segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TAÇA DIET DE MORANGO

A receita de hoje foi elaborada pensando nas pessoas que precisam suprimir o açúcar de sua dieta. Ela é uma receita diet, porém não é para quem quer perder peso, pois possui bastante caloria. A restrição ao açúcar não impede que a sobremesa possa ficar deliciosa, ela pode ficar tão ou mais saborosa do que as preparadas da maneira tradicional. Vamos aproveitar que estamos em época de morangos e saborear esta delícia bem geladinha.


                                                TAÇA DIET DE MORANGO  



750 ml de leite
4 gotas de baunilha
3 colheres das de sopa de adoçante dietético em pó, forno e fogão
½ copo de água ( 100 ml)
2 colheres das de sopa de amido de milho
300 gramas de chocolate diet
1 caixa de creme de leite 200g
1 colher das de sobremesa de rum
1 caixa de morangos picados, deixe alguns inteiros para decorar


Em uma panela, coloque o leite, as gotas de baunilha e o adoçante dietético em pó, leve ao fogo e deixe ferver por trinta minutos. Depois desse tempo, dissolver o amido de milho na  água, juntar ao leite e mexer até engrossar. Reserve até esfriar. Faça um ganache, derreta o chocolate em banho-maria ou no forno de microndas, junte o creme de leite mexendo até incorporar tudo muito bem, coloque o rum, mexa bem e deixe esfriar também.
Montagem: distribua o creme em taças, por cima coloque o morango picado, depois o ganache de chocolate e decore com um morango inteiro. Leve para gelar por no mínimo seis horas antes de servir









segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PÃO ITALIANO

Não tenho ideia de há quanto tempo esta receita faz parte da minha vida. Fiz um esforço sobrenatural para tentar lembrar como a conheci, mas foi completamente inútil. A impressão que tenho é que ela sempre esteve presente na minha vida. Talvez ela tenha passado de mãe pra filha, mas eu realmente não lembro. O que posso afirmar é que ela é uma receita muito saborosa. A dica para ficar perfeita é abrir a massa bem fina e fazer pequenos pãezinhos. Bem vamos a ela.                                                        

                      

                                                      PÃO  ITALIANO


Para a massa:
500 gramas de farinha de trigo
1 copo de leite (200 ml)
½ xícara das de chá de óleo
1 colher das de sopa rasa de açúcar
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 ovo inteiro
30 gramas de fermento biológico
1 gema para pincelar

Para o recheio:

2 tomates picados em quadradinhos pequenos
1 cebola picada em quadradinhos pequenos
500 gramas de linguiça fresca
1 lata de ervilha escorrida
100 gramas de azeitona verde picada
Cheiro verde picado a gosto
Azeite para regar

Fazendo a massa:


Em uma tigela, coloque o fermento, o açúcar e o sal e mexa até ficar líquido, junte o leite morno, o óleo, o ovo batido e vá adicionando a farinha de trigo, até obter uma massa que solte das mãos, sove um pouco. Tire uma pequena porção da massa, faça uma bolinha e ponha num copo com água. Coloque a massa em lugar abrigado e deixe crescer até que a bolinha do copo flutue. Enquanto isso prepare o recheio. Tire a pele da linguiça e esfarele em uma tigela, junte os demais ingredientes, regue com azeite e mexa até misturar bem. Depois da massa crescida, separe-a em dez pedaços iguais. Abra, com o rolo, os pedaços da massa bem fino recheie e enrole, formando os pãezinhos. Coloque em uma assadeira bem grande, sem untar, com o lado do fechamento para baixo, um ao lado do outro. Pincele com gema batida e leve para assar em forno preaquecido por trinta e cinco a quarenta minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados.





segunda-feira, 15 de setembro de 2014

TALHARIM DIFERENTE

O talharim é um tipo de massa que nos permite vários molhos. Como a ordem na culinária é de sempre inovar, ousar, experimentar, a nossa receita de hoje é surpreendente, tanto nos ingredientes, quanto no preparo do molho para acompanhar este tipo de massa. O resultado é um molho extremamente e deliciosamente cremoso. A adição de presunto, ovos e legumes torna este prato uma refeição quase completa, só faltando uma salada de folhas para completa-lo. Aproveitem, é muito fácil.




                                                    TALHARIM DIFERENTE




500 gramas de talharim
1 colher das de sopa rasa de sal
250 gramas de presunto picado
1 xícara das de chá de manteiga
1 cebola picadinha
1 lata ou sachê de seleta de legumes
4 caixinhas de creme de leite (200 gramas cada)
1 copo de requeijão
4 ovos
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
Noz moscada ralada a gosto

Cozinhe o talharim conforme instruções da embalagem. Em uma frigideira, aqueça a metade da manteiga e refogue a cebola, acrescente o presunto e a seleta de legumes e refogue por cinco minutos. Reserve. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos, acrescente o creme de leite, o sal e o requeijão. Em uma panela, aqueça o restante da manteiga, junte a mistura de ovos, creme de leite sal e requeijão e mexa até ferver, junte a noz moscada e desligue o fogo. Num refratário, coloque o macarrão escorrido, o refogado de presunto e seleta, mexa bem, junte a misture de ovos e misture até incorporar tudo muito bem. Salpique o parmesão ralado e sirva a seguir.









segunda-feira, 8 de setembro de 2014

BOLO CREMOSO DE CENOURA E LARANJA

Em minhas andanças por Minas Gerais, conheci muitas receitas simplesmente maravilhosas. Tenho a impressão que os mineiros, fazem tudo de uma maneira muito simples, com muito capricho e o resultado é delicioso. Quando passei por Tiradentes, provei um bolo cremoso de cenoura que apresentava um leve azedinho no final, o que me conquistou completamente. Antes de deixar o lugar, é claro, pedi a receita e descobri que o azedinho é resultado da adição de laranja na massa do bolo, tornando-o muito saboroso.



                                        BOLO CREMOSO DE CENOURA E LARANJA


2 cenouras
2 ovos
1 laranja descascada, sem a parte branca
1 colher das de sopa de óleo
2 xícaras das de chá de açúcar
1 copo (de requeijão) ou  250 ml de água
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
Manteiga para untar



Primeiramente descasque a laranja e retire o máximo da pele branca que conseguir, para não amargar. Corte-as ao meio e retire as sementes. No liquidificador, bata as cenouras picadas, a laranja, sem as sementes picada, a água, os ovos e o óleo até misturar bem. Numa tigela, coloque o líquido do liquidificador e junte a farinha, o fermento e o açúcar, batendo bem até incorporar tudo.  Despeje o bolo numa forma quadrada untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 260 graus por trinta e cinco minutos. Sirva com chá ou café.






segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PEIXE COM CREME DE LEITE E ERVAS

Já faz algum tempo que não temos receita de pratos preparados com peixe por aqui. Então, hoje vamos voltar com uma deliciosa receita, feita com peixe e legumes. Com esses ingredientes não poderia ser diferente, é uma receita light. É leve, tem baixa caloria, é prática para preparar e fica muito saborosa. O que mais poderíamos esperar? Então não perca tempo, vamos para a cozinha, prepara-la.




                                        PEIXE COM CREME DE LEITE E ERVAS



01 batata média
½ quilo de filés de pescada
Suco de um limão
½ colher das de sopa de sal
Pimenta do reino a gosto
4 colheres das de sopa de creme de leite light
Manjericão, alecrim, orégano a gosto
1 colher das de sopa de azeite
1 cenoura
1 cebola pequena picada
2 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sobremesa, bem rasa de sal


Cozinhe a batata, em água e sal, mas sem deixar ficar muito mole. Escorra bem, corte em rodelas e reserve. Tempere os filés de pescada com o limão, o sal, a pimenta do reino, o creme de leite e as ervas. Deixe tomar gosto enquanto prepara a cenoura. Pique a cenoura em quadradinhos, coloque em um saco plástico com duas colheres das de sopa de água, feche a boca do saco dando uma torcidinha, porém sem dar nó. Coloque em um recipiente           que vá ao micro-ondas e cozinhe por seis minutos. Retire do saco plástico e reserve. Numa panela, coloque a manteiga, doure a cebola, junte a cenoura, coloque o sal e deixe refogar um pouco. Reserve. Num refratário, coloque o azeite, a batata em rodelas, os filés temperados e leve ao forno por meia hora. Retire do forno, guarneça com a cenoura refogada e sirva a seguir.