segunda-feira, 28 de setembro de 2015

MACARRÃO GELADO BEM TEMPERADO

A primavera chegou com ares de verão e nossa mesa pede receitas refrescantes. Saladas, sorvetes, sucos, tudo bem fresquinho. Para estas altas temperaturas a sugestão de hoje é uma receita leve, saborosa e deliciosa.  Ela é bem fácil de fazer. A dica é prepara-la de véspera para que fique bem geladinha.



                      
                   MACARRÃO GELADO BEM TEMPERADO




250 gramas de macarrão fusili (parafuso)
4 tomates picados em quadradinhos pequenos
150 gramas de azeitonas pretas picadas
1 cebola picada em rodelas finas
1 xícara das de chá de folhas de manjericão picadas
100 gramas de alcaparras
200 gramas de cogumelo fatiados
2 colheres das de sopa de salsa picadinha
½ xícara das de chá de azeite de oliva
1 colher das de sopa bem rasa de sal





Cozinhe o macarrão em água e sal de acordo com as orientações da embalagem e escorra. Coloque em um refratário grande. Junte o tomate, as azeitonas, a cebola, o manjericão, as alcaparras, o cogumelo, a salsa. Misture bem, junte o sal e regue com o azeite. Misture muito bem, leve para gelar e sirva no dia seguinte.







segunda-feira, 21 de setembro de 2015

REFOGADO PRIMAVERA

Em homenagem a estação mais florida do ano, que começa na próxima quarta feira, a nossa receita de hoje é muito simples  mas , a peculiar mistura dos sabores e, principalmente, o seu lindo colorido, faz com que ela seja perfeita para saudar a primavera, que chega trazendo todo o colorido das flores.




                                    REFOGADO PRIMAVERA 



200 gramas de vagem
1 cenoura média
½ pimentão vermelho
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Cheiro verde a gosto
4 colheres das de sopa de azeite
1 colher das de sobremesa rasa de sal


Pique acebola e o alho e reserve. Higienize e pique as vagens em rodelinhas pequenas. Higienize e pique a cenoura e o pimentão e corte em quadradinhos pequenos. Lave e pique o cheiro verde.

Em uma panela, aqueça o azeite e doure nele, primeiramente, o alho, quando este dourar, junte a cebola e deixe refogar até que fique transparente. Junte, então, a vagem, a cenoura, o pimentão e o sal, e refogue, em fogo baixo, até que os legumes fiquem macios. Se juntar muita água, erga a chama e deixe secar um pouco. Junte o cheiro verde, mexa bem e apague o fogo. Sirva como acompanhamento de carnes e peixes.




segunda-feira, 14 de setembro de 2015

TORTA DE LIQUIDIFICADOR COM ATUM E AZEITONAS

Esta é uma daquelas tortas super práticas, que são conhecidas como torta de preguiçosa, porque a massa é batida no liquidificador, dispensando, dessa forma o processo de abrir a massa para  forrar a assadeira. A massa fica com uma consistência meio mole e pode ser espalhada com  facilidade pela assadeira, agilizando, sobremaneira o seu preparo. No recheio, o ingrediente principal é o atum, o que deixa a torta nutritiva, além de muito saborosa. o atum pode ser substituído por outro ingrediente se sua preferência.


      TORTA DE LIQUIDIFICADOR COM ATUM E AZEITONAS


Para a massa:

1 ½ xícara das de chá de leite
½ xícara das de chá de azeite
3 ovos
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
½ colher das de chá de sal
4 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado

Para o recheio:

4 colheres das de sopa de azeite
1 cebola picada
2 latas de atum
3 tomates cortados em cubos bem pequenos
1 colher das de sopa de orégano
1/3 de xícara das de chá de azeitona picada
Salsinha picada
1 colher das de sobremesa , bem rasa de sal.


Para a massa:

Bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo


Para o recheio, refogue a cebola no óleo, desligue o fogo e junte todos os ingredientes temperando com sal pimenta, salsinha e orégano.


Unte uma assadeira, de 20 cm por 30 cm, com azeite, coloque metade da massa, depois o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno moderado, preaquecido por  trinta minutos, mais ou menos, ou até ficar dourada.



quarta-feira, 9 de setembro de 2015

HAMBURGUER DE ABOBRINHA

Quando falamos em hambúrguer, imediatamente pensamos no tradicional bife de carne prensada. Hoje, porém, vamos fazer um vegetariano. Sim, o hambúrguer desta receita é feito de abobrinha e fica sensacional. É fácil, é barato e fica delicioso, tem coisa melhor?



                                     HAMBURGER DE ABOBRINHA


1 xícara das de chá de abobrinha ralada
1 ovo batido
2 colheres das de sopa de cebola bem picadinha
2 colheres das de sopa de maionese
½ xícara das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
½ colher das de chá de orégano
1 colher das de sobremesa rasa de sal



Misture a abobrinha, o ovo, a cebola e a maionese, misture bem. Junte a farinha, o queijo, o orégano e o sal misture até ficar uma massa. Numa frigideira untada, coloque a massa aos poucos, com uma colher. Quando formarem bolhas, vire e quando dourar, retire e coloque sobre papel toalha para secar. Continue fritando aos poucos até terminar a massa.