segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LASANHA DE CAMARÃO


No blog, onde são postadas as receitas desta coluna, a que recebeu o maior número de visitas é a que tem camarão como principal ingrediente. Pensando nisso, resolvi compartilhar esta receita de uma tradicional massa, a lasanha, onde o principal molho tem como ingrediente este delicioso crustáceo. O molho branco vai trazer a esta receita um sabor mais que especial. Como já estamos nos preparando para as festas natalinas, esta já pode ser uma das receitas escolhidas para a mesa da ceia.

 

                                                   LASANHA DE CAMARÃO

 

1 pacote de massa para lasanha instantânea ou pré-cozida
400 gramas de mussarela ralada
50 gramas de queijo parmesão ralado

Para o molho de camarão:

 ½ quilo de camarão miúdo
Suco de um limão
1 colher das de sopa de sal
4 colheres das de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
4 tomates maduros picados
1 sachê ou lata de molho pronto
500 ml de água
Salsinha picada a gosto

Para o molho branco:

2 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sopa de farinha de trigo
½ litro de leite
1 colher das de café de noz moscada ralada
1colher das de sobremesa de sal
 

Molho de camarão: lave bem e tempere os camarões com o limão e reserve. Numa panela refogue, no azeite, o alho e a cebola, junte o tomate e cozinhe até que desmanchem, junte o molho de tomate, a água, o sal e o camarão, deixe levantar fervura, apague o fogo e junte a salsinha.

Molho branco: em outra panela, derreta a manteiga, em fogo baixo, acrescente a farinha de trigo, mexa até ficar levemente dourada. Despeje o leite todo de uma só vez mexendo para não empelotar e cozinhe mexendo sem parar até que engrosse. Tempere com o sal e a noz moscada.

Para montar a lasanha: em uma travessa refratária, coloque um pouco do molho de camarão, uma camada da massa, uma camada de molho branco, uma camada de mussarela e mais molho vermelho. Vá fazendo camadas nessa ordem.  Na última camada, coloque a massa, o molho branco, a mussarela e o parmesão ralado. Leve ao forno alto por vinte minutos para cozinhar a massa e gratinar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário