segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

BOMBONZINHOS DELÍCIA

As férias continuam, por isso, também continuaremos com a série de receitas para fazer junto com as crianças. Esta, de hoje, tenho plena certeza de que será um grande sucesso, principalmente entre as crianças, porque leva o ingrediente que elas mais gostam que é o chocolate. Ela é bem fácil e a garotada vai se divertir na hora de cortar os bombonzinhos.




                                                   BOMBONZINHOS DELÍCIA





1 lata de leite condensado
1 xícara das de chá de mel
1 xícara das de chá de achocolatado ou chocolate em pó
200 gramas de manteiga sem sal
1 pacote de bolacha maisena quebradas grosseiramente, em pedaços grandes
Manteiga para untar



Numa panela em fogo médio, cozinhe o leite condensado, o mel, o achocolatado em pó e a manteiga, mexendo sempre até dar ponto de brigadeiro, que é quando começa a desgrudar do funda da panela (10 minutos). Desligue o fogo e junte as bolachas. Misture bem e despeje numa assadeira retangular de mais ou menos 25cm por 30cm, untada com manteiga. Alise a superfície com uma colher e espere esfriar. Coloque na geladeira por pelo menos vinte minutos. Corte em quadradinhos e sirva.






segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ENROLADINHO DE GOIABA

Deixando de lado as dietas, vamos partir para as gordices. Afinal de contas estamos em férias e isso significa fazer comidas gostosas. E, como as crianças estão em casa, podemos preparar receitas em grupo e cujo manuseio seja muito divertido e, principalmente, que fiquem deliciosas.
A receita a seguir se encaixa perfeitamente nesse perfil, sem perder tempo, vamos a ela.



                                                ENROLADINHO DE GOIABA



½ quilo de farinha de trigo
250 gramas de margarina
½ quilo de goiabada
25 gramas de fermento biológico
125 ml de leite
Açúcar refinado para passar as bolachinhas


Primeiramente pique a goiabada em pedacinhos de 2x1cm, mais ou menos. Reserve. Desmanche o fermento no leite morno, junte a farinha e a  margarina e amasse bem. Separe pedaços da massa e abra com o rolo, numa espessura não muito fina e corte em quadradinhos de 3x3cm mais ou menos. Coloque a goiabada no centro do quadrado e una duas pontas do quadrado, deixando a goiabada aparente. Coloque numa assadeira grande, sem untar, e leve ao forno imediatamente, até que fique ligeiramente dourado. Retire do forno e, ainda quente passe por açúcar refinado.








segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

FRANGO AO MOLHO PICANTE

Continuando com as receitas de baixas calorias para livrar-nos parcialmente dos exageros das festas de fim de ano, nossa receita de hoje traz um frango preparado de uma maneira bem interessante. Seus temperos são simples, porém o resultado final é de um sabor bem diferente e gostoso.



                                                   FRANGO AO MOLHO PICANTE




1 quilo de coxa, sobre coxa e peito de frango, misturados
3 colheres das de sopa de azeite
2 colheres das de sopa de mel
4 dentes de alho, inteiros
Suco de uma laranja grande
Suco de 2 limões
1 ramo de alecrim
1 colher das de sopa rasa de sal

Corte um limão ao meio e corte uma das metades em rodelas. Reserve. Coloque em uma tigela o suco de um limão e meio, o suco de laranja, o mel, o sal e misture bem. Acrescente o frango e misture bem para temperar todos os pedaços. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira, para tomar gosto, por meia hora. Após esse tempo retire o frango e reserve a marinada. Aqueça o azeite em uma panela e doure os pedaços de frango. Acrescente o ramo de alecrim, o alho, as rodelas de limão e refogue bem. Acrescente a marinada reservada e cozinhe até o frango ficar macio e o molho ficar reduzido.  







segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

QUIABO COM PIMENTÃO VERMELHO

Terminadas as festas, resta-nos voltar ao nosso cotidiano. Sempre cometemos alguns excessos no final do ano, por isso, hoje a nossa coluna, traz uma receita com legumes, bem saudável e colorida para que possamos retomar a rotina e começar a compensar os exageros cometidos.


         

                                          QUIABO COM PIMENTÃO VERMELHO




400 gramas de quiabo
1 colher das de chá de vinagre
1 pimentão vermelho grande
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado e picado
4 colheres das de sopa de azeite
1 colher das de chá bem cheia de sal.


Lave e pique o quiabo em rodelas de 0,5 cm de espessura, coloque numa vasilha e regue com o vinagre. Reserve. Lave e pique o pimentão em quadradinhos. Em uma panela coloque o azeite e deixe esquentar um pouco, coloque o quiabo e deixe refogar um pouco. Junte o pimentão, a cebola e o alho e refogue mais um pouco, por último junte o sal e deixe refogar, mexendo sempre até os legumes ficarem macios, mas sem se desmancharem. Sirva com arroz e a carne que preferir.