quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PÃEZINHOS COM CREME

Uma das coisas que mais gosto de preparar na cozinha é pão. Deve ser porque remete à minha infância, quando eu ficava observando minhas avós e minha mãe sempre a confeccionar delicias de pães doces e salgados. Como já faz um bom tempo que neste espaço não aparece uma receita de pão doce, nossa sugestão de hoje é do tradicional pãozinho com creme. Sim, aquele mesmo, que é vendido na padaria e chama a atenção quando olhamos a vitrine. Aproveite as férias escolares, leve as crianças para a cozinha e preparem, juntas, esta delícia, para que no futuro, como eu, elas  tenham lembranças doces da infância.
                                 


                            PÃEZINHOS COM CREME



Para a massa:
½ litro de leite morno
2 ovos
2 tabletes de fermento biológico ( 30 gramas)
100 gramas de margarina
5 colheres das de sopa de açúcar
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar ponto
Recheio:
450 ml de leite
2 colheres das de sopa de maisena
2 gemas
4 gotas de baunilha
5 colheres das de sopa de açúcar
Fazendo a massa: Coloque numa vasilha o leite morno com o fermento e o açúcar, misturando bem. Tampe e deixe crescer por 10 minutos. Adicione os outros ingredientes e vá juntando farinha e amassando até que a massa fique lisa e macia e não grude nas mãos. Retire uma pequena porção da massa, enrole em forma de bolinha e coloque num copo com água. Cubra a massa com um pano e deixe crescer até a bolinha do copo com água boiar.
Fazendo o recheio: Misture todos os ingredientes do recheio e leve ao fogo mexendo até engrossar. Deixe amornar. Depois que a massa crescer, estenda-a com um rolo, não a deixando muito fina; espalhe o creme sobre ela, enrole-a como um rocambole e corte-a em pedaços de três dedos ou três centímetros. Unte uma assadeira com margarina e salpique com farinha de trigo. Arrume os pãezinhos na assadeira um ao lado do outro e leve ao forno pré-aquecido a 220graus (fogo baixo) por 35 a 45 minutos até que os pães estejam dourados.









Nenhum comentário:

Postar um comentário