sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PAVÊ DE NOZES

O Natal está chegando mais uma vez e é hora da família se reunir, e unida orar pelo menino Deus.

Nossa receita não poderia deixar de ser especial para a ceia deste dia. Embora estejamos num país tropical, nessa época aparecem as nozes que são uma tradição natalina. Este ano, com a queda do dólar elas estão com um preço bem convidativo. Para manter a tradição e pensando nas temperaturas que estão altas, nada melhor do que um pavê de nozes, bem geladinho.

Esta receita é bem fácil, rápida e fica maravilhosamente deliciosa. Deve ser bem enfeitada para comparecer a ceia, porque embora seja fácil de fazer ela é muito sofisticada e leve.

Aproveito para desejar a todos um Natal cheio de bênçãos do menino Jesus que está chegando.



PAVÊ DE NOZES


150 gramas de manteiga ou margarina
4 gemas
2 latas de creme de leite gelado e sem soro
250 gramas de bolacha champanhe
2 xícaras das de chá de açúcar
250 gramas de nozes moída


Compre as nozes já trituradas, ou inteiras e bata no liquidificador, em pequenas porções para que fique bem moída. Reserve algumas metades, inteiras, para a decoração.

Coloque na batedeira a manteiga, com as gemas e o açúcar e bata até que fique esbranquiçado, e desapareça o sabor do ovo. Coloque, então, nessa massa, umas gotas de baunilha, para que não reste nenhum sabor do ovo. Bata novamente.Desligue a batedeira e junte o creme de leite gelado e sem soro. Para tirar o soro do creme de leite é só deixá-lo na geladeira e quando abrir a lata, empurrar o creme gelado, com o auxílio de uma colher, que o soro que fica no fundo da lata sairá. Vire a lata, delicadamente, para que todo o soro saia. Junte, também, nesta mistura, a metade das nozes moída e reserve o restante.

Numa forma refratária grande, arma-se o pavê, começando por uma camada de creme, outra de bolacha champanhe, e assim até terminarem os ingredientes. A última camada deverá ser de creme. Por cima, salpique o restante das nozes moídas reservadas, cubra com papel filme, ou papel alumínio e leve para gelar de véspera. Na hora de servir, enfeite com as nozes reservadas e cerejas.


Um feliz e santo Natal para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário