Comida atribuída a Minas Gerais para ser considerada tipicamente mineira tem que, necessariamente, levar alguns ingredientes específicos. Quando falamos nesta deliciosa cozinha, lembramos logo de linguiça, queijo, couve dentre outros. Vamos juntar estas iguarias à mandioquinha, também conhecida como batata baroa, e fazer uma torta. É, vamos fazer uma deliciosa torta mineira para ser servida como acompanhamento para carnes suínas ou bovinas ou, ainda, ser servida num lanche.
TORTA MINEIRA
Massa:
1 quilo de mandioquinha ou batata baroa
2 colheres das de sopa de margarina
1 colher das de sopa rasa de sal
½ xícara das de chá de queijo ralado
3 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de café de fermento em pó
Recheio:
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres das de sopa de azeite
500 gramas de linguiça calabresa picadinha
1 colher das de chá de sal
1 maço de couve fatiado
Faça primeiramente o recheio. Doure a cebola e o alho no azeite, junte a linguiça frite um pouco e junte a couve. Espere dar uma murchada e deixe esfriar.
Agora podemos fazer a massa. Cozinhe a mandioquinha e passe pelo espremedor ainda quente, acrescente a margarina, e misture bem. Reserve. Na batedeira coloque os ovos com uma pitada de sal e bata até dobrar de volume. Tire da batedeira e acrescente a mandioquinha, a farinha e o fermento. Reserve.
Unte uma forma de fundo falso, ou uma forma redonda normal, com margarina e polvilhe com farinha de trigo, coloque metade da massa, espalhe o recheio frio, cubra com o restante da massa, polvilhe queijo ralado e leve ao forno até dourar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário