segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PUDIM PRETO

Quem é mais vivido vai se lembrar de como era disputado o pudim preto nos armazéns, bares e padarias. Eles chegavam em pequenas quantidades e terminavam rapidamente. Hoje vamos ensinar a fazer esta delícia. Os ingredientes são simples. O preparo demora um pouco, mas você verá que vale a pena gastar investir seu tempo nesta receita.



                                      PUDIM PRETO

                                     


300 gramas de açúcar
1 litro de leite
2 pauzinhos de canela
4 ovos

Colocar numa panela, bem alta, o açúcar e derreter até ficar em ponto de caramelo. Colocar 1 litro deleite e 2 pauzinhos de canela. Deixar cozinhar em fogo médio até engrossar e reduzir de tamanho. Tirar do fogo e deixar esfriar completamente retire os paus de canela. Bata 4 gemas bem batidas e, em separado, as claras em neve e misture tudo ao doce de leite, delicadamente. Unte uma forma de buraco no meio com margarina. Coloque o pudim e asse em banho-maria. Desenformar depois de frio.





segunda-feira, 19 de setembro de 2016

BIFE DE LOMBO SUÍNO COM CENOURA

O tempo está quente e temperaturas altas pedem receitas mais leves. Pode parecer estranho dizer que uma receita com carne suína seja leve, porém o lombo de porco possui bem pouca gordura e preparado da maneira que segue, ele fica bem light. A cenoura preparada no suco da carne tem um sabor muito especial. Não deixem de preparar esta delícia.



              BIFE DE LOMBO SUÍNO COM CENOURA



500 gramas de lombo cortado em bife
1 cenoura média
Alho frito
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Suco de um limão
1 colher das de sopa de azeite


Em uma vasilha tempere os bifes com o sal, o alho frito e o limão e deixe tomar gosto por pelo menos meia hora. Lave, descasque e pique a cenoura em formato de meia lua, reserve. Coloque o azeite numa frigideira antiaderente e frite os bifes até ficarem dourados. Retire os bifes e aproveitando o suco que ficou na frigideira, coloque as cenouras e uma colher das de sopa de água, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar, em fogo, baixo até a cenoura ficar cozida, mas não muito mole. Sirva com arroz branco e salada de folhas.




segunda-feira, 12 de setembro de 2016

BROA DE FUBÁ

Uma receita mineira e caipira que remete à infância, assim pode ser definida esta delícia que segue abaixo. As padarias de esquina de antigamente exibiam grandes broas que eram muito disputadas. Eu me lembro, com saudade, desse delicioso pão feito de milho, com o sabor da erva doce, que estava quase sempre presente no café da tarde.


                                BROA DE FUBÁ



500 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
150 gramas de fubá mimoso
3 ovos
200 ml de leite morno
30 gramas de fermento biológico fresco (2 tabletes)
1 colher das de chá de sal
1 colher das de chá de sementes de erva doce.



Prepare uma assadeira grande deixando-a untada e enfarinhada. Misture o fermento com duas colheres de açúcar e mexa até dissolver. Acrescente o leite morno, misture bem e reserve. Bata os ovos ligeiramente e junte ao fermento. Acrescente o açúcar restante, a farinha, o sal, o fubá a manteiga e a erva doce. Misture até obter uma massa macia. Deixe repousar por uma hora. Modele duas broas, coloque-as na assadeira untada e enfarinhada e deixe crescer por mais uma hora. Pincele as broas com água, faça cortes quadriculados e pulverize com fubá. Leve a assar em fogo alto sem pré-aquecer por aproximadamente 30 minutos.





segunda-feira, 5 de setembro de 2016

ABÓBORA MADURA COM ALHO-PORÓ

Abóbora madura é para doce, certo? Errado, abóbora madura dá excelentes pratos salgados. Para provar isso nossa receita de hoje traz um delicioso refogado com abóbora madura. Uma dica, não deve se usar a moranga, então, atenção na hora da compra. Prefira a parte do pescoço da abóbora para este refogado, por ser mais firme e não derreter facilmente.



             ABÓBORA MADURA COM ALHO-PORÓ


300 gramas de abóbora madura
1 alho-poró
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
Cheiro verde
Sal e pimenta a goto


Descasque, lave e pique a abóbora em pedaços pequenos. Limpe e corte o alho-poró em rodelas de mais ou menos 0,5 centímetros. Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho com a cebola, acrescente a abóbora, o alho-poró e deixe cozinhar até ficar macio. Não mexa muito para não desmanchar a abóbora. Coloque sal e pimenta e por último o cheiro verde.