segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CASQUINHA DE SIRI

A receita desta semana é para os apreciadores de peixe. Na verdade não é um peixe e sim um crustáceo.

Em todos os restaurantes, churrascarias e barzinhos que freqüentei até hoje, este prato está presente no cardápio. Pensando nesta popularidade e atendendo a um pedido da minha grande amiga e companheira de academia, Regina Gutierrez, faremos a receita de casquinha de siri.

Não é necessário comprar as conchas de vieiras, que são aqueles recipientes em que esta iguaria é servida nos restaurantes e afins, mas quem tiver estas conchinhas pode usa-las.

A casquinha de siri pode ser servida como aperitivo ou prato principal. O preço da carne de siri é bem convidativo e pode ser encontrada facilmente nos supermercados.



CASQUINHA DE SIRI



500 gramas de carne de siri
6 tomates graúdos e maduros
3 colheres das de sopa de azeite
1 cebola grande
1 dente de alho
Cheiro verde a vontade
1 colher das de sopa rasa de sal
8 fatias de pão de forma
1 copo de 250ml de leite
1 colher das de sopa cheia de farinha de trigo
Margarina para untar
1 colher das de sopa de farinha de rosca
Queijo parmesão ralado a gosto


Lave bem a carne de siri retirando os pedaço de casca, se tiver . Pique bem a cebola e o alho e refogue no azeite. Junte a carne de siri e refogue mais um pouco. Bata, no liquidificador, os tomates, peneire e junte ao refogado de siri, deixando cozinhar até reduzir um pouco a água do tomate. Junte o cheiro verde. Retire as cascas do pão de forma, e bata, no liquidificador, juntamente com 150ml do leite. Nos 100ml restante do leite, junte a farinha de trigo. Adicione ao refogado de siri, primeiramente a massa de pão, mexa bem e em seguida junte o leite com a farinha de trigo e mexa até engrossar. Unte, com a margarina, uma fôrma refratária que não seja muito pequena, para que a massa da casquinha de siri não fique muito alta na forma, coloque a massa de siri, salpique a farinha de rosca e por cima, bastante queijo ralado. Leve ao forno para gratinar por 15 a 20 minutos. Bom apetite Regina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário