segunda-feira, 27 de setembro de 2010

POLENTA DE PRESSÃO

Tenho na memória, como muitos devem ter também, a imagem de minha avó preparando refeição no fogão de lenha.

Lembranças deliciosas de uma infância feliz. Lembro-me bem de minha avó mexendo polenta numa panela de ferro, no fogão de lenha, e mexe a polenta e mexe a polenta e a impaciência da infância queria comer logo a polenta que demorava para ficar pronta.

Ainda hoje a polenta feita de modo tradicional demora um pouco para ficar pronta.
Como este prato, bem italiano, não pode ficar fora do cardápio de nossas tradicionais famílias com essa descendência e de outras que aprenderam com elas a gostar de polenta, vamos simplificar bem para podermos saboreá-lo pelo menos uma vez por semana. Para acelerar o seu preparo, vamos colocar a polenta na panela de pressão.


POLENTA DE PRESSÃO

2 dentes de alho
¼ de xícara das de chá de azeite
1 envelope de caldo em pó de carne, galinha ou legumes, como preferir.
1 colher das de chá de sal, colocamos pouco sal, porque o caldo já é salgado
7 xícaras das de chá de água
1 ½ xícara das de chá de fubá
Queijo parmesão á vontade.


Aqueça, na panela de pressão, o azeite e doure o alho bem picadinho. Junte o caldo, que deve ser de envelope em pó porque não precisa ser dissolvido previamente em água quente, a água, o sal e o fubá. Mexa esta mistura até que comece a incorporar e levantar bolhas. Tampe a panela de pressão e quando começar a ferver, marque 5 minutos e depois desligue o fogo. Espere o tempo de sair a pressão, para poder abrir a panela, despeje a polenta num refratário. Por cima coloque o queijo ralado e sirva morna ou fria. Se quiser uma polenta mais incrementada, faça um molho, vermelho, bem espesso, de tomate, com carne moída, calabresa, lingüiça, de acordo com a sua preferência. Quando abrir a panela de pressão, coloque metade da polenta no refratário, por cima metade o molho, queijo ralado, depois o resto da polenta, o resto do molho e muito queijo parmesão. Deixe amornar. Pronta, rapidinho, uma deliciosa polenta italiana. Se fizer a polenta simples, sirva com frango com molho de tomate, um bife enrolado também com molho de tomate, ou outra carne de sua preferência feita com molho de tomate. Fica uma delícia também com lingüiça frita ou sardinha. Uma salada de rúcula é perfeita para completar a refeição. Esta polenta dá 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário