segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BERIJELA AO FORNO

Uma carne sem acompanhamento, é com o macarrão sem queijo ou amor sem beijo, então, sempre devemos levar para a mesa, além da carne, do arroz, um legume ou uma salada.


A salada é bem fácil de preparar e tem muitas variações, da mesma forma que a berinjela permite inúmeras maneiras de preparo.



Esta receita de hoje, é para a correria do dia a dia, ela é de preparo muito rápido. Fica muito gostosa, até criança faz, é só picar tudo, montar e levar ao forno. Enquanto ela assa você prepara o resto da refeição.

Pode ser servida quente, logo que sai do forno, ou gelada no dia seguinte, é uma receita para o verão e para o inverno. Acompanha bem assados, arroz e massas.





                                                     BERINJELA AO FORNO



2 berinjelas pequenas

3 a 4 tomates maduros

2 cebolas médias

1 colher das de sobremesa de sal

½ xícara das de chá de azeite

Orégano a gosto

Lave bem as berinjelas, retire a ponta e corte em rodelas de mais ou menos um dedo de largura. Reserve. Lave também os tomates e corte-os em rodelas grossas, ½ dedo de largura. Reserve. Descasque as cebolas e corte, também em rodelas grossas iguais ao tomate. Reserve.
Regue, com azeite, o fundo de um refratário, de tamanho médio e de paredes altas, coloque as fatias de berinjela, salpique um pouco do sal. Em seguida, faça uma camada de tomate, e coloque mais um pouco de sal, depois cebola, orégano e azeite, repita as camadas até terminarem os ingredientes. Regue com bastante azeite, cubra com papel alumínio, com o lado brilhante virado para baixo, e leve ao forno, sem pré-aquecer por 40 minutos. Sirva, com arroz branco e carnes ou aves assadas, ou com macarrão e carnes ou aves assadas.





segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

QUADRADINHOS GELATINOSOS

O verão, deste ano, está com altas temperaturas, todos temos o desejo de nos refrescarmos. Ficamos contando as horas para o final de semana , tempo de relaxar fazer churrasco com a família, não ter muito compromisso com comidas elaboradas, aproveitar mais tempo com os filhos.




Pensando nisso, faremos hoje, uma sobremesa, bem fácil e refrescante, para finalizar aquele delicioso churrasco de férias.



Convide as crianças para ajudarem a fazer esta receita. Ela pode ser feita até por crianças pequenas, porque não vai ao fogo. Elas vão adorar a receita pronta porque é bem colorida e deliciosa.





QUADRADINHOS GELATINOSOS





1 caixa de gelatina verde

1 caixa de gelatina vermelha

1 caixa de gelatina amarela

1 pacotinho de gelatina em pó branca sem sabor

½ xícara das de chá de água

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite( sem gelar)

1 lata de leite de vaca ( usar como medida a lata de leite condensado)

4 colheres das de sopa, bem cheias, de açúcar





Prepare as gelatinas de cada sabor separadamente. Coloque-as em formas rasas, ponha na geladeira para endurecer, de preferência de um dia para o outro para ficarem bem firmes. Depois de bem gelada corte-as em quadradinhos. Deixe cada gelatina cortada na mesma forma que gelou guardada na geladeira.



Dissolva a gelatina em pó sem sabor em ½ xícara das de chá de água fria, espere hidratar por um minuto e leve ao microondas por 30 segundos, ou no fogo convencional baixo para dissolver a gelatina, sem ferver.



Num refratário transparente, bem grande, coloque todos os quadradinhos de gelatina. Em outra vasilha, misture o leite condensado, o creme de leite, o leite de vaca, a gelatina sem sabor e o açúcar e mexa bem de forma a obter um creme. Junte, este creme os quadradinhos de gelatina, misture com uma colher, delicadamente para misturar as cores da gelatina e leve para a geladeira por no mínio 6 horas. Chame as crianças para ajudar a servir, elas vão adorar.





segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CHARUTO DE REPOLHO


Ultimamente estou abrindo o baú de receitas. Já havia me esquecido deste prato. Engraçado, como na culinária, as vezes, deixamos uma receita lá num canto esquecida, e de repente, alguém provoca a sua lembrança, então, redescobrimos, reinventamos ou aprimoramos aquela receita.



Desta vez foi o meu cunhado Carlos Eduardo, o Kako Chagas, que é um excelente cozinheiro, quem me lembrou desta receita, que minha mãe fazia na minha infância. Eu mesma, só havia preparado poucas vezes, então pesquisei bastante e cheguei a esta receita que ficou bem gostosa e prática.



Esta receita, também, é um maneira de fazer com que as crianças comam legumes, no caso o repolho, que fica disfarçado.





CHARUTO DE REPOLHO





250 gramas de carne moída

1 ½ xícara das de chá de arroz cru

1/2 cenoura

1 repolho médio

1 lata ou sache de molho de tomate

1 embalagem de caldo de carne em pó

5 colheres das de sopa de cheiro verde

2 colher das de sobremesa de sal

500ml de água

Palitos de dente





Encha, uma vasilha grande com água, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo, e mergulhe o repolho, deixando por alguns minutos para amolecer as folhas. Retire o repolho da água fervente, deixe amornar, e vá retirando as folhas com cuidado para não rasgarem. Reserve.

Em uma vasilha, coloque a carne crua, o arroz cru, a cenoura ralada, também crua, o caldo de carne, o cheiro verde, e apenas uma das colheres de sal. Misture bem , formando uma pasta.



Em cada folha de repolho, coloque uma porção da mistura de carne e arroz, e enrole a folha do repolho, fazendo uma trouxinha, prenda com o palito. Feito isso, vá colocando os charutos numa panela de pressão. Coloque por cima o molho de tomate e a água e a outra colher de sal., tampe a panela e deixe cozinhar. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Espere a panela esfriar. Esta receita já é uma refeição, mas quem quiser pode servi-la com arroz branco.



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PÃO DE FORMA

Ocorreu-me, esta semana, que até hoje não fizemos nenhuma receita de pão caseiro. È muito gostoso, fazer pão. Todo o processo é muito fácil e rápido, muitas vezes o que demora mais é o seu crescimento. Eu gosto muito de fazer pães. O cheiro do pão assando, invade a casa toda, que fica com cheirinho de carinho, porque fazer pão, para mim, é um carinho.




Como, nossa proposta é simplificar o trabalho na cozinha, faremos uma receita de um pão bem prática.



Quem tiver forma de bolo inglês, em casa, pode utilizá-la que vai obter um perfeito pão de forma. Quem não a possuir, pode fazer em assadeira retangular ou mesmo na forma para pudim que, também, vai dar certo. Esta receita dá para fazer duas formas de bolo inglês de tamanho médio.









                                                                   PÂO DE FORMA





4 xícaras das de chá de farinha de trigo

1 tablete de fermento fresco para pães - 15gramas

1 ovo inteiro

1/3 de xícara das de chá de óleo

1 colher das de sobremesa de sal

1 colher das de sobremesa de açúcar

2 xícaras das de chá de leite.

Margarina para untar





Coloque no liquidificador, o fermento, o ovo, o óleo, o sal, o açúcar e o leite morno, bata bem e transfira para uma tigela. Junte, então, a farinha de trigo e com uma colher grande, sove bem a massa, até que ela fique homogênea e lisa. Ela fica meio mole, não coloque mais farinha, é com esse ponto da massa que o pão tomará o formato da forma ficando bem fofinho Unte, bem, com margarina, as formas, espalhe metade da massa em cada uma e deixe crescer por 50 minutos.



Aqueça o forno, por dez minutos, com o fogo alto, coloque as formas para assar, diminua o fogo para o mínimo e asse por 15 minutos. Depois, asse mais 15 minutos em forno médio, para que o pão fique bem douradinho. Espere amornar e desenforme.