Ultimamente estou abrindo o baú de receitas. Já havia me esquecido deste prato. Engraçado, como na culinária, as vezes, deixamos uma receita lá num canto esquecida, e de repente, alguém provoca a sua lembrança, então, redescobrimos, reinventamos ou aprimoramos aquela receita.
Desta vez foi o meu cunhado Carlos Eduardo, o Kako Chagas, que é um excelente cozinheiro, quem me lembrou desta receita, que minha mãe fazia na minha infância. Eu mesma, só havia preparado poucas vezes, então pesquisei bastante e cheguei a esta receita que ficou bem gostosa e prática.
Esta receita, também, é um maneira de fazer com que as crianças comam legumes, no caso o repolho, que fica disfarçado.
CHARUTO DE REPOLHO
250 gramas de carne moída
1 ½ xícara das de chá de arroz cru
1/2 cenoura
1 repolho médio
1 lata ou sache de molho de tomate
1 embalagem de caldo de carne em pó
5 colheres das de sopa de cheiro verde
2 colher das de sobremesa de sal
500ml de água
Palitos de dente
Encha, uma vasilha grande com água, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo, e mergulhe o repolho, deixando por alguns minutos para amolecer as folhas. Retire o repolho da água fervente, deixe amornar, e vá retirando as folhas com cuidado para não rasgarem. Reserve.
Em uma vasilha, coloque a carne crua, o arroz cru, a cenoura ralada, também crua, o caldo de carne, o cheiro verde, e apenas uma das colheres de sal. Misture bem , formando uma pasta.
Em cada folha de repolho, coloque uma porção da mistura de carne e arroz, e enrole a folha do repolho, fazendo uma trouxinha, prenda com o palito. Feito isso, vá colocando os charutos numa panela de pressão. Coloque por cima o molho de tomate e a água e a outra colher de sal., tampe a panela e deixe cozinhar. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Espere a panela esfriar. Esta receita já é uma refeição, mas quem quiser pode servi-la com arroz branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário