segunda-feira, 26 de junho de 2017

BISCOITO DE COCO QUEIMADO

Com a chegada do inverno, tomar um chá quente fica muito convidativo. O chá bem quentinho, de um sabor de nossa preferência fica ainda melhor, se acompanhado de um biscoito, uma bolachinha. Para economizar e ter um alimento mais saudável, podemos fazer nossas bolachinhas. Esta receita é fácil e fica deliciosa. Você pode guardá-las em potes bem fechados e consumir todo dia.




                     BISCOITO DE COCO QUEIMADO



200 gramas de amido de milho
5 colheres das de sopa de farinha de trigo
5 colheres das de sopa de açúcar
1 xícara das de chá de manteiga
3 colheres das de sopa de coco ralado queimado (pode-se substituir pelo coco branco)
Manteiga para untar a forma
Farinha de trigo para polvilhar a forma


Em um recipiente, coloque o amido de milho, a farinha, o açúcar e a manteiga. Misture bem. Trabalhe a massa até a massa ficar lisa. Enrole bolinhas, achate-as um pouquinho e coloque em assadeira untada de manteiga e polvilhada de farinha de trigo. Se quiser aperte as bolinhas com um garfo para ficarem com desenho. Leve ao forno pré-aquecido (180 a 200 graus) por cerca de 15 a 20 minutos.









segunda-feira, 19 de junho de 2017

CALDO DE ABÓBORA COM GORGONZOLA

Para aquecer esse inverno.



CALDO DE ABÓBORA COM GORGONZOLA



700 gramas de abóbora madura
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado e picado
3 colheres das de sopa de azeite
1 colher das de chá rasa de sal (pouco sal porque o queijo é salgado)
250 ml de água
1 colher das de sopa de farinha de trigo, dissolvida em ¾ de xícara das de chá de água.
170 gramas de queijo gorgonzola


Descasque e corte a abóbora em cubos pequenos. Em uma panela, refogue no azeite, o alho e a cebola, junte a abóbora picada, o sal e cozinhe até que a abóbora esteja completamente dissolvida. Coloque esse refogado no liquidificador, junte 250 ml de  água e o gorgonzola e bata até ficar homogêneo. Volte essa mistura para a panela e deixe ferver. Coloque, então, a farinha de trigo dissolvida na água e vá mexendo até ferver e engrossar.



segunda-feira, 12 de junho de 2017

BATATA DOCE COM ERVAS

Uma boa parte das pessoas, na qual eu me encaixo, raramente consome batata doce em uma receita salgada. Só conhecemos a batata doce frita ou em doces. Mas, ela pode aparecer de outras formas. Trazemos, abaixo, uma sugestão numa versão de forno. Essa receita fica maravilhosa e é muito simples de fazer.



                            BATATA DOCE COM ERVAS



1 batata doce grande
Água
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
Pimenta do reino a gosto
Ervas (alecrim, orégano, salsinha, manjericão, cominho, etc.).
Azeite de oliva



Coloque a batata, com a casca em uma panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo, quando abrir fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Espere sair a pressão, retire a batata descasque e corte em quadrados de 2cm mais ou menos. Coloque a batata em um refratário untado com azeite de oliva, salpique com o sal, e a pimenta, junte as ervas e jogue por cima bastante azeite de oliva. Leve ao forno e asse por 25 a 30 minutos.







domingo, 4 de junho de 2017

DOCE DE ABÓBORA CRSITALIZADO

Já estamos no meio do ano e junho é mês de festa junina. Todas aquelas delícias, os doces, os salgados deliciosos e as danças tão típicas. Como é bonita e deliciosa esta tradicional festa tipicamente caipira. Pegando carona neste folclore, trazemos hoje uma versão de um doce que não pode faltar nas festas juninas.



                      DOCE DE ABÓBORA CRISTALIZADO



2 ½ quilo de abóbora madura cortada em quadrados grandes
3 colheres das de sopa de cal virgem para culinária

Para a calda:
1 litro de água
3 ½ quilos de açúcar refinado
1 quilo de açúcar cristal fino para passar o doce

Coloque a abóbora picada em uma vasilha, cubra com água e junte a cal virgem e deixe por 40 minutos. Lave bem os pedaços em água corrente, fure-os com um garfo e coloque numa panela, cubra com água fria e leve ao fogo até levantar fervura, desligue e escorra a água imediatamente. Em outra panela, coloque um litro de água com um quilo e meio de açúcar e ferva por 10 minutos. Junte a abóbora na calda. Ferva por 10 minutos. Desligue o fogo e reserve até o dia seguinte. Repita o processo por mais dois dias, adicionando a cada dia ½ quilo de açúcar. No quarto dia, retire a abóbora da calda. Meça a quantidade de líquido que ficou na panela e coloque igual quantidade de açúcar (exemplo, um canecão de calda, um canecão de açúcar). Recoloque a abóbora nessa calda e deixe ferver até espumar bem (a abóbora deve estar bem brilhante). Transfira os pedaços de abóbora para uma peneira, para escorrer um pouco. Com os pedaços ainda quentes (temperatura suportável para pegar com a mão) passe-os pelo açúcar cristal fino por todos os lados. Guarde ao ar livre sem tampar, apenas cubra com papel toalha.