segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CHARUTO DE REPOLHO


Ultimamente estou abrindo o baú de receitas. Já havia me esquecido deste prato. Engraçado, como na culinária, as vezes, deixamos uma receita lá num canto esquecida, e de repente, alguém provoca a sua lembrança, então, redescobrimos, reinventamos ou aprimoramos aquela receita.



Desta vez foi o meu cunhado Carlos Eduardo, o Kako Chagas, que é um excelente cozinheiro, quem me lembrou desta receita, que minha mãe fazia na minha infância. Eu mesma, só havia preparado poucas vezes, então pesquisei bastante e cheguei a esta receita que ficou bem gostosa e prática.



Esta receita, também, é um maneira de fazer com que as crianças comam legumes, no caso o repolho, que fica disfarçado.





CHARUTO DE REPOLHO





250 gramas de carne moída

1 ½ xícara das de chá de arroz cru

1/2 cenoura

1 repolho médio

1 lata ou sache de molho de tomate

1 embalagem de caldo de carne em pó

5 colheres das de sopa de cheiro verde

2 colher das de sobremesa de sal

500ml de água

Palitos de dente





Encha, uma vasilha grande com água, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo, e mergulhe o repolho, deixando por alguns minutos para amolecer as folhas. Retire o repolho da água fervente, deixe amornar, e vá retirando as folhas com cuidado para não rasgarem. Reserve.

Em uma vasilha, coloque a carne crua, o arroz cru, a cenoura ralada, também crua, o caldo de carne, o cheiro verde, e apenas uma das colheres de sal. Misture bem , formando uma pasta.



Em cada folha de repolho, coloque uma porção da mistura de carne e arroz, e enrole a folha do repolho, fazendo uma trouxinha, prenda com o palito. Feito isso, vá colocando os charutos numa panela de pressão. Coloque por cima o molho de tomate e a água e a outra colher de sal., tampe a panela e deixe cozinhar. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Espere a panela esfriar. Esta receita já é uma refeição, mas quem quiser pode servi-la com arroz branco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário