quarta-feira, 21 de julho de 2010

PAVÊ DE AMENDOIM

Este mês, de muitas festas juninas, de quentão, chocolate quente, vinho quente, pipoca, pinhão, doce de abóbora, de batata, de leite e de amendoim. É, de amendoim salgado, de amendoim no pé de moleque, na paçoca. Ele é o rei da festa junina e como nesta época temos facilidade para achá-lo vamos aproveitar e fazer uma receita, que tenha o amendoim como principal ingrediente.

Fugiremos um pouco das receitas tradicionais das festas juninas, mas, como o amendoim é seu principal ingrediente, se quiser fazê-la para as festas acho que ficará apropriado.

Esta também é uma receita tradicional da minha família, que nos acompanha já há alguns anos.


PAVÊ DE AMENDOIM

150 gramas de manteiga ou margarina
4 gemas
2 latas de creme de leite gelado e sem soro
250 gramas de bolacha maisena
2 xícaras das de chá de açúcar
250 gramas de amendoim torrado e moído

Torre o amendoim, tire a pele vermelha e bata no liquidificador, em pequenas porções para que fique bem moído. Reserve.
Coloque na batedeira a manteiga, com as gemas e o açúcar e bata até que fique esbranquiçado, e desapareça o sabor do ovo. Coloque, então, nessa massa, umas gotas de baunilha, para que não reste nenhum sabor do ovo. Bata novamente.
Desligue a batedeira e junte o creme de leite gelado e sem soro. Para tirar o soro do creme de leite é só deixá-lo na geladeira e quando abrir a lata, empurrar o creme gelado, com o auxílio de uma colher, que o soro que fica no fundo da lata saíra. Vire a lata com delicadeza para que todo o soro saia. Junte, também, a metade do amendoim moído e reserve o restante.
Numa forma refratária grande, arma-se o pavê, começando por uma camada de creme, outra de bolacha, e assim até terminarem os ingredientes. A última camada deverá ser de creme. Por cima, salpique o restante do amendoim moído reservado, cubra com papel filme, ou papel alumínio e leve para gelar de véspera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário