segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BOLO GELADO

No domingo passado já tivemos uma receita que pode ser parte de uma das ceias que estão chegando. A partir de hoje vou passar várias sugestões para as festas de final de ano, algumas bem fáceis outras um pouco mais elaboradas, mas que qualquer pessoa consegue fazer. Nestas festas, em especial, todos nos esforçamos para preparar receitas deliciosas e comemorar ao lado de nossos entes mais querido. Por isso temos que caprichar. A receita a seguir é do tradicional bolo gelado que é uma sobremesa para combinar com o calor do nosso Natal ou Revellion.
 
                                                 BOLO GELADO
 Para a massa:
6 ovos – separados - claras em neve
2 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de suco de laranja
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
Bata, na batedeira, as gemas com o açúcar até formar um creme meio esbranquiçado. Junte o suco de laranja, a farinha de trigo, bata até misturar bem. Desligue a batedeira e junte as claras em neve, mexendo delicadamente para incorporar. Por último junte o fermento e mexa bem. Coloque em assadeira untada de manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve para assar em forno pré-aquecido, em fogo alto, por trinta a trinta e cinco minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo.
Molho para umedecer:
½ litro de leite
1 vidro de leite de coco
Açúcar a gosto
Misture tudo em uma tigela e reserve.
Creme para rechear e cobrir:
1 gema
1 lata de leite condensado
2 colheres das de sopa de amido de milho
2 latas de leite de vaca – use a lata de leite condensado como medida
5 gotas de baunilha
1 lata de creme de leite
3 colheres das de sopa bem cheias de açúcar
1 lata de pêssegos em calda,  para decorar
100 gramas de coco ralado,  para decorar
Cerejas,  para decorar
 
Coloque, numa panela, todos os ingredientes, menos os pêssego, o coco e as cerejas leve ao fogo moderado e cozinhe, mexendo sempre, até ferver. Retire do fogo e espere amornar um pouco e  só então misture o creme de leite, mexendo bem.
Montagem:
Desenforme o bolo depois de frio e corte-o ao meio. Umedeça com metade do molho e recheie com um terço do creme. Coloque a metadede dos pêssegos picados em quadradinhos. Reserve alguns inteiros para decorar. Cubra com a outra metade do bolo, umedeça com o molho restante e cubra e espalhe nas laterais o resto do creme. Coloque o coco ralado por cima e decore com os pêssegos restantes cortados em tiras e as cerejas. Deixe gelar por no mínimo seis horas antes de servir.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário