segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TOMATES RECHEADOS

As festas continuam e as receitas devem ser preparadas novamente nesta maratona gastronômica que são as festas de final de ano. Mal terminamos a ceia de Natal e já estamos nos preparando para o revellion. Então não percamos tempo, esta receita é muito especial e serve para acompanhar qualquer tipo de ceia, ela dá para duas pessoas, nas quantidades abaixo, e deve ser aumentada conforme o número de pessoas.


QUE TODOS TENHAM UM FELIZ E PRÓSPERO 2015




                                                TOMATES RECHEADOS




3 tomates do tipo caqui maduros
2 fatias de mussarela
50 gramas de queijo fresco picado
2 fatias de mortadela picadas
Cheiro verde picado
1 colher das de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher das de sopa de farinha de rosca
Bastante azeite

Corte os tomates ao meio, retire as sementes com cuidado para não romper e arrume numa assadeira untada de azeite. Em uma tigela misture a mussarela picada, o queijo fresco amassado, a mortadela picada, regue com azeite. Recheie as metades de tomates, salpique com a farinha de rosca e com o parmesão ralado. Regue tudo com muito, mas muito azeite e leve ao forno alto por quarenta minutos.



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

TORTA DE LIMÃO E CHOCOLATE

O que não pode faltar nas festas de final de ano é um delicioso doce que feche com chave de ouro todos os pratos salgados. Esta torta tem um sabor muito especial porque mistura a acidez do limão com o doce mais encorpado do chocolate, que harmonizam perfeitamente.

QUE TODOS TENHAM UM FELIZ E SANTO NATAL!



                                  TORTA DE LIMÃO E CHOCOLATE



Para a massa:

1 pacote de bolacha maisena de chocolate 200 gramas
200 gramas de manteiga sem sal

Para o recheio:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de 12 limões
Raspas de 2 limões
1 pacote de gelatina incolor
3 claras em neve

Ingredientes para a cobertura:

1 cx de creme de leite 200 gramas
200 gramas de chocolate meio amargo picado

Massa: Processar ou bater no liquidificador os biscoitos, colocar numa tigela, juntar a manteiga derretida e amassar até obter uma mistura parecida com farofa. Forrar o fundo e os lados de uma forma de fundo removível de 35 cm de diâmetro.
Recheio: Bater as claras em neve. Reservar. Hidratar a gelatina em água por alguns minutos. Enquanto isso misturar todos os ingredientes do recheio. Aquecer a gelatina hidratada no microondas ou no banho-maria e juntar ao recheio. Levar à geladeira por aproximadamente quinze minutos.
Cobertura: Aquecer o creme de leite em banho-maria ou no microondas e juntar o chocolate picado. Misturar bem até ficar homogêneo e brilhante.
Montagem: Rechear a torta com o creme de limão. Levar à geladeira por aproximadamente 2 horas para ficar firme. Colocar a cobertura e voltar à geladeira por mais uma hora. Decorar com limão cerejas e nozes.






segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

NHOQUE DE BOLAS

Por ser de descendência italiana é claro que aprecio todas as massas. Uma das primeiras receitas italianas que aprendi foi o nhoque, que acredito ser a massa mais fácil e prática de ser feita. Hoje a nossa receita é dessa delícia italiana que, dizem, dá sorte se saboreada todo dia 29 do mês. Como nossa proposta este mês é de receitas para enriquecerem as ceias, vamos fazer uma receita um pouco mais elaborada. Este nhoque será recheado, por isso ele será um pouco maior do que o comum e em forma de bola.



                                                    NHOQUE DE BOLAS


Para a massa:

1quilo de batata binje cozida em água e sal e passada pelo espremedor
2 ovos
1 ½ xícara das de chá farinha de trigo
100 gramas de manteiga
1 colher das de chá de sal
Farinha de trigo para enfarinhar

Para o recheio:

1 dente de alho picado
1 ovo cozido picado
1 cebola picada
150 gramas de linguiça

Para o molho:

1 cebola bem picada
1 dente de alho picado
3 colheres das de sopa de óleo
200 gramas de carne moída
150 gramas de linguiça
Salsa e cebolinha picada, 
1 folha de louro
2 latas ou sachês de molho de tomate pronto
Queijo parmesão ralado a gosto



Para a massa, misture todos os ingredientes e amasse até formar uma massa bem homogênea. Para o recheio, retire a pele da linguiça, esfarele e misture os outros ingredientes, reserve. Para o molho, refogue no azeite o alho e a cebola, junte a carne moída e a linguiça e refogue até perderem o cru, junte o louro, o molho de tomate e cozinhe até apurar um pouco, junte o cheiro verde e reserve. Separe pequenas porções da massa, coloque um pouco do recheio no centro e enrole formando uma pequena bola bem fechadinha, passe na farinha de trigo, repetia a operação até terminar a massa. Numa panela bem grande coloque bastante água e sal e quando ferver vá adicionando os nhoques em pequenas quantidades. Quando subirem à superfície, retire, coloque em travessas e sirva com o molho e o parmesão.




segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

LOMBO AO MOLHO DE LARANJA E QUEIJO CREMOSO

Nas mesas das festas de final de ano, tão tradicional quanto o peru é o lombo o qual pode ser preparado de muitas maneiras. É lógico que para estas comemorações não devemos ser econômicos e caprichar no preparo dos pratos que vão reunir a família em torno da mesa. Para hoje a sugestão tem tempero e molho um pouco diferentes do tradicional, o que confere a este prato uma sofisticação digna da ocasião.


                              LOMBO AO MOLHO DE LARANJA E QUEIJO CREMOSO


150 gramas de queijo cremoso
100 ml de leite
1 kg de lombo de porco
1 colher das de sopa de mostarda
1 colher das de sopa de sal
Pimenta do reino a gosto
1 cebola média picada
1 pimentão vermelho
3 maças pequenas picadas em cubos
½ xícara das de chá de água
1 xícara das de chá de suco de limão
4 colheres das de sopa de óleo.


Tempere o lombo com a mostarda, o sal e a pimenta. Numa panela grande aqueça duas colheres das de sopa de óleo e doure o lombo de todos os lados. Reserve. Em outra panela, refogue, em uma colher de óleo, a cebola e o pimentão por uns três minutos. Junte este refogado ao lombo e adicione a água e o suco de laranja. Deixe cozinhar, com a panela tampada, em fogo médio, por mais ou menos vinte minutos. Em uma frigideira, coloque uma colher de óleo e doure as maçãs. Bata, no liquidificador o queijo cremoso com o leite e adicione ao lombo, juntamente com as maçãs. Acerte o sal e continue cozinhando, em fogo médio, por mais vinte minutos. Retire da panela, fatie o lombo e sirva acompanhado do molho.





BOLO DE NATAL

E novamente nos deparamos com as comemorações de final de ano. Precisamos começar a planejar os preparativos, para que tudo saia perfeito. A decoração natalina já está aparecendo no comércio. A minha parte é oferecer sugestões para a grande comilança que está por vir. Todas as próximas receitas serão sugestões para as ceias, almoços, churrascos e tantas outras confraternizações. Um delicioso bolo com roupa de festa.


                                                          BOLO DE NATAL

4 claras em neve
4 gemas
50 gramas de coco ralado
100 gramas de frutas cristalizadas
100 gramas de chocolate meio margo picado
1 ½ xícara das de chá de açúcar
1 ½ xícara das de chá de leite
2 ½ xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
100 gramas de manteiga
½ quilo de açúcar de confeiteiro

Em uma batedeira, bata muito bem as gemas, a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente o leite, as frutas e o coco. Junte o chocolate picado, a farinha de trigo e o fermento. Misture até ficar uma massa lisa. Adicione as claras batidas em neve. Coloque em uma forma com orifício central, para pudim, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno baixo levemente preaquecido, até dourar, aproximadamente, cinquenta minutos. Faça um glacê. Coloque o açúcar de confeiteiro numa vasilha e vá colocando água aos poucos até ficar com a consistência de cobrir o bolo e empregue.