segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BERINJELA RECHEADA


Mesmo no calor, legumes refogados ou assados sempre podem aparecer em algumas refeições para quebrar a rotina de saladas. Pode sem sombra de dúvida complementar a refeição que é acompanhada de salada. Devido ao tempo quente ser predominante na maioria dos meses aqui no nosso país tropical, muitas vezes, variar a salada se torna uma tarefa quase impossível, e é aí que podemos introduzir legumes assados e refogados ao cardápio como deliciosas opções.
A receita de hoje é com berinjela e por ser feita no forno ajuda nas dietas para perda de peso.

 
 

                                                 BERIJELA RECHEADA

 

2 berinjelas médias
1 cenoura ralada no ralo grosso
50 gramas de bacon cortado em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho bem picados
1 colher das de sobremesa rasa de sal
4 colheres de sopa de azeite
Queijo parmesão ralado no ralo grosso

 

Lave as berinjelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento, salpique-as com sal. Coloque-as dentro de um saco plástico e borrife com água. Enrole a boca do saco sem amarrar para que ele infle com o vapor, coloque num refratário ou vasilha para micro-ondas e cozinhe por oito a dez minutos. Retire do forno, com cuidado e deixe esfriar. Quando fria, retire, com uma colher, a polpa com cuidado para não romper a casca. Reserve as cascas e pique a polpa bem picadinha. Numa panela, coloque o bacon para fritar em fogo lento. Quando estiver corado, junte duas colheres de azeite, a cebola e o alho e refogue, junte a cenoura, deixe uns dois minutos para que murche um pouco, adicione a polpa da berinjela, o sal e refogue mais um pouco. Desligue o fogo e reserve. Num refratário untado com duas colheres das de sopa de azeite, coloque as metades das berinjelas uma ao lado da outra e recheie com a polpa refogada. Salpique com parmesão ralado e leve ao forno por quinze minutos para gratinar.






 

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ARROZ NEVADO


Quando eu vi esta receita jurei que não ia ficar boa, pensei que ficaria tudo bem unido, grudado mesmo. Porém, como o que parece que não vai dar certo sempre é uma tentação, resolvi experimentar e ficou simplesmente maravilhosa. É uma receita para fazer bonito em qualquer festa, jantar ou reunião acompanhando carnes brancas ou vermelhas. Complemente com salada de folhas da sua preferência..   

 

                         

                                         ARROZ NEVADO

 

2 colheres das de sopa de azeite
½ cebola picada
1 dente de alho picado
2 xícaras das de chá de arroz
1 sache ou tablete de caldo de legumes
4 xícaras das de chá de água
1 colher das de sobremesa rasa de sal
200 gramas de presunto cortado em cubinhos
100 gramas de cogumelos fatiados
1 lata de ervilha escorrida
1 cenoura ralada no ralo grosso
4 gemas
1 xícara das de chá de creme de leite
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
Uma pitada de noz-moscada ralada
Cheiro verde picado a gosto
4 claras batidas em neve
1 pitada de sal
1 xícara das de chá de maionese
Queijo parmesão ralado para salpicar
Margarina para untar

 

Dissolva o caldo de legumes na água quente e reserve. Numa panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, junte o arroz, refogue mais um pouco. Acrescente o caldo de legumes e o sal. Espere levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe o arroz até secar toda a água. Desligue o  fogo e, na própria panela, misture muito bem o presunto em cubinhos, o cogumelo cortado em lâminas, a cenoura, o creme de leite, as gemas,o queijo parmesão ralado, a noz-moscada, a ervilha e o cheiro verde. Unte um refratário grande com a margarina e despeje o arroz. Numa tigela, bata as claras em neve, misture-as delicadamente com a pitada de sal e a maionese. Espalhe esta mistura sobre o arroz, misture ligeiramente e polvilhe queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido por quinze a vinte minutos, ou até dourar.



 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PEIXE A POMPADOUR

Férias de verão chegando ao seu final, a chuva já nem atrapalha tanto e dá aquela vontade de ficar brincando com as crianças, para aproveitar este contato o máximo possível. Não podemos nos entreter na cozinha por longos períodos, por isso, seguimos com receitas bem fáceis para sobrar mais tempo para apreciar cada minuto com os filhos. Logo todos voltam para a rotina e é preciso aproveitar todos os instantes juntos. Hoje segue uma receita feita com peixe, que faz bem para a saúde e tem poucas calorias para ajudar a perder os indesejados quilinhos extras adquiridos nas recentes festas.



                                                        PEIXE A POMPADOUR


1 quilo de filé de peixe de sua preferência
1 envelope de sopa de cebola
2 colheres das de sopa de maionese
250ml de leite
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de chá de sal
Manteiga ou margarina para untar
Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar


Numa panela, em fogo baixo, derreta a margarina, junte a farinha de trigo, mexa até incorporar, adicione o leite a colher de chá de sal e continue mexendo até virar um mingau. Unte uma forma refratária com manteiga ou margarina. Lave os filés de peixe e passe-os pela sopa de cebola e coloque, formando uma camada de peixe no refratário untado. Sobre cada filé passe uma camada fina de maionese e sobre ela o molho branco. Vá alternando as camadas de filé, maionese e molho branco, terminando com o molho. Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno por trinta minutos.


 





GELADO DE MANGA


A manga é uma fruta bem brasileira e que deve ser sempre aproveitada de formas variadas. Ela é tão versátil que pode ser servida em receitas doces, como é o caso da nossa sugestão de hoje, como também, fica perfeita numa salada, que já foi passada aqui, acompanhando rúcula.. É excelente para os dias quentes de verão com  cor e  sabor bem tropicais. Esta receita pode ser servida em um só recipiente ou  em taças decoradas com tirinhas de manga. Aposto todas as minhas fichas que vai ser um enorme sucesso.

 
 

                                               GELADO DE MANGA

 

 

1 manga grande sem fio
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro
3 claras
3 colheres das de sopa de açúcar
 


Primeiramente bata as claras em neve, junte o açúcar e bata até formar picos firmes.
Coloque no liquidificador a manga picada em pedaços pequenos, o leite condensado e o creme de leite e bata por cinco minutos, para que vire um purê. Junte este purê às claras em neve e misture delicadamente até que tudo seja bem incorporado. Leve para gelar por no mínimo seis horas antes de servir.