segunda-feira, 29 de junho de 2015

CHOCOLATE QUENTE

O inveno pede uma bebida especial e bem quentinha. Para hoje vamos fazer a receita mais apreciada da festa junina e, que também é perfeita para acompanhar os dias ou as noites frias do inverno. O chocolate quente pode ser bem simples, mas vamos fazer uma receita um pouco mais elaborada, afinal, o inverno é curto.



                CHOCOLATE QUENTE




250 gramas de chocolate meio amargo
1 xícara das de chá de água
4 xícaras das de chá de leite
1 pau de canela
1 ½ xícara das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de creme de leite



Pique o chocolate em pedaços pequenos. Coloque a água em uma panela, leve ao fogo e, quando ferver, junte o chocolate picado. Mexa até dissolver bem. Em seguida, fora do fogo, junte o leite, a canela, o açúcar e o creme de leite, mexa bem. Leve a panela novamente ao fogo e deixe ferver por mais três a cinco minutos. Sirva quente.



segunda-feira, 22 de junho de 2015

DOCE DE ABÓBORA COM COCO

O mês de junho continua e nós continuamos, também, com as sugestões para as festas juninas. A atração principal das festas juninas são os doces. Ah! Os doces!  E na minha opinião, os doces mais típicos dessa época  são os de abóbora e de batata. E a nossa receita de hoje traz essa delícia junina que é o doce de abóbora com coco. É uma receita bem simples, não tem segredo nenhum e com certeza vai fazer muito sucesso.



                                                 DOCE DE ABÓBORA COM COCO


1 ½ quilo de abóbora madura
4 xícaras das de chá de açúcar
1 pauzinho de canela
10 cravos da índia
100 gramas de coco ralado



Descasque a abóbora e corte-a em pedaços de cinco centímetros, mais ou menos. Coloque numa panela grande, junte o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo e esmagando os pedaços até que todos eles tenham se desmanchado. Diminua o fogo e cozinhe para apurar o doce, ou seja, até quando ele estiver quase sem água. Mexa sempre, para não grudar no fundo da panela. Quando chegar nesse ponto, junte o coco ralado, incorpore ao doce e desligue o fogo. Pode ser servido em temperatura ambiente ou gelado.



segunda-feira, 15 de junho de 2015

SALSICHA JUNINA

Festa junina sem cachorro quente não é festa junina. Por isso a receita de hoje é com salsicha. Podemos colocar no molho o catchup e a mostarda, dessa forma, vai ficar bem fácil e prático. Na hora de servir, é só colocar no pão e o cachorro quente está completo. Ela também pode ser servida nas refeições acompanhada de arroz e salada. Pode, ainda, ser usada como recheio de tortas, ou o que a imaginação pedir. Muito versátil esta receita.



                                  SALSICHA JUNINA



3 colheres das de sopa de azeite
1 cebola grande cortado em cubos
1 dente de alho grande amassado e picado
3 tomates grandes cortados em cubos
1 sachê ou uma lata de molho de tomate
500 gramas de salsichas cortadas ao meio
1 colher das de sopa de mostarda
1 colher das de sopa de catchup
1 sachê de caldo de carne em pó



Em uma panela, refogue no azeite a cebola e o alho, junte os tomates e o caldo de carne e refogue até os tomates amolecerem. Junte o molho de tomate e refogue mais um pouco. Junte as salsichas cortadas e deixe ferver por alguns minutos. Junte a mostarda e o catchup e deixe cozinhar mais um pouco. Sirva a seguir no pão, ou com arroz e salada. Se for usar como recheio de torta deixe esfriar antes de usar.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

CANJICA

E o mês de junho chegou e, com ele, as festas juninas. Muitas festas acontecerão e as comidas típicas dessa época são de dar água na boca. Tudo combina com o friozinho de junho. Para est domingo a receita escolhida é de canjica, porque ela não é tradicional e perfeita para essa época. Para não ficar no trivial, a nossa receita vai ser incrementada com leite condensado e leite de coco, o que a fará ainda mais deliciosa.



                                        CANJICA



2 xícaras das de chá de milho para canjica
4 xícaras das de chá de água fria
4 xícaras das de chá de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços pequenos de canela em pau
3 cravos da índia
1 colher das de chá de sal
1 ½ xícara das de chá de açúcar


Lave o milho para canjica na véspera e deixe-o de molho na água. No dia seguinte, leve ao fogo em uma panela de pressão, colocando mais água até cobrir o milho, coloque o cravo e a canela. Tampe a panela e leve ao fogo, quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uma hora e meia. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Abra a panela, junte o leite, o leite de coco, o leite condensado, o sal e deixe cozinhar por mais trinta minutos. Desligue o fogo, junte o açúcar mexa bem. Sirva quente, fria ou gelada.








segunda-feira, 1 de junho de 2015

CALABRESA COM MANDIOQUINHA SALSA

Temperaturas amenas pedem comidinhas mais encorpadas e um pouco mais gordurosas, mas não muito. Por essa razão, a linguiça calabresa é desengordurada antes do preparo da receita. A combinação com a mandioquinha salsa deixa este prato muito saboroso.  É perfeito para agradar as pessoas que não gostam de caldo e preferem saborear os alimentos em pedaços.


                   CALABRESA COM MANDIOQUINHA SALSA



2 gomos de linguiça calabresa
400 gramas de mandioquinha salsa
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres das de sopa de azeite
1 colher das de sobremesa, bem rasa, de sal
3 colheres, bem cheias, de cheiro verde




Primeiramente tire a pele da linguiça calabresa.  Corte os gomos ao meio, coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue a chama, escorra a água e deixe esfriar. Depois de frio, corte os gomos de linguiça em rodelas grossas. Descasque a mandioquinha salsa e pique em rodelas também grossas.  Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, junte a mandioquinha salsa e refogue por alguns minutos. Junte a linguiça calabresa em rodelas coloque o sal e junte água até quase encobrir tudo. Cozinhe em fogo alto até que a mandioquinha esteja cozinha e o caldo reduzido. Junte o cheiro verde e sirva com salada.