segunda-feira, 25 de abril de 2016

GUACAMOLE

Hoje a receita é mexicana. Na verdade é um molho para ser usado em saladas. Você pode usar para temperar alface, rúcula, agrião, tomate, etc. Também pode ser servido com salgadinhos assados apimentados, na forma de petiscos. Aproveitem para fazer neste mês em que é época de abacate e ele está bem baratinho.



                                      GUACAMOLE


1 abacate médio maduro
1 colher das de sopa de mostarda
4 colheres das de sopa de azeite de oliva
Caldo de 2 limões
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto



No liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo.

Sirva sobre a salada.

Dica: Sempre tempere as saladas, especialmente as de folhas, apenas na hora de servir. Isso evitará que as folhas murchem ou queimem com a ação do tempero.







domingo, 17 de abril de 2016

BATATA RECHEADA

Na receita de hoje trago uma versão de batata recheada. Existem várias maneiras de fazer este prato, esta é uma das mais fáceis. Os ingredientes são simples, tornando a receita barata. Dessa forma ela é prática, econômica e, ainda, deliciosa.


                            BATATA RECHEADA




3 batatas grandes
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Pimenta do reino a gosto
1 copo
de requeijão
Queijo parmesão ralado
Cheiro verde
azeite




Coloque as batatas inteiras em uma panela, cubra com água e cozinhe até que fiquem macias, mas não muito mole. Retire da água e deixe amornar. Corte as batatas ao meio, sem tirar as cascas. Retire a polpa da batata, com uma colher, com cuidado para não romper a casca. Reserve. Passe a polpa das batatas pelo espremedor e coloque em uma tigela, junte o sal, a pimenta, o requeijão e mexa até incorporar bem. Junte o cheiro verde e misture. Coloque as metades das batatas em um refratário untado com azeite, recheie com a polpa, salpique o parmesão ralado regue com um pouco de azeite. Leve ao forno, por quinze ou vinte minutos para gratinar.







segunda-feira, 11 de abril de 2016

BOM-BOCADO DE FUBÁ

Vamos fazer bom-bocado? Mas é muito difícil! E se eu disser que é muito fácil. Este bom-bocado da receita de hoje, tem como ingrediente o fubá, mas não dá nem para perceber. É uma receita baratinha, o que nestes tempos faz bastante diferença. Ele fica bem cremoso por dentro e é simplesmente delicioso!



                         BOM-BOCADO DE FUBÁ



3  xícaras das de chá de açúcar
2  xícaras das de chá de leite
1  vidro de leite de coco
1 colher das de sopa de manteiga
1 xícara das de chá de fubá
1 xícara das de chá de farinha de trigo
4 ovos
1colher das de sopa de fermento em pó.



Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que fique bem homogêneo. Unte uma forma de furo no meio de 25 centímetros de diâmetro e coloque nele o bom-bocado. Leve ao forno por 55 minutos. Desenforme e sirva.







segunda-feira, 4 de abril de 2016

ANTEPASTO DE BERINJELA

Já estava com saudade de receitas com berinjela. Para as pessoas preocupadas com a saúde esta é uma boa pedida. Além de ser feita no forno evitando frituras leva ingredientes recomendados para uma boa alimentação. Além disso, fica deliciosa. Não poderia ser mais perfeita.




                                      ANTEPASTO DE BERINJELA



3 berinjelas pequenas cortada em cubinhos
1 pimentão verde cortado em cubinhos
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
2 cebolas grandes cortadas em cubinhos
250 ml de azeite de oliva
1 xícara das de chá de vinagre
Orégano a gosto
100 gramas de azeitonas fatiadas
1 colher das de sopa rasa de sal




Numa assadeira, coloque a berinjela, os pimentões e a cebola e tempere com sal, vinagre, azeite e orégano. Reserve as azeitonas. Cubra com papel alumínio. Aqueça o forno bem quente e coloque a assadeira por quinze minutos. Retire do forno, abra com cuidado, coloque as azeitonas picadas, mexa para misturar. Cubra, novamente, com o papel alumínio e volte ao forno por mais uma hora e quinze minutos, até que a berinjela seque e fique escura. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira em vasilha com tampa deixando marinar por dois ou três dias. Sirva com pão italiano ou com carnes.