segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FRANGO COM CREME DE MILHO

Todas as vezes que mulheres se reúnem é regra a troca de receitas. Numa dessas reuniões gostosas, numa tarde de domingo, na acolhedora chácara, da minha amiga Lucinéia Baldessini, que é uma cozinheira de mão cheia, nos foi oferecido um frango delicioso e ela, generosamente, compartilhou a receita. É uma receita extremamente fácil, daquelas que deixa quem cozinha livre do fogão rapidinho. Excelente para ser feita tanto para a correria do dia a dia ou simplesmente para ter mais tempo livre nos finais de semana. Apenas lendo os ingredientes já dá para saber que ela fica deliciosa. Para quem não gosta de milho, pode retirar este ingrediente sem problema e substituir por queijo gorgonzola como sugerido abaixo .


               

                              FRANGO COM CRREME DE MILHO



1 quilo de filé de peito de frango
1 envelope de sopa de cebola
1 lata de milho com a água
1 copo de requeijão cremoso
1 lata de creme de leite
1/2 colher das de sopa rasa de sal
Margarina para untar
Queijo parmesão para gratinar


Lave bem os filés de frango e tempere com o sal. Unte um refratário com a margarina e arrume os filés de frango um ao lado do outro. Reserve. Coloque no liquidificador a lata de milho juntamente com a água, a sopa de cebola, o requeijão e o creme de leite e bata bem, até que tudo se incorpore. Coloque esta mistura sobre os filés de frango e salpique parmesão ralado a gosto. Cubra com papel alumínio e leve ao forno, fogo alto, por quarenta a cinqüenta minutos.

Para substituir o milho, coloque 50 gramas de queijo gorgonzola e ½ copo de água, o resto da receita é feita do mesmo jeito.





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BAURU DE SOPA DE EBOLA

Fazer pão não tem segredo, farinha, leite ou água, ovos e fermento biológico, unindo a estes itens outros ingredientes teremos pão de mandioca, de cará, de mandioquinha, de beterraba, e outros. Aparece, então, uma receita de um lanche, que leva sopa de cebola na massa de pão. A curiosidade para novidades de sabores me empurrou para testá-la rapidamente e o resultado foi muito bom. O recheio também que é de bauru e leva presunto, mussarela, tomate e cebola, inova na maneira que o tomate e a cebola, são usados em fatias bem finas. Posso garantir que o resultado é um lanche bem gostoso.



                                     BAURU DE SOPA DE CEBOLA


Para a massa:

1 copo (americano 180ml) de leite morno
1 tablete de fermento biológico (15g)
½ pacote de sopa de cebola
½ quilo de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Para o recheio

250 gramas de presunto fatiado
250 gramas de mussarela fatiada
2 tomates cortados em rodelas bem finas
2 cebolas grande cortadas em rodelas bem finas
Orégano a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto

Massa:

Misture todos os ingredientes e amasse bem até virar uma bola. Deixe crescer por uma hora. A massa não pode ficar muito seca, deve ficar macia, para poder ser aberta com o rolo facilmente.
Depois de crescida, divida a massa em duas partes, abra cada uma com o rolo, e recheie, com uma camada de presunto, outra de mussarela, outra de tomate, temperado com um pouco de sal, a cebola, o orégano e regue tudo com azeite. Enrole como um rocambole. Pincele com gema e leve a assar em forno pré-aquecido por quarenta minutos mais ou menos ou até que esteja corado.


 






segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BOLO DE LARANJA

Existem receitas que fazem muito sucesso. Aquelas que quando você oferece todos elogiam e pedem para compartilharmos. Com este bolo é assim. Ele possui um sabor especial. O gosto da laranja, que é usada com a casca, dá um toque acre, que misturado aos sabores exóticos da canela e do mel fazem-no delicioso aos paladares mais exigentes. Com uma calda de laranja, ele fica bem molhadinho e apropriado para estes dias quentes, porque é muito mais gostoso se servido gelado. Minha professora de ginástica Lidiane Mazer experimentou elogiou e pediu a receita, então lá vai:





                                            BOLO DE LARANJA

Para o bolo:

01 laranja
02 xícaras das de chá de açúcar
02 xícaras das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de óleo
4 ovos
1 colher de fermento em pó
½ colher das de chá de canela em pó
1 colher das de chá de mel

Para a calda:

1 xícaras das de chá de suco de limão
2 colheres das de sopa de açúcar.

Para o glacê:

2 xícara das de chá de açúcar de confeiteiro
4 colheres das de sopa de suco de laranja


Lave a laranja, pique, retire as sementes mas deixe a casca, coloque no liquidificador juntamente com os ovos e o óleo. Bata bem. Transfira para uma vasilha e junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela e o mel e por último o fermento em pó. Unte uma forma de 25X15cm com manteiga, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos ou até que esteja assado. Ainda quente espalhe por cima a calda.


Para a calda, misture o suco de laranja e o açúcar.


Por último misture o açúcar de confeiteiro com o suco de laranja e coloque por cima do bolo. Espere esfriar corte em quadradinhos e sirva gelado.





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CARNE MOÍDA ESPECIAL

Simplicidade muitas vezes se traduz em pratos muito saborosos. A receita não precisa ter ingredientes caros e nem ter um preparo elaborado para agradar. Esta receita pode ser considerada como um coringa da culinária, pois ela reúne simplicidade, facilidade de preparo e pode ser feita de última hora, quando chega uma visita inesperada, ou quando estamos bem atarefados e não podemos ficar muito tempo cozinhando. Mesmo assim, ela é surpreendentemente deliciosa. Para ajudar na simplicidade, ela combina muito bem com arroz branco e salada de folhas. É uma receita perfeita para a correria do dia a dia. Além de tudo isso ela é bem baratinha. Podemos, ainda, adicionar batatas fritas a este prato que não fica devendo nada a um estrogonofe.


                                       CARNE MOÍDA ESPECIAL



700 gramas de carne moída
2 dentes de alho
1 cebola média
5 colheres das de sopa de azeite
3 tomates maduros
1 lata de ervilhas
1 colher das de sopa bem rasa de sal
250 ml de leite
2 colheres das de sopa bem cheias de farinha de trigo
Noz-moscada ralada a gosto


Numa panela, refogue no azeite a cebola e o alho bem picadinhos até que a cebola fique transparente. Junte a carne moída e vá mexendo, de vez em quando, até que ela fique cozida por igual, sem partes vermelhas. Enquanto a carne cozinha corte os tomates em pedaços pequenos, como para vinagrete, junte à carne moída refogada e acrescente o sal, deixe cozinhar por quinze minutos com o fogo alto para o tomate derreter e secar um pouco o caldo. Numa vasilha, coloque o leite e dissolva nele a farinha de trigo, mexendo para incorporar bem. Despeje este leite na carne, salpique a noz moscada, junte as ervilhas e vá mexendo até que engrosse e cozinhe bem. Apague o fogo. Está pronto, é só servir em seguida, com arroz branco e uma salada.