segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FILÉ AO MOLHO VERDE

O Natal já é passado e nossos pensamentos já estão na virada. Para os supersticiosos de plantão que afirmam que comer suínos e aves não traz muita sorte para o ano que se inicia, a receita de hoje é de filé. Para ter a cara de festa vamos guarnecê-lo com um delicioso molho verde.
Desejo que o próximo ano seja repleto de grandes conquistas para todos. FELIZ 2014.


                                                                 FILÉ AO MOLHO VERDE



01 quilo de alcatra cortada em bifes
01 xícara das de chá de água
02 sachês ou cubos de caldo de carne
02 xícaras das de chá de leite
01 xícara das de chá de cheiro-verde
01 colher das de sopa de amido de milho


Em uma frigideira ou panela grande, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Coloque nela os filés sem temperar e esfarele um cubo ou sachê de caldo de carne e cozinhe em fogo médio, virando de vez em quando, por dez minutos ou até secar o líquido. Reserve.
Bata no liquidificador 1 xícara e meia das de chá de leite, o cheiro verde e o amido de milho. Reserve.
Em uma panela média, coloque o restante do leite, leve ao fogo até ferver e dissolva o outro cubo ou sachê de caldo de carne. Adicione o creme reservado e cozinhe, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Coloque os filés em uma travessa e cubra com o molho. Sirva em seguida


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FAROFA DE MARACUJÁ E CALABRESA

Vamos seguindo com sugestões para as festas de final de ano. Hoje, ela chega na forma de acompanhamento. Como todos já sabemos uma farofa é fundamental para acompanhar os pratos das ceias e também ajudam na decoração, pois sempre são bem coloridas.  Esta farofa que tem um toque tropical, porque leva suco de maracujá, serve para acompanhar qualquer tipo de carne que for preparada para as ceias.



                                              FAROFA DE MARACUJÁ E CALABRESA



1 gomo de linguiça calabresa cortado em cubinhos
1 xícara das de chá de suco de maracujá concentrado
1 cebola grande cortada em cubos grandes
2 tomates picados
100 gramas de azeitonas picadas
2 ovos cozidos cortados em gomos
50 gramas de bacon picado
8 colheres das de sopa de azeite
Farinha de milho



Numa panela frite o bacon, em fogo baixo, com duas colheres das de sopa de azeite até dourar. Junte a cebola picada e deixe fritar, junte a calabresa picada e frite mais um pouco. Adicione os tomates picados e deixe cozinhar por dez minutos, maios ou menos, até os tomates começarem a desmanchar. Junte o suco de maracujá e espere levantar fervura. Junte, então, as azeitonas, o azeite restante e coloque farinha de milho até obter uma farofa molhadinha. Por último incorpore o ovo cozido. 




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

NHOQUE DE MANDIOQUINHA

Estamos a

 Estamos apresentando, nestas últimas semanas do ano, sugestões para as ceias. Para sair do lugar comum e inovar hoje a sugestão é de uma receita de nhoque, essa massa tão apreciada, e que terá como diferencial a substituição, parcial, do seu principal ingrediente, a batata, por mandioquinha. Com esta troca teremos um resultado diferenciado no sabor final.



                                         NHOQUE DE MANDIOQUINHA


Para a massa:

1 ½ quilo de mandioquinha
300 gramas de batata
2 ovos inteiros e mais 2 gemas
4 colheres das de sopa de manteiga
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
1 colher das de sobremesa de sal
Noz-moscada a gosto

Para o molho:

200 gramas de cogumelos fatiados
1 cebola média picada
1 colher das de sopa de manteiga
3 colheres das de sopa de molho shoyu
1/2 xícara das de chá de água
1 colher das de chá de farinha de trigo
300 gramas de filé mignon cortado em iscas
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal

Massa: Cozinhe em água com sal e amasse a mandioquinha e a batata. Passe pelo espremedor. Junte os outros ingredientes e amasse até ficar homogênea. Em uma superfície enfarinhada, faça rolos finos com a massa e corte os pedacinhos. Coloque água em uma panela e quando ferver coloque os nhoques aos poucos. Eles estarão cozidos quando boiarem, então, retire-os com uma espumadeira e coloque-os em um refratário.
Molho: Refogue a cebola na manteiga, junte os cogumelos, o shoyu a água e a farinha de trigo. Cozinhe por alguns minutos, reserve. Em outra panela doure a carne no seu próprio suco, quando estiver bem cozida junte ao molho. Coloque este molho sobre os nhoques.






               

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

BOLO DE NOZZES

              Festas de final de ano se aproximando na velocidade da luz. Já é hora de começar a pensar nas ceias e afins. Vamos começar pelo final da ceia que é a sobremesa. Desta vez a receita e de um tradicional bolo de nozes. A começar pela massa, tudo nele é delicioso. A cobertura é surpreendente.

  
                                    BOLO DE NOZES

Para a massa:

250 gramas de açúcar
250 gramas de nozes moídas
6 ovos
1 colher das de chá de fermento em pó
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
Margarina para untar

Para o recheio:

1 lata de leite condensado cozida como indicado a seguir

Para o chantilly de cobertura:

1 copo grande (tipo de requeijão) de açúcar
250 gramas de margarina sem sal
1 lata de creme de leite gelada e sem soro
Nozes moídas e nozes inteiras para decorar


Massa:

Primeiramente bata as claras em neve. Misture as nozes à farinha e o fermento em pó, reserve. Na batedeira bata as gemas até ficarem esbranquiçadas, junte o açúcar e bata mais um pouco, junte as nozes com farinha e fermento. Por último, fora da batedeira, misture as claras em neve e incorpore delicadamente. Unte e enfarinhe uma assadeira redonda, com margarina e farinha de trigo e despeje a massa. Leve ao forno preaquecido por 25 minutos. Depois de morna, desenforme, corte ao meio recheie com o leite condensado cozido e cubra com o chantili da cobertura.

Recheio:

Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão. Cubra com água, feche a panela e leve ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, depois que começar a ferver por trinta minutos. Retire a lata e só abra depois que esfriar completamente. Recheie o bolo.

Cobertura de chantilly:

Na batedeira, bata o açúcar e a margarina até ficar esbranquiçada. . Junte o creme de leite bem gelado e sem o soro e bata até que esteja no ponto de chantilly. Cubra a torta com este creme e decore a gosto com as nozes moídas, o chantilly e as nozes inteiras.


.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

FRANGO NA CACHAÇA

              Tenho certeza de que a maioria dos cozinheiros de plantão já experimentou uma receita de frango feito na cerveja, na cerveja preta, ou no vinho. Estas receitas que são preparadas com bebidas deixam as carnes mais saborosas e tornam as receitas especiais.
Para deixar a receita com a cara deste maravilhoso país tropical, a receita de hoje é de  frango preparado com  a nossa brasileiríssima cachaça. Esta combinação tenho certeza, vai deixar seu frango muito especial.


                                    FRANGO NA CACHAÇA


1,500 de frango cortado a passarinho
3 colheres das de sopa de azeite
2 cebolas médias picadas
1 colher e meia das de sopa de sal
2 tomates picados
3 folhas de louro
1 xícara das de chá de cachaça
1 xícara das de chá de maionese
Cheiro verde a gosto


Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo baixo. Doure a cebola. Junte o frango, o tomate e o sal e refogue em fogo médio por quinze minutos. Retire a panela do fogo, junte a cachaça e volte a panela ao fogo e cozinhe em fogo médio até o molho se reduzir bem. Apague o fogo, junte a maionese e misture até incorporar bem. Salpique com o cheiro verde e sirva a seguir.