segunda-feira, 28 de maio de 2012

BERINJELA À PORTUGUESA

O legume que é um dos mais versáteis, em minha opinião, volta hoje em mais uma receita excelente para acompanhar e complementar qualquer refeição. Esta receita pode ser servida com carnes de bovino, de suíno, de peixe ou outras. Ousaria dizer que ela pode muito bem acompanhar o arroz e feijão do dia a dia sem fazer feio. Já ia me esquecendo de dizer que ela é de berinjela, meu legume queridinho porque permite uma variação muito grande no preparo e combina com muitos ingredientes o que a faz perfeita tanto para o verão como para o inverno. Como o friozinho já chegou hoje a sugestão de receita leva bacon para se servida quente e aquecer.



                                                 BERINJELA A PORTUGUESA





2 berinjelas
1 colher das de sobremesa de sal
100 gramas de bacon picado em cubos
1 pimentão pequeno picado
3 tomates picados
Pimenta do reino a gosto
Cheiro verde picado a gosto
2 colheres das de sopa de farinha de rosca
2 ovos cozidos e cortados em rodelas
6 colheres das de sopa de azeite


Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento. Cozinhe em água com um pouco de sal até ficar mole sem se desmancharem. Se preferir, cozinhe no microondas dentro de um saco plástico, por oito a dez minutos. Tire do fogo, escorra bem e deixe esfriar. Retire a polpa das metades de berinjela com cuidado para não romper a casca. Reserve as metades das cascas e pique a polpa. Em uma panela frite o bacon, em fogo moderado, até soltar a gordura. Acrescente a polpa da berinjela, o pimentão e o tomate. Tempere com o sal, a pimenta e o cheiro verde. Mexa bem e refogue até os tomates derreterem. Coloque as cascas de berinjela numa forma refratária. Recheie com a mistura preparada de polpa de berinjela e polvilhe com a farinha de rosca. Enfeite com as rodelas de ovos e regue com o azeite. Leve ao forno até dourar. Sirva quente.





segunda-feira, 21 de maio de 2012

PEIXE AO FORNO COM MOLHO DE TOMATE E IOGURTE

Comida saudável é sempre bem-vinda, especialmente depois de datas festivas em que excessos são cometidos. Nada melhor, depois das guloseimas da nossa tradicional festa de São Benedito em conjunto com o dia das mães, deixarmos as calorias de lado e partirmos para uma refeição bem leve. Pensando nessa necessidade, neste domingo, vamos fazer uma receita com peixe que é a carne mais saudável de todas, na opinião dos especialistas em nutrição. A grande comodidade oferecida por esta receita é o seu preparo, que podemos classificar como facílimo. E, para finalizar, tem baixo custo. Como poderia ser mais perfeita?




                                PEIXE AO FORNO COM MOLHO DE TOMATE E IOGURTE





750 gramas de filé de peixe de sua preferência.
1 xícara de polpa de tomate
1 colher das de sopa rasa de sal
3 colheres das de sopa de salsa picadinha
1 pote de iogurte natural com 200 ml
Azeite parta untar





Aqueça o forno por aproximadamente dez minutos. Lave bem os filés de peixe. Unte uma forma refratária com o azeite e coloque os filés de peixe sem nenhum tempero e leve ao forno já quente por dez minutos. Enquanto isso, numa vasilha, tempere a polpa de tomate com o sal, misture a salsa e o iogurte e misture bem. Retire o refratário com o peixe do forno e despeje sobre os filés o molho preparado. Volte ao forno por mais vinte minutos ou até que esteja assado. Está pronto para servir. Pode-se servir acompanhado de arroz branco e uma salada de legumes ou de folhas verdes.









segunda-feira, 14 de maio de 2012

BRIGADEIRO

Hoje é um dia especialmente importante de homenagens às nossas queridas mães. É claro que devemos nos dedicar a elas todos os dias, mas ter um dia especial para isso é mais do que justo. Podemos aproveitar para fazer coisas para ela que sempre gostaríamos, mas a correria do dia a dia não nos permite. Uma receita que agrada a todos e que até uma criança pode fazer é nossa sugestão de hoje. Os ingredientes são fáceis e acho que a maioria das pessoas tem no armário da cozinha. Vamos fazer brigadeiro para a mamãe? O que mais dificulta no preparo desta receita é acertar o ponto de enrolar para que não fique nem muito mole e nem muito duro. Vou passar duas maneiras de preparo: no fogão tradicional e no microondas. Surpreenda e adoce o dia de sua mãe. Desejo que o dia de todas as mães seja muito especial. Parabéns a todas.


                                                     BRIGADEIRO


Ingredientes:

Observação: Os ingredientes são os mesmos para o fogão convencional ou para o microondas

1 lata de leite condensado
2 colheres das de sopa de manteiga
2 colheres das de sopa de chocolate ou achocolatado em pó
200 gramas de chocolate granulado

No fogão tradicional:

Numa panela misture o leite moça com a manteiga e o chocolate ou achocolatado. Leve ao fogo moderado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Para acertar o ponto faço o seguinte: quando colocar a panela no fogo marque no relógio dez minutos e desligue após este tempo. Retire do fogo, passe para um prato previamente untado com manteiga, deixe esfriar. Pegue pequenas porções usando uma colher das de chá como medida, enrole em bolinhas, passe-os pelo chocolate granulado e coloque em forminhas de papel.

No forno de microondas:

Num refratário derreta primeiramente a manteiga por quarenta ou cinquenta segundos. Tire do forno, com cuidado, e junte o leite condensado e o chocolate ou achocolatado misture bem e volte ao forno microondas e cozinhe por 5 minutos. Retire com cuidado e mexa para ver se está no ponto. Se estiver mole volte ao microondas por mais dois minutos. Deixe esfriar no próprio refratário e enrole como indicado acima.



segunda-feira, 7 de maio de 2012

ROLINHO DE FRANGO E PRESUNTO

Mês de maio é muito especial. As temperaturas caem, acontece a nossa tradicional festa de São Benedito e comemoramos o dia de nossas queridas mães. É bom podermos prestar nossa homenagem a quem sempre nos dedicou tanto carinho. Este ano o dia das mães vai coincidir com o encerramento da nossa tradicional “festa do treze”e em todos os lares as famílias se reunirão para um almoço mais que especial para festejá-las. Para esta refeição comemorativa, a receita de hoje é de peito frango recheado. Vamos caprichar para agradar quem sempre fez muito por nós, como uma singela forma de agradecimento.



                                   ROLINHO DE FRANGO E PRESUNTO



4 filés de frango
4 fatias de presunto
1 xícara das de chá de queijo prato ralado fino
½ xícara das de chá de queijo prato ralado grosso
3 ramos de alecrim fresco ou desidratado
¾ de xícara das de chá de farinha de rosca
2 ovos ligeiramente batidos
1/3 de xícara das de chá de manteiga
1 colher das de sopa de óleo
1/2 colher das de sopa de sal



Bata cada filé de frango com o batedor de carne até obter uma espessura uniforme. Corte as fatias de presunto ao meio e coloque as duas metades dentro de cada filé. Espalhe três colheres das de sopa de queijo prato ralado fino e algumas folhas de alecrim. Enrole os filés de frango com cuidado e prenda cada rolinho com um palito. Coloque a farinha de rosca num prato. Passe cada rolinho nos ovos batidos e, em seguida, na farinha de rosca. Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente o óleo. Doure os rolinhos, dois de cada vez, de todos os lados, abaixe o fogo e junte 1 xícara das de chá de água e cozinhe por quinze minutos, até que o frango fique bem cozido. Escorra os rolinhos, retire cuidadosamente os palitos, transfira-os para um refratário ou assadeira e polvilhe com o queijo prato ralado grosso. Leve ao forno preaquecido para gratinar.