Antigamente era muito comum servir sopa no jantar. E quando o tempo ficava chuvoso já se comentava que uma sopinha caia muito bem. A correria dos novos tempos trouxe o lanche para o jantar, porque é prático, a mulher já trabalhou o dia todo, está cansada, preparar um lanche é fácil, rápido e deixamos de lado as sopas.
Ultimamente tenho notado, em diversos lugares, que a sopa mudou de nome, se modernizou e agora está aquecendo o inverno em muitas festas com o nome de caldo, sofisticaram a sopa da vovó.
De qualquer forma, é muito gostoso, num dia chuvoso e mais friozinho, tomar um caldinho servido com torradinhas. Então, como estes dias passarão a ser comuns, agora na primavera, em que as temperaturas ficam amenas a noite depois das tardes chuvosas, podemos saboreá-lo, porque o caldo também é prático, rápido e fácil de ser preparado.
Esta receita é para a minha muito querida amiga Alessandra Momesso que me sugeriu um caldinho. Vamos, então com o mais famoso o de mandioquinha.
CALDO DE MANDIOQUINHA
400 gramas de mandioquinha
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 dente de alho
½ colher das de sopa de sal
½ xícara das de chá de cheiro verde
1 paio
Água
Descasque as mandioquinhas e corte-as em rodelas finas e pequenas. Reserve. Rale a cebola e pique bem o dente de alho, reserve. Coloque o paio numa panela com água e afervente, tire da água, deixe esfriar e pique em quadradinhos bem pequeninos. Por fim pique bem o cheiro verde.
Numa panela, refogue no azeite a cebola e o alho, junte a mandioquinha e o sal, refogue por mais uns 2 ou 3 minutos e adicione água até cobrir bem a mandioquinha. Não ponha muita e nem pouca água as mandioquinhas devem ficar, soltas no caldo. Cozinhe até a mandioquinha ficar bem macia. Espere amornar um pouco e coloque no liquidificador. Bata até virar um purê. Volte para a panela e veja se estiver muito grosso coloque uma pouco mais de água para que fique um caldo nem muito ralo, nem muito grosso. Coloque no fogo, junte o paio e deixe levantar fervura. Apague o fogo, coloque o cheiro verde e sirva quente, acompanhado de torradas. Esta receita dá para duas pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário