sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PAVÊ DE NOZES

O Natal está chegando mais uma vez e é hora da família se reunir, e unida orar pelo menino Deus.

Nossa receita não poderia deixar de ser especial para a ceia deste dia. Embora estejamos num país tropical, nessa época aparecem as nozes que são uma tradição natalina. Este ano, com a queda do dólar elas estão com um preço bem convidativo. Para manter a tradição e pensando nas temperaturas que estão altas, nada melhor do que um pavê de nozes, bem geladinho.

Esta receita é bem fácil, rápida e fica maravilhosamente deliciosa. Deve ser bem enfeitada para comparecer a ceia, porque embora seja fácil de fazer ela é muito sofisticada e leve.

Aproveito para desejar a todos um Natal cheio de bênçãos do menino Jesus que está chegando.



PAVÊ DE NOZES


150 gramas de manteiga ou margarina
4 gemas
2 latas de creme de leite gelado e sem soro
250 gramas de bolacha champanhe
2 xícaras das de chá de açúcar
250 gramas de nozes moída


Compre as nozes já trituradas, ou inteiras e bata no liquidificador, em pequenas porções para que fique bem moída. Reserve algumas metades, inteiras, para a decoração.

Coloque na batedeira a manteiga, com as gemas e o açúcar e bata até que fique esbranquiçado, e desapareça o sabor do ovo. Coloque, então, nessa massa, umas gotas de baunilha, para que não reste nenhum sabor do ovo. Bata novamente.Desligue a batedeira e junte o creme de leite gelado e sem soro. Para tirar o soro do creme de leite é só deixá-lo na geladeira e quando abrir a lata, empurrar o creme gelado, com o auxílio de uma colher, que o soro que fica no fundo da lata sairá. Vire a lata, delicadamente, para que todo o soro saia. Junte, também, nesta mistura, a metade das nozes moída e reserve o restante.

Numa forma refratária grande, arma-se o pavê, começando por uma camada de creme, outra de bolacha champanhe, e assim até terminarem os ingredientes. A última camada deverá ser de creme. Por cima, salpique o restante das nozes moídas reservadas, cubra com papel filme, ou papel alumínio e leve para gelar de véspera. Na hora de servir, enfeite com as nozes reservadas e cerejas.


Um feliz e santo Natal para todos.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PERNIL ASSSADO

Para as festas, já temos a receita de talharim, a salada, hoje a nossa receita é de um assado.

Toda ceia tradicional tem um assado. Hoje vamos com uma receita de um pernil asado.

Pode acontecer de muitos pensarem que não precisam de receita para assar um pernil. Concordo plenamente, na verdade esta receita é de dicas que vão tornar o pernil, especial para a ceia ou o almoço das festas. Posso garantir que feito dessa forma ele ficará muito macio, saboroso, especial.

Sigam as etapas que são fáceis e terão um resultado espantoso. As quantidades desta receita servem de 8 a 10 pessoas.


PERNIL ASSADO


3 a 4 quilos de pernil
3 limões
3 colheres das de sopa de sal
6 dentes de alho
2 copos de vinho branco seco
Noz moscada ralada a vontade
1 cebola cortada em fatias grossas
1 xícara das de chá de óleo
1 folha de louro
1 amarrado de cheiro verde


Em uma vasilha de plástico, vidro ou louça, menos de alumínio, faça a vinha-d’alhos, misturando os limões espremidos, o sal, o alho bem picado, o vinho, a noz moscada, a cebola, o óleo, o louro e o cheiro verde. Limpe e enxugue o pernil. Com uma faca de ponta, fure-o todo, coloque em um recipiente grande também de plástico, vidro ou louça e tempere-o todo fazendo com que a vinha-d’alhos entre nos furos feitos com a faca. Espalhe o restante por cima do pernil, cubra com plástico, pode ser um saco, e deixe na geladeira repousando até o dia seguinte. Retire o pernil dos temperos e coe a vinha-d’alhos. Forre uma assadeira grande com papel alumínio bem comprido, deixando uma sobra de papel para cobrir a carne, coloque o pernil sobre o papel alumínio, regue com a metade da vinha-d’alhos, cubra com o papel alumínio, fechando bem as laterais, leve ao forno, na temperatura mínima por duas horas. Depois desse tempo, abra o papel alumínio, regue o pernil com o molho que se formou na assadeira, aumente a temperatura do forno para a máxima e deixe até dourar. De quinze em quinze minutos vá regando a carne, com o molho até ficar bem douradinho. Para servir, coloque numa bandeja enfeitada com alface, farofa ou o que a sua imaginação criar

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TALHARIM A CARBONARA

As receitas são publicadas sempre no jornal de domingo, mas até agora, nenhuma delas foi do prato mais tradicional de domingo, o macarrão. Isso vai ser corrigido hoje.

Como a macarronada, é bem simples de preparar, todo mundo sabe fazer, então, vamos com outra receita de macarrão. Ela é muito fácil, acho, até, que mais fácil e mais rápida que a outra.

Este delicioso prato leva em seus ingredientes, o bacon, mas isso não torna esse macarrão uma refeição pesada, muito pelo contrário é leve, pode ser acompanhado de uma carne de frango assada, de uma carne de vaca grelhada e salada de folhas ou de legumes. Como é rápido e leva poucos ingredientes, pode ser feito, quando a família esta passeando, por exemplo, numa chácara ou na praia.

Esta receita, ainda, tem a vantagem de ser de baixo custo, o que é muito importante para a dona de casa que controla o orçamento.

Como as festas de encerramento do ano, já estão chegando, estes últimos quatro domingos serão de sugestões para elas, começando com este macarrão



TALHARIM A CARBONARA


1/2 quilo de macarrão talharim
100 gramas de bacon
4 gemas
6 colheres bem cheias das de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres das de sopa de creme de leite
1 colher de sopa rasa de sal.


Pique o bacon em cubinhos. Coloque numa panela e frite com fogo baixo, até que ele fique bem torradinho. Reserve.

Cozinhe o macarrão em água e sal, conforme as instruções da embalagem.
Numa panela bem grande, passe as gemas numa peneira, para tirar a pele. Bata bem as gemas para tirar todo o gosto, junte, o creme de leite e o sal, e misture bem.
Quando o macarrão estiver cozido, escorra-o e coloque na panela em que está o molho de gemas. Mexa até que o macarrão incorpore todo o molho.

Junte, então, o queijo parmesão e o bacon com a gordura que ficou na panela e misture novamente. Sirva em seguida com os acompanhamentos sugeridos acima ou como preferir.