segunda-feira, 25 de maio de 2015

CARACÓIS DE QUEIJO

Todos nós trocamos, alguma vez, uma refeição por um lanche. Muitos fazem questão de comer um lanchinho a tarde. Outros têm o hábito de tomar o café da tarde. Alguns preferem trocar o jantar por um lanche. Seja qual for o costume, esta receita de hoje é perfeita para acompanhar tudo isso. Faremos uma rosca, recheada. Uma rosca salgada, recheada de queijo, coberta com creme e orégano. Irresistível!
                
                                           
                                       CARACÓIS DE QUEIJO



Massa:
60 gramas de fermento para pão
1 colher das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de leite morno
1 colher das de sobremesa rasa de sal
½ xícara das de chá de óleo
3 ovos
4 xícaras das de chá de leite

Dissolva o fermento no açúcar e no sal, junte o leite morno e os outros ingredientes, amasse até formar uma bola, cubra com um pano e deixe crescer por uma hora.

Recheio:
2 caixas de creme de leite
200 gramas de margarina
¼ de xícara das de chá de queijo parmesão ralado
100 gramas de queijo prato ralado ou picado em tirinhas
1 gema para pincelar
Misture todos os ingredientes e reserve.

Molho:
1 caixa de creme de leite
½ xícara das de chá de leite
1 colher das de chá de sal
½ colher das de sopa de orégano
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado

Montagem:

Unte uma forma redonda de buraco no meio com óleo, reserve. Divida a massa em quatro partes. Abra cada uma, com o rolo de macarrão no formato de um retângulo de mais ou menos 30 cm por 20 cm e espalhe um quarto do recheio. Enrole como rocambole, corte em quatro partes e arrume-as, na forma untada. Repita com as outras três partes, pode-se colocar umas sobre as outras. Pincele com a gema batia e deixe crescer por 15 minutos. Leve ao forno moderado preaquecido por uma hora. Retire o pão do forno, misture todos os ingredientes do molho e regue a rosca ainda quente. Espere amornar e sirva.



segunda-feira, 18 de maio de 2015

FAROFA DE PINHÃO

Fico esperando a chegada de pinhão nas gôndolas dos supermercados por apreciar muito o sabor desta semente. Sim, o pinhão é uma semente. Ele só aparece nos meses de maio e junho e por um curto espaço de tempo. Temos que ser rápidos para fazer receitas que se enriquecem com esta delícia. Por aqui, só temos o hábito de comer pinhão cozido, mas, podemos usá-lo em muitas receitas. Nesta receita de hoje ele vem dando um sabor muito especial à farofa.



                               FAROFA DE PINHÃO



1 ½ xícara das de chá de pinhão
2 colheres das de sopa de azeite
1 cebola grande picada
1 sachê de caldo de carne
2 tomates picados em cubos pequenos
1 linguiça calabresa
2 folhas de couve cortada em tirinhas finas
½ copo de água
1 xícara das de chá de farinha de milho


Colocar o pinhão na panela de pressão, cobrir com água, colocar um pouco de sal e cozinhar por quarenta minutos, em fogo baixo, após iniciada a fervura . Deixe esfriar, descasque os pinhões e corte-os em cubos pequenos. Reserve.
Tire a pele da linguiça calabresa e pique-a em cubos pequenos. Reserve.

Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio, doure a cebola, junte o sachê de caldo de carne, a água e mexa até dissolver bem. Junte o tomate e a linguiça picados e refogue por três a cinco minutos. Após esse tempo, junte o pinhão picado e a couve em tirinhas, mexa bem e, por fim, junte a farinha de milho, mexendo para incorporar tudo. Desligue o fogo e sirva a seguir. 


segunda-feira, 11 de maio de 2015

FRANGO AO MOLHO PICANTE

Quando preparo uma receita como esta de hoje, fico pensando em como, ingredientes tão simples, podem se transformar em uma comida tão saborosa. Acredito na simplicidade em tudo, principalmente na cozinha, onde a maneira de se juntar ingredientes, transforma o simples em sofisticado. Com palavras fica difícil descrever, só mesmo experimentando para descobrir o quão delicioso é este tempero.




                             FRANGO AO MOLHO PICANTE




4 coxas com sobrecoxas de frango
3 colheres das de sopa de azeite
2 colheres das de sopa de mel
5 dentes de alho picados grosseiramente
Suco de uma laranja grande
2 limões
1 ramo de alecrim fresco, ou alecrim seco
1 colher das de sopa rasa de sal
Pimenta do reino a gosto



Tire a pele do frango e separe a coxa da sobrecoxa, reserve. Em um recipiente faça uma marinada com o suco de 1 ½ limão, o suco da laranja, o mel, o sal e a pimenta  misturando bem. Junte o frango e mexa bem, cubra e deixe descansar por no mínimo meia hora para pegar gosto. Aqueça o azeite em uma panela grande, retire o frango da marinada e refogue no óleo até dourar. Quando dourar, ficar macio junte o alecrim, o alho e a metade do limão que sobrou cortado em fatias finas. Refogue mais um pouco e depois junte a marinada. Deixe cozinhar até o frango.




segunda-feira, 4 de maio de 2015

ACELGA REFOGADA COM PIMENTÃO

Quanto mais preparo legumes e verduras, mais me encanto com o colorido que podemos dar às nossas refeições. Da mesma forma fico encantada, também, em poder brincar com os sabores e temperos. Depois de prontos os legumes e verduras vão agradar aos olhos e ao paladar. Para ficar mais interessante, hoje, a nossa receita é com uma verdura, que eu, particularmente, acho deliciosa, mas que é pouco usada. Vamos preparar acelga.





                                           ACELGA REFOGADA COM PIMENTÃO




Metade de uma acelga de tamanho médio
1 pimentão vermelho, grande
1 cebola média
2 dentes de alho
2 colheres das de sopa, bem cheia de manteiga
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Pimenta do reino a gosto


Separe as folhas da acelga lave, escorra bem e pique em fatias finas. Tire as sementes do pimentão e corte-o em fatias bem finas, no sentido do comprimento. Pique a cebola e o alho bem picadinhos. Em uma panela grande, refogue, na manteiga, o alho e a cebola, quando estiverem bem refogados, junte os pimentões e deixe refogar uns três ou quatro minutos. Depois disso, junte a acelga, o sal e a pimenta e refogue por uns cinco ou sete minutos, até que a acelga e o pimentão estejam macios. Sirva acompanhando carnes e aves.