segunda-feira, 25 de outubro de 2010

KIBE ASSADO

Dentro da filosofia de comida saudável, podemos variar bastante e agradar a todos. Além de saudável, a nossa proposta é de comida prática com rapidez no preparo. Unindo a filosofia com a proposta e ainda juntando o item economia, temos a receita de hoje.

Já preparei inúmeras receitas de quibe de forno, mas esta que passarei mais a frente é a melhor que já provei e quem prepara-la, poderá confirmar esta minha afirmação. Ela fica macia, úmida, tem um recheio delicioso e muito fácil de fazer.

Como, a quantidade de carne moída não é muito grande e esta receita rende uma porção grande, sugiro que comprem para o seu reparo o lagarto, que é uma carne mais branquinha e com muito pouca gordura.

Para acompanhar, arroz branco e salada de rúcula com tomate.

KIBE ASSADO

Massa:
250 gramas de lagarto moído
250 gramas de trigo para quibe
Meia embalagem de sopa de cebola
3 cebolas raladas
5 dentes de alho bem amassados e bem picados
1 colher das de sobremesa de sal
1 xícara de cheiro verde picado

Recheio:
250gramas de lagarto moído
1 bisnaga de requeijão tipo catupiri
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 colheres das de sopa de azeite
1 colher das de sobremesa de sal

Coloque o trigo numa tigela, cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte. Escorra bem, aperte com as mãos, para que saia toda a água. Misture, então, todos os ingredientes da massa. Amasse bem até tudo ficar bem misturado.
Para o recheio, refogue, no azeite, o alho e a cebola, coloque a carne moída, o sal e refogue bem até que a carne fique bem sequinha.

Num refratário, de tamanho médio, untado com azeite, coloque metade da massa, por cima espalhe o requeijão tipo catupiri, a carne moída refogada e termine com o restante da massa. Alise bem a superfície com as costas de uma colher. Regue bem com 3 colheres das de sopa de azeite e leve para assar por 30 a 40 minutos. Não precisa pré-aquecer o forno. Sirva a seguir com arroz e salada.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

OVOS DELICIOSOS

A fritura, segundo os médicos e nutricionistas deve ser trocada por assados ou cozidos que são mais saudáveis. A vida agitada e ao mesmo tempo sedentária não permite excessos alimentares.

Confesso que sou uma adepta dessa maneira saudável de viver, porque, já há algum tempo não tenho hábito de incluir frituras na minha cozinha, que além de fazer mal a saúde, suja consideravelmente a cozinha, seus móveis e utensílios. O hábito de não comer fritura, deixa o corpo acostumado a viver sem ela, de maneira que, além de não sentir falta, ele começa a rejeita-la.

A receita de hoje é com ovos, mas com uma maneira bem diferente de preparo, nem frito, nem cozido, nem omelete. Os ovos desta receita irão, pasmem, ao forno.

É uma ótima receita para uma refeição rápida e muito saborosa. Pode ser aumentada dependendo da quantidade de pessoas. A receita abaixo, serve duas pessoas. É aconselhada para quem está começando na cozinha, por ser muito fácil de preparar.




OVOS DELICIOSOS


100 gramas de presunto fatiado
100 gramas de mussarela fatiada
4 ovos inteiros
½ xícara das de chá de leite
1 colher de das de chá de sal.


Unte uma assadeira ou um refratário, pequeno, com manteiga ou margarina. Forre, primeiramente, com o presunto fatiado. Depois, distribua por cima dele a mussarela fatiada. Quebre os ovos em cima da mussarela, tomando cuidado para que as gemas fiquem inteiras. Reserve. Em separado, misture o leite com o sal e regue os ovos com esta mistura. Cubra a assadeira com papel alumínio, com a parte brilhante virada para baixo, e leve ao forno, que não precisa ser pré-aquecido, por dez a quinze minutos, até que os ovos estejam firmes.
Sirva na própria assadeira ou refratário, com arroz branco, salada de folhas ou de tomates. Na hora de colocar no prato, corte um quadrado em volta de cada ovo de maneira que o presunto e a mussarela sejam servidos junto com ele.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PATÊ DE SALSICHAS

É uma festa receber pessoas para um conversa em torno de uma mesa. As reuniões sempre devem ter um petisco, que une várias pessoas em deliciosas conversas e com sabor de vamos ficando aqui, esquecendo do tempo. É também uma festa o dia das crianças.

