segunda-feira, 27 de março de 2017

BOLO DE FUBÁ CREMOSO COM COCO

Um bolo simples é muito gostoso. Um bolo de fubá é delicioso. Um bolo de fubá cremoso é mais delicioso ainda. Um bolo de fubá cremoso e com coco só pode ser divino. Pode apostar esta receita de hoje é muito boa. Além de ser gostosa é daquelas “bate tudo no liquidificador”, poderia ser melhor? Está esperando o que? Vamos para a cozinha fazer este delicioso bolo. Aposto que você tem todos os ingredientes em casa.





                         BOLO DE FUBÁ CREMOSO COM COCO




3 ovos
3 xícaras das de chá de açúcar
1 pitada de sal
4 xícaras das de chá de leite
1 xícara das de chá de fubá
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 xícara das de chá de queijo ralado
100 gramas de coco ralado
1 xícara das de chá de óleo
1 colher das de sobremesa de fermento em pó


Bata tudo no liquidificador. Coloque em assadeira retangular média, sem untar, leve ao forno médio pré-aquecido e asse por 45 minutos.









segunda-feira, 20 de março de 2017

NHOQUE DE ABÓBORA

Quando vi esta receita fiquei muito curiosa. Fico com muita vontade de testar receitas que fogem do comum. E esta me surpreendeu. O nhoque fica com uma cor maravilhosa. O molho também é diferente e casa, perfeitamente, com sabor da abóbora. Tudo isso pode ser feito de uma forma muito fácil, pois, a massa fica ótima de ser  manipulada. Então, não tenha medo de inovar. Você sempre poderá se surpreender.



                                    NHOQUE DE ABÓBORA



800 gramas de abóbora madura picada.
1/3 de xícara das de chá de manteiga
200 gramas de queijo prato
2 gemas
2 ½ xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa rasa de sal
Pimenta do reino a gosto.


Molho:
1 colher das de sopa de manteiga
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 xícara das de chá de leite
1 caixa de creme de leite (200 gr)
½ xícara das de chá de queijo prato
1 xícara das de chá de presunto picado
½ xícara das de chá de cheiro verde.

Numa panela, coloque a abóbora, a manteiga, o sal e a pimenta. Tampe e cozinhe até formar um purê. Retire do fogo e deixe amornar. Junte o queijo picado, as gemas, a farinha de trigo, e misture. Forme rolos com 1,5 cm de diâmetro e corte em pedaços de 2 cm. Cozinhe os nhoques em água fervente com sal. Quando subirem, retire com uma escumadeira e coloque em uma travessa untada e aquecida. Faça o molho: numa panela, derreta a manteiga e doure a farinha. Coloque o leite, mexendo sempre, e cozinhe até engrossar. Adicione o creme de leite, o queijo, e o presunto, mexendo até derreter. Junte o cheiro verde, misture e sirva sobre o nhoque.



segunda-feira, 13 de março de 2017

CHUCHU EMPANADO

Esta receita vem lá da minha infância. O Chuchu era colhido na cerca do quintal e o ovo a gente recolhia no galinheiro. Toda vez que preparo esta delícia meu coração viaja àqueles tempos em que tudo era muita mais simples. Hoje são poucos os que podem colher o chuchu no quintal, mas todos podem preparar esta deliciosa receita.




                                 CHUCHU EMPANADO


1 ou 2 chuchus
½ xícara das de chá de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres das de sopa de água gelada
1 colher das de sobremesa de sal
Óleo para fritar.



Descasque os chuchus e corte-os em lâminas finas. Reserve. Numa tigela, coloque o ovo, o sal e a água e junte a farinha de trigo, mexendo até formar uma massa mole. Seque, com papel, as lâminas de chuchu, passe-as na massa de farinha e coloque-as para fritar em uma panela com o óleo quente. Coloque poucas de cada vez, para não grudarem. Depois de frita coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.






segunda-feira, 6 de março de 2017

SORVETE DE PUDIM

Um sorvete para amenizar o calor é sempre bem-vindo. E se a receita for muito fácil, ajuda, e muito, a vida corrida da gente. E se, além de refrescante fácil de fazer ele ainda for irresistivelmente delicioso? Perfeito. Um sorvete que de tão cremoso parece um pudim. Não deixem de fazer.




                             SORVETE DE PUDIM



Para o pudim:
3 gemas
1 lata de leite condensado
3 claras em neve
3 colheres das de sopa de açúcar
1 lata de reme de leite

Para a calda:
5 colheres das de sopa de açúcar


Em uma panela, misture as gemas com o leite condensado, leve ao fogo baixo e mexa até levantar fervura. Desligue o fogo e reserve.
Na batedeira, bata as claras em neve firme, junte três colheres das de sopa de açúcar e bata até virar um suspiro.  Acrescente, sem bater, só misturando, delicadamente, o creme de leite. Reserve. Coloque as cinco colheres das de sopa de açúcar em uma forma de buraco nomeio e leve diretamente à chama do fogo baixo e deixe caramelizar, mexendo sempre. Desligue o fogo e rode a forma para que o caramelo se espalhe pelas laterais. Reserve. Junte os dois cremes e mexa até ficar bem homogêneo. Despeje na forma caramelizada e leve para gelar no freezer.