segunda-feira, 27 de julho de 2015

COSTELINHA COM MOLHO BARBECUE

A receita deste domingo é uma sugestão para o dia dos pais que já está chegando. Nossos queridos pais merecem um carinho em forma de uma comidinha especial. Que tal dar uma folga para ele nesse dia? Vamos deixar a churrasqueira apagada e preparar essa costelinha de porco maravilhosa, enquanto o papai lê o jornal ou aproveita para dar um passeio.



                 COSTELINHA COM MOLHO BARBECUE




3 quilos de costelinha de porco inteira, sem separar os ossos.
2 colheres das de sopa de sal
1 cebola pequena picada
3 colheres das de sopa de azeite de oliva
½ xícara das de chá de vinagre branco
½ xícara das de chá de açúcar mascavo
2 xícaras das de chá de ketchup
½ xícara das de chá de água
4 colheres das de sopa de molho inglês
1 folha de louro
1 colher das de sopa de páprica picante
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparando a costelinha:

Ferva dois litros de água. Enquanto isso lave as costelinhas, espalhe o sal por toda a carne, coloque numa panela e cubra com a água fervente. Deixe ferver por cinco minutos. Escorra a água e coloque a costelinha numa assadeira grande, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido, fogo baixo (180 graus) por quarenta minutos.


Preparando o molho:


Refogue a cebola no azeite. Acrescente o vinagre, o açúcar mascavo e mexa até dissolver. Acrescente o ketchup, o louro, a páprica picante, o molho inglês, a água e cozinhe por mais ou menos dez minutos, até o molho engrossar. Tempere com sal, pimenta, coe e reserve. Após as costelinhas estarem por quarenta minutos no forno, retire o papel alumínio e pincele as costelinhas dos dois lados com o molho. Aumente a temperatura do forno para 200 graus e asse por mais vinte e cinco minutos. Depois desse tempo, pincele novamente com o molho e deixe assar por mais quinze minutos. Repita esse processo mais uma vez deixando assar mais quinze minutos. Sirva a seguir acompanhada de arroz, purê de batatas e salada de folhas



segunda-feira, 20 de julho de 2015

CONSERVA DE PIMENTA DEDO DE MOÇA

Ciente que a pimenta dedo de moça está em plena colheita, isso significa duas coisas: a primeira é que a pimenta está bonita, grande e vermelhinha; a segunda e, mais importante, está com ótimo preço.
Toda refeição acompanhada de pimenta fica extremamente saborosa, isso é sabido, e para mantermos esse sabor além da temporada de colheita, faremos hoje uma conserva de pimenta.



                CONSERVA DE PIMENTA DEDO DE MOÇA




300 gramas de pimenta dedo de moça
3 cebolas pequenas cortadas em gomos
6 dentes de alho grandes fatiados em fatias grossas
1 colher das de sopa de açúcar
1 colher das de sobremesa de sal
Orégano a gosto
1 ½ copo (de requeijão) de vinagre branco (375 ml)
1 copo (de requeijão) de água (250 ml)


Lave as pimentas, corte-as ao meio e retire as sementes. Corte-as em pedaços médios. Reserve.  Em uma panela, misture a água, o vinagre, o açúcar o sal e o orégano. Leve ao fogo, quando ferver junte as pimentas, o alho e a cebola. Quando ferver novamente desligue, deixe esfriar e coloque em pote de vidro esterilizado. Deixe curtir alguns dias antes de usar.





terça-feira, 14 de julho de 2015

SOPA COM CARNE SECA E BATATA

Com todo este frio que anda fazendo, não tem coisa melhor do que comer uma sopa bem quentinha e saborosa. Então, vamos colocar mãos a obra e confeccionar uma sopa bem nutritiva. Esta sugestão de receita é bem fácil de preparar, leva ingredientes de custo reduzido e fica maravilhosa. Acompanhe com pães ou torradas e, porque não, uma taça de vinho?




                                         SOPA COM CARNE SECA E BATATA




500 gramas de carne seca
2 batatas grandes
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres das de sopa de azeite
1 pimentão vermelho
3 tomates
1 copo de (250 ml) de água
Cheiro verde





Lave e pique a carne seca. Ferva e jogue a água fora por duas vezes. Coloque a carne na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 1 hora, em fogo baixo, após começar a ferver. Deixe a panela amornar, escorra a água, retire as gorduras da carne e desfie. Reserve. Pique a cebola e o alho e refogue no azeite, junte as batas descascadas e cortadas e m cubos, a água, os tomates picados e o pimentão picado e cozinhe, com a panela tampada por quinze minutos. Junte a carne seca e cozinhe por mais uns cinco minutos, prove e acerte o sal. Salpique o cheiro verde. Sirva em seguida.









segunda-feira, 6 de julho de 2015

FRANGO À MODA CAMPONESA

O mês de junho se foi e com ele todas as calorias das comidinhas típicas. Bateu aquele peso na consciência? Ou seria  na balança? Para diminuir esta culpa, hoje temos que partir para alguma coisa mais leve. Essa receita, além de leve para o estomago e também para o bolso. É fácil de fazer, embora, de uma maneira meio diferente. E, o principal, é uma delícia.



                            FRANGO À MODA CAMPONESA




01 frango e tamanho médio
3 colheres das de chá cheias de sal
1 pitada de pimenta branca moída
4 cravos-da-índia
1 maçã fugi pequena
¼ de xícara das de chá de óleo
2 cebolas médias descascadas e cortadas em gomos finos
2 cenouras médias sem as cascas e cortadas em rodelas
1 alho-poró médio em rodelas
1 maço de ervas de sua preferência ou alecrim, manjericão, tomilho
3 grãos de pimenta do reino inteiros
1 sachê de caldo de frango
1 xícara das de chá de vinho branco


Lave bem o frango e tempere-o com o sal e a pimenta branca moída. Espete os cravos na maçã e coloque dentro do frango. Aqueça o óleo em uma panela grande e que caiba tampada no seu forno, coloque o frango no óleo quente e frite virando de vez em quando por uns 25 minutos. Depois desse tempo, retire a maior parte do caldo que se formou na panela deixando só umas quatro colheres de sopa. Junte as cebolas, as cenouras, o alho-poró, o maço de ervas, os grão de pimenta inteiros, o caldo de frango e o vinho. . Deixe cozinhar até ferver. Retire do fogo. Tampe a panela e leve ao forno preaquecido por uma hora. Retire do forno, e arrume-o numa travessa com os legumes. Coe o molho que ficou na panela e volte ao fogo por mais vinte minutos para encorpar um pouco. Sirva sobre o frango.