segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ESCONDIDINHO DE ARROZ

Já conhecemos vários tipos de escondidinhos, tais como o de carne seca, de frango, de camarão, de carne moída, mas como é muito bom diversificar, o escondidinho de hoje é de arroz. Isso mesmo, escondidinho de arroz, um prato muito saboroso e que pode facilitar muito a vida de quem quer economizar tempo. Este prato também é leve e combina com as altas temperaturas da primavera. Esta receita pode ser feita, aproveitando as sobras de arroz.



                                                        ESCONDIDINHO DE ARROZ



3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 lata de ervilha
Cheiro verde a vontade
1 peito de frango médio
4 batatas cozidas
1 xícara das de chá de leite
1 colher das de sopa de sal
1 colher das de sopa de margarina
5 tomates maduros picados
2 xícaras das de chá de arroz pronto, pode ser sobras
Margarina para untar
Queijo parmesão para polvilhar.



Cozinhe os peitos de frango em água e sal, na panela de pressão por trinta minutos, contados a partir do início da fervura. Depois de cozido, escorra, reserve um pouco do caldo, espere esfriar, desosse e desfie a carne. Reserve. Bata as batas cozidas no liquidificado com o leite e um pouco do sal. Reserve. Numa panela, derreta a margarina refogue a cebola, o alho, junte o frango, os tomates, a ervilha, o caldo reservado, o sal e o cheiro verde e cozinhe até os tomates desmancharem. Unte uma forma refratária grande com a margarina e arrume o molho de frango no fundo. Espalhe o arroz por cima e cubra com o purê de batatas. Polvilhe com bastante parmesão ralado e leve ao forno. Quando dourar a superfície, tire do forno e sirva.





segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SALADA DE CALABRESA COM GRÃO DE BICO

Salada é a melhor coisa para as temperaturas altas. Ter um tempo livre para o ócio é bem vindo, principalmente quando está muito calor. Então, para podermos aproveitar a ambos vamos fazer uma receita de salada que contenha todos os ingredientes e que possa ser considerada uma refeição única e completa. Para enriquecer, ainda mais, vamos acrescentar grão de bico, que é uma leguminosa que normalmente não é muito utilizada.




                                        SALADA DE CALABRESA COM GRÃO DE BICO




2 gomos de linguiça calabresa
1 caixa de grão de bico em conserva
½ cenoura ralada
1 colher das de sopa de alcaparras
1 colher das de sopa de azeitonas verdes
½ xícara das de chá de cheiro verde picado
1 cebola pequena picada
3 colheres das de sopa de azeite extra virgem
5 colheres das de sopa de vinagre
1 colher das de chá de sal

Tire a pele da linguiça, coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo até levantar fervura, desligue o fogo, escorra a água, deixe esfriar, corte em quadradinhos e coloque em uma tigela. Escorra a água do grão de bico e junte à calabresa. Rale a cenoura, no ralo grosso e coloque na tigela também. Junte as alcaparras, as azeitonas, o cheiro verde e a cebola. Tempere com o sal, o vinagre e o azeite, misture tudo muito bem e sirva com arroz branco.










segunda-feira, 10 de novembro de 2014

BOLO NEGA MALUCA

Esta receita faz parte da série relembrando a infância. Faz tanto tempo que eu a conheço, que nem me lembro da primeira vez que experimentei este bolo delicioso. Lembro-me, apenas, da receita passando de mão em mão pela vizinhança e todas as donas de casa fazendo o bolo para o café da tarde. Sim, na minha infância tinha café da tarde, e como era bom quando minha mãe interrompia a nossa brincadeira nos chamando para saboreá-lo. A receita é simples e deliciosa


                                                  BOLO NEGA MALUCA



Para o bolo:
3 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de óleo
1 xícara das de chá de água fervendo
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara das de chá de chocolate em pó
1 colher das de sopa de fermento em pó

Para o glacê:
4 colheres das de sopa de leite
½ xícara das de chá de chocolate em pó
1 colher das de sopa de manteiga
1 xícara das de chá de açúcar

Bolo:
Bata no liquidificador o açúcar, o óleo, a água fervendo e os ovos. Coloque a mistura numa tigela e junte o chocolate em pó, a farinha de trigo e o fermento. Mexa até ficar tudo bem misturado. Coloque a massa em assadeira retangular untada e enfarinhada e leve a assar por trinta minutos, ou até que enfiando um palito, este saia limpo.

Glacê:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, brado, mexendo até ferver e engrossar um pouco. Coloque o creme quente sobre o bolo quente, ainda na assadeira. Deixe esfriar e corte em quadrados.




segunda-feira, 3 de novembro de 2014

COUVE FLOR BEM ACOMPANHADA

Variar sempre é o lema da gastronomia, então se torna necessário colocar a imaginação para funcionar e ir misturando sabores e temperos. Nossa receita de hoje tem como principal ingrediente a couve flor, que vem muito bem acompanhada de presunto e molho branco. A noz-moscada será responsável pelo sabor exótico, que faz toda a diferença. Para esta receita ficar light é só trocar o leite comum por desnatado.



                                                 COUVE FLOR BEM ACOMPANHADA



1 couve flor  de tamanho médio cozida
100 gramas de presunto fatiado e picado
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados e picados
3 colheres das de sopa de azeite
250 ml de leite
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
1 colher das de café rasa de noz-moscada ralada



Depois de cozida e fria, separe a couve flor em buquês. Doure no azeite a cebola e o alho, junte o presunto e refogue um pouco. Junte a couve flor e o sal e refogue novamente. Em outra vasilha, misture o leite com a farinha, mexa bem e junte à couve flor e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Junte a noz-moscada, mexa bem e sirva a seguir.