe bastante queijo ralado. Espalhe o molho de tomate. Escorra bem o óleo da lata de sardinhas e vá distribuindo pedaços delas sobre o molho. Pré-aqueça o forno e leve para assar por 25 a 30 minutos. Ou até que enfiando um palito ele saia limpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário