quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

 
 
FELIZ ANO NOVO 
 
 
 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

SORVETE DE MARACUJÁ

Eu disse que o tempo passa rapidamente e o Natal já está aí batendo à nossa porta.  Como o clima está bem quente, afinal estamos no verão, vou sugerir hoje uma receita de sorvete. Para deixa-la bem tropical, a fruta escolhida é o maracujá. A época, contudo, pede sofisticação e  requinte, então, que tal sorvete de maracujá com ganache de chocolate?
Se ele for decorado com morangos, cerejas, damascos, vai ser devorado com os olhos e degustado com prazer.
 
 
Deixo a todos os leitores destas receitas os votos de um NATAL santo e cheio de infinitas bênçãos.
 
 
 
                                       SORVETE DE MARACUJÁ
 
1 lata de leite condensado
1 lata (use a lata de leite condensado como medida) de suco de maracujá concentrado
2 caixas de creme de leite 250ml
2 claras batidas em neve
400 gramas de chocolate ao leite
4 colheres das de sopa de conhaque
Morangos, cerejas damasco para decorar.
 
Bata, no liquidificador a lata de leite condensado por dois minutos. Junte o suco de maracujá e uma caixa de creme de leite e bata mais um pouco. Transfira para uma tigela e acrescente as duas claras batidas em neve, delicadamente. Separe um terço do chocolate ou 100 gramas, pique em pedacinhos e incorpore ao creme. Despeje a mistura em uma forma retangular alta (tipo para bolo inglês) ou outra retangular alta, forrada com papel alumínio. Deixe no freezer até o dia seguinte. No momento de servir, prepare um molho: derreta o restante do chocolate picado em banho-maria ou no micro-ondas, acrescente a outra caixa de creme de leite e o conhaque. Desenforme o sorvete de maracujá, cubra com o molho de chocolate e decore a gosto. Sirva em seguida.
 
 
 


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SALADA PRIMAVERA

 Ótima sugestão para as festas.


                      SALADA PRIMAVERA

 
300 gramas de queijo prato cortado em palitos
1 pepino, cortado em formato de tiras compridinhas
3 batatas cozidas e cortadas no sentido do comprimento como palito
1 pimentão verde cortado em tirinhas bem fininhas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas bem fininhas
2 tomates cortados no sentido do comprimento em gomos
1 cebola cortada em tirinhas
2 ovos cozidos e cortados no sentido do comprimento
Suco de um limão
1 colher das de sopa bem rasa de sal
1 xícara das de chá de maionese
 
Numa tigela ou travessa, misture todos os ingredientes, tempere com o sal, o limão e a maionese e deixe na geladeira até o momento de servir. Para levar à mesa enfeite com folhas verdes, pimentas vermelhas ou tomates cerejas.



 
 
 
 
 
 
 
 
 


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ARROZ COM CHAMPANHE

Já tivemos como sugestões para as ceias de final de ano, as receitas de lasanha de camarão, bolo gelado e lagarto da madrinha, então hoje chegou a vez do arroz nosso de cada dia, que deverá vir vestido com roupa de festa. Como a bebida mais tradicional desta época é a champanhe, que tal juntar estes dois ingredientes para fazer uma receita maravilhosamente deliciosa? Confiram como o arroz pode se sofisticar neste prato e combinar perfeitamente com as outras delícias das ceias que encerram mais um ano. Além de tudo ela é de fácil preparo e custa baratinho.
 
 
                                             ARROZ COM CHAMPANHE
 
 2 xícaras das de chá de arroz
2 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
1 cebola pequena picada
1 xícara das de chá de cogumelos picados
1 litro de água
2 sachês de caldo de galinha em pó
100 gramas de mussarela picada em cubos
2 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado
½ xícara das de chá de champanhe
 
 
Leve a manteiga ou margarina ao fogo e doure a cebola. Junte o arroz e mexa até fritar bem. Adicione os cogumelos o caldo de galinha e a água e deixe ferver em fogo baixo. Quando secar, adicione o champanhe e deixe por mais cinco minutos. Desligue o fogo e, com um garfo, acrescente, misturando levemente, a mussarela. Coloque em uma travessa, polvilhe o queijo parmesão ralado e sirva imediatamente.
 
 
 
 


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

LAGARTO DA MADRINHA


Seguimos com as receitas para as festas que já estão muito próximas. O tempo passa muito rapidamente e precisamos nos preparar. Esta receita de hoje é com carne bovina, para quem deseja fugir do tradicional tender e leitoa. Ela é bem requintada e não vai deixar de fazer bonito na mesa da sua ceia. O nome é lagarto da madrinha, não sei o motivo deste nome, mas a madrinha devia ser uma ótima cozinheira.

 

                                                LAGARTO DA MADRINHA

 

 

1 kg de lagarto
1 colher das de sopa de sal
2 folhas de louro
3 dentes de alho
¼ de copo americano de vinagre (100 ml)
4 colheres das de sopa de óleo
1cebola picada
2 tomates picados
1 litro de água
100 gramas de presunto fatiado
100 gramas de mussarela fatiada
1 lata de creme de leite
150 gramas de cogumelos fatiados
 

Lave bem o lagarto, fure-o com o auxílio de uma faca. Coloque-o em uma vasilha funda e tempere com o sal, o louro, o alho, o vinagre, cubra e deixe tomar gosto até o dia seguinte. Numa panela de pressão, aqueça o óleo e doure o lagarto de todos os lados. Junte os tomates e a cebola refogue mais um pouco, junte a água e um pouco do molho do tempero, mais ou menos quatro ou cinco colheres das de sopa, tampe a panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, e cozinhe por quarenta minutos. Abra a panela e com cuidado coloque o lagarto em um refratário. Faça fatias no lagarto, sem chegar até o final, de um em um centímetro. No meio de cada fatia coloque meia fatia de presunto e meia fatia de mussarela. Ferva o molho que sobrou, junte os cogumelos, desligue o fogo e junte o creme de leite. Coloque sobre o lagarto e leve ao forno para gratinar por dez a quinze minutos.