Para esses encontros especiais, com as crianças, com a família, amigos, ou reuniões para outros fins é bom um sabor que agrade a todos. E tem coisa mais democrática do que a salsicha? Aproveitando o dia das crianças, terça feira, e como é um feriadão, esta receita deve fazer muito sucesso, pois, pode ir ao churrasco, ou a qualquer festa.

Podemos reunir as crianças para ajudar a fazê-la porque é muito fácil e elas já começarão a ser apresentadas a culinária.

Esta receita é para ser servida com torradas, ou com pão. Acompanha bem refrigerante ou cervejas. Rende uma porção bem generosa então reúna o pessoal e bom apetite.




PATÊ DE SALSICHAS



500 gramas de salsicha
2 xícaras das de chá de maionese
1 colher das de sopa de catchup
1 colher das de sopa de molho inglês
1 xícara das de chá de cheiro verde picadinho



Coloque as salsichas numa panela grande, cubra com água e leve ao fogo até levantar fervura. Escorra, deixe amornar e corte as salsichas em pedaços pequenos. Se quiser pode fazer tudo de uma só vez, porém vai ser difícil bater no liquidificador, então devemos dividir para facilitar.
Divida essas salsichas em duas partes, coloque a primeira parte no liquidificador com 1 xícara de maionese e bata até ficar homogêneo. Coloque numa vasilha e em seguida coloque o resto da salsicha com mais uma xícara de maionese, no liquidificador, e bata novamente. Junte tudo, tempere com o catchup, com o molho inglês e com o cheiro verde, mexa até ficar uma pasta bem cremosa. Se quiser uma consistência bem firme leve para gelar por algumas horas.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CALDO DE MANDIOQUINHA

Antigamente era muito comum servir sopa no jantar. E quando o tempo ficava chuvoso já se comentava que uma sopinha caia muito bem. A correria dos novos tempos trouxe o lanche para o jantar, porque é prático, a mulher já trabalhou o dia todo, está cansada, preparar um lanche é fácil, rápido e deixamos de lado as sopas.

Ultimamente tenho notado, em diversos lugares, que a sopa mudou de nome, se modernizou e agora está aquecendo o inverno em muitas festas com o nome de caldo, sofisticaram a sopa da vovó.

De qualquer forma, é muito gostoso, num dia chuvoso e mais friozinho, tomar um caldinho servido com torradinhas. Então, como estes dias passarão a ser comuns, agora na primavera, em que as temperaturas ficam amenas a noite depois das tardes chuvosas, podemos saboreá-lo, porque o caldo também é prático, rápido e fácil de ser preparado.

Esta receita é para a minha muito querida amiga Alessandra Momesso que me sugeriu um caldinho. Vamos, então com o mais famoso o de mandioquinha.


CALDO DE MANDIOQUINHA



400 gramas de mandioquinha
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 dente de alho
½ colher das de sopa de sal
½ xícara das de chá de cheiro verde
1 paio
Água


Descasque as mandioquinhas e corte-as em rodelas finas e pequenas. Reserve. Rale a cebola e pique bem o dente de alho, reserve. Coloque o paio numa panela com água e afervente, tire da água, deixe esfriar e pique em quadradinhos bem pequeninos. Por fim pique bem o cheiro verde.
Numa panela, refogue no azeite a cebola e o alho, junte a mandioquinha e o sal, refogue por mais uns 2 ou 3 minutos e adicione água até cobrir bem a mandioquinha. Não ponha muita e nem pouca água as mandioquinhas devem ficar, soltas no caldo. Cozinhe até a mandioquinha ficar bem macia. Espere amornar um pouco e coloque no liquidificador. Bata até virar um purê. Volte para a panela e veja se estiver muito grosso coloque uma pouco mais de água para que fique um caldo nem muito ralo, nem muito grosso. Coloque no fogo, junte o paio e deixe levantar fervura. Apague o fogo, coloque o cheiro verde e sirva quente, acompanhado de torradas. Esta receita dá para duas pessoas.
Se quiser, pode colocar queijo provolone, queijo branco ou gorgonzola picados no lugar do paio. Nesse caso, depois de bater o caldo no liquidificador e acertar a água, deixe levantar fervura, apague o fogo e coloque o queijo de sua preferência e o cheiro verde.