segunda-feira, 31 de agosto de 2015

FRANGO ASSADO INDIANO

O famoso tempero indiano aparece na receita deste domingo. Um simples peito de frango se transforma num prato sofisticado só por conta deste delicioso tempero.  O aspecto é colorido como o país que dá origem ao seu título e o sabor é surpreendente. Não deixe de fazer e experimentar esta deliciosa e simples receita indiana.



                      FRANGO ASSADO INDIANO




Um quilo e meio de peito de frango em filés
2 dentes de alho picados
1 colher das de sopa de azeite
Suco de um limão
1 pote de iogurte desnatado
1 colher das de sopa de páprica picante
1 colher das de sopa de gengibre ralado
1 colher das de sopa de casca de limão ralada
1 e meia colher das de sopa rasas de sal
Pimenta do reino


Lave os filés de frango e seque-os com papel toalha. Numa tigela,  faça uma pasta com o alho, o sal, a pimenta, o azeite e o limão e esfregue bem nos files de frango. Misture os ingredientes restantes em uma tigela e coloque os filés de frango, mexendo bem. Cubra muito bem a vasilha e leve para gelar. No dia seguinte, retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por trinta minutos. Unte uma assadeira com óleo e coloque os filés, cubra com papel alumínio e leve para assar, em forno quente 200 graus  por  20 minutos. Depois desse tempo, retire o papel alumínio e asse por mais uns quinze ou vinte minutos, regando com o caldo da assadeira, sem deixar secar, até dourar.











segunda-feira, 24 de agosto de 2015

BOLACHA DE LARANJA

Pensando em melhorar a qualidade do que é ingerido por nossa família, vamos dar a dica de trocar as bolachas compradas por bolachas feitas em casa. É muito simples fazer bolachas e pode virar uma terapia.  As receitas tem um ótimo rendimento e são bem mais saudáveis e bem mais baratas do que as vendidas em lojas especializadas. Bom para o corpo e para o bolso.


                         BOLACHA DE LARANJA


12 colheres das de sopa de farinha de trigo
2 colheres das de sopa,  bem cheias, de manteiga
6 colheres das de sopa de açúcar
1 colher das de sopa rasa de fermento em pó
Suco de uma laranja
1 ovo
Raspas de uma laranja
1/2 xícara das de chá de açúcar de confeiteiro para a cobertura
1/2 xícara das de chá de açúcar para a cobertura
Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma



Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, as 6 colheres das de sopa de açúcar, o fermento em pó, duas colheres das de sopa do suco de laranja, reserve o resto para fazer a cobertura, as raspas de laranja e o ovo e misture com as mãos até que a massa vire uma bola e desgrude das mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou de suco de laranja para chegar ao ponto. Unte e enfarinhe uma forma retangular grande. Faça bolinhas do tamanho de uma noz e vá colocando na assadeira, deixando um espaço entre elas para crescerem. Leve para assar por 20 a 25 minutos. Retire do fogo, e ainda quente coloque a cobertura. Para a cobertura, numa vasilha, misture o açúcar de confeiteiro com o açúcar normal e vá adicionando suco de laranja até ficar num ponte cremoso, mas não muito mole. 


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

TORTA CREMOSA DE FRANGO

A receita deste domingo é para ser servida como lanche. É, simplesmente, a torta de frango mais fácil de ser preparada que já se viu. Ela fica muito cremosa, justificando, dessa forma, o seu título. Tanto a massa como o recheio são bem fáceis de preparar e nem por isso deixam de ser extremamente saborosos. Os ingredientes são bem baratinhos, o que, em tempos de inflação alta, é tudo de bom.


                           TORTA CREMOSA DE FRANGO


Para a massa:
3 ovos
2 colheres das de sopa de margarina
1 ½ xícara das de chá de leite gelado
4 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado para salpicar
1colher das de sobremesa de fermento em pó
6 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Manteiga para untar

Para o recheio:
1 peito de frango pequeno
3 colheres das de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 lata de ervilhas
100 gramas de azeitonas verdes picadas
1 caixinha de creme de leite
1 sachê de caldo de galinha
Sal a gosto

Primeiramente cozinhe o peito de frango em água com o caldo de galinha, na panela de pressão, por trinta minutos. Deixe esfriar e desfie o peito de frango. Em uma panela, refogue, no azeite, a cebola e o alho, junte o peito de frango desfiado, refogue um pouco, junte a ervilha escorrida, as azeitonas picadas, desligue o fogo, junte o creme de leite e misture bem. Acerte o sal e reserve. Bata as três claras em neve e reserve. No liquidificador, coloque as gemas, a margarina, o leite gelado, o sal e bata um pouco, para misturar. Coloque a farinha e bata mais um pouco até formar uma massa homogênea. Por último, coloque o fermento e misture bem com uma colher, sem ligar o liquidificador. Em uma forma untada com manteiga, coloque metade da massa, em seguida espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Por cima de tudo espalhe as claras batidas em neve  e salpique o queijo parmesão ralado. Leve ao forno por quarenta minutos ou até dourar.




segunda-feira, 10 de agosto de 2015

CHUCHU COM PIMENTÃO E NOZ MOSACADA

Dá pena de ver tantas piadas sobre o chuchu, principalmente sobre a ausência de um sabor característico.  Particularmente, gosto muito.  O desafio é transformá-lo em uma deliciosa receita. Para desfazer essa fama, hoje vamos juntá-lo a ingredientes simples, mas, que vão transformar o patinho feio em um belo cisne.


                                        FELIZ DIA DOS PAIS




         CHUCHU COM PIMENTÃO E NOZ MOSCADA




2 chuchus de tamanho médio
1 pimentão vermelho
1 cebola picada
2 dentes de alho esmagados e picados
2 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sobremesa rasa de sal
250 ml de leite
Uma pitada de noz-moscada ralada


Descasque e corte os chuchus em quadradinhos de dois centímetros mais ou menos. Lave, retire as sementes e pique o pimentão em quadradinhos. Em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho. Junte o pimentão, o chuchu o sal e cozinhe, em fogo baixo, até que fiquem macios. Em um recipiente misture o leite com a farinha e mexa até dissolver bem. Junte ao refogado, tempere com a noz-moscada e cozinhe, em fogo baixo, até ferver bem e ficar encorpado.





segunda-feira, 3 de agosto de 2015

BOLO DE MANDIOCA

Como já foi dito antes por aqui a mandioca é muito versátil pois frequenta tanto os pratos doces como os salgados de forma bem democrática. Essa raiz muito apreciada na cozinha brasileira aparece aqui num delicioso bolo. Depois de pronto é difícil dizer que a mandioca é seu principal ingrediente. Seu sabor parece de coco e sua textura fica macia e úmida. Perfeito para acompanhar chás e cafés.



                                 BOLO DE MANDIOCA



2 xícaras e mais ¾ de xícara das de chá de mandioca crua ralada
2 xícaras das de chá de açúcar
1 pacote de queijo ralado (50 gramas)
4 colheres das de sopa de manteiga
1 xícara das de chá de farinha de trigo
4 ovos
1 colher das de sopa de fermento em pó
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco.


Numa vasilha grande, misture bem a mandioca crua ralada com o açúcar, o queijo ralado, a manteiga e a farinha de trigo, mexa bem. Bata ligeiramente os ovos e junte à massa misturando bem. Por último coloque o fermento e mexa até incorporar totalmente. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 28cmx21cm e coloque nela massa. Leve para assar em forno moderado, preaquecido, por quarenta minutos. Misture o leite condensado com o leite de coco e regue o bolo ainda quente.