segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CONSERVA DE MINI CEBOLAS

As conservas são indispensáveis na boa mesa. Podem, perfeitamente, servir de acompanhamento para qualquer ocasião. Muitas vezes, na correria diária, falta-nos tempo para preparar uma salada, se tivermos uma conserva, o problema estará resolvido. A receita de hoje, conserva de mini cebolas é  grau zero de dificuldade



                                            CONSERVA DE MINI CEBOLAS


1 quilo de mini cebolas
3 xícaras das de chá de água
1 xícara das de chá de vinagre
1 colher das de sopa de sal
Grãos de pimenta do reino a gosto.


Descasque as mini cebolas e coloque-as em uma panela com a água, o vinagre, o sal e a pimenta do reino. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cinco minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, deixe amornar, coloque em um vidro com tampa, esterilizado e deixe descansar por no mínimo três dias antes de consumir.

Para esterilizar os vidros: colocar os vidros sobre uma assadeira limpa, levar ao forno desligado. Ligar o forno em 200ºC, quando atingir a temperatura, marcar 20 minutos. Após, diminua a temperatura, mas mantenha os vidros no forno quente até o momento de usar. As tampas devem ser colocadas em uma panela cobertas com água e levadas ao fogo para ferver por dez minutos. Deixar na água até o momento de usar.







segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ACELGA REFOGADA

Existem muitas pessoas que, mesmo sem experimentar, acham que não vão gostar de certas receitas. Torcem o nariz só de olhar ou pensar nelas. Isso frequentemente acontece com legumes e verduras. Porque será que temos esse preconceito? Deveria existir uma lei ante racismo leguminoso. Existem tantas variedades e normalmente, sempre preparamos as mesmas coisas sem termos a coragem de ousar uma mudança. Eu acredito que nunca podemos julgar sem experimentar. Por essas razões acima, a sugestão de hoje é de um legume que muita gente nunca experimentou. A acelga.



                                       ACELGA REFOGADA



6 xícaras das de chá de acelga lavada e picada
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 tomates
3 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Pimenta do reino a gosto


Lave e pique a acelga em tirinhas, despreza a parte mais dura. Reserve. Pique a cebola, o alho e os tomates. Em uma panela, refogue na manteiga a cebola e o alho, junte o tomate e deixe refogar um pouco, junte a acelga, o sal e a pimenta e deixe cozinhar mais um pouco, desligue e sirva acompanhado de carne e arroz branco.









segunda-feira, 11 de agosto de 2014

FAROFA FRIA

Imagino


      Imagino que neste dia dos pais, muitos estarão comemorando com um maravilhoso churrasco. Por isso a receita de hoje é uma deliciosa farofa para acompanhar churrasco. Ela é tão simples que até uma criança será capaz de prepara-la porque é uma farofa fria que não precisa ir ao fogo. Isso mesmo é só picar os ingredientes, misturá-los e pronto. Quem me ensinou esta receita foi o meu cunhado Carlos Eduardo que é um “paizão”.


                                         FELIZ DIAS DOS PAIS


                                                                                       
                                               FAROFA FRIA



2 tomates grandes cortados em quadradinhos pequenos
1 cebola grande cortada em quadradinhos pequenos
1 pimentão verde pequeno cortado em quadradinhos pequenos
1 pepino cortado em quadradinhos pequenos
2 xícaras das de chá de cheiro verde picadinho
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
Pimenta do reino a gosto
5 colheres das de sopa de azeite
4 colheres das de sopa de vinagre
1 ½ xícara das de chá de farinha de mandioca torrada mais ou menos


Numa tigela, coloque os tomates, a cebola, o pimentão, o pepino e o cheiro verde. Misture bem, tempere com o sal, a pimenta o azeite e o vinagre. Vá juntando a farinha de mandioca até obter uma farofa úmida. Sirva em seguida.




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MINESTRA



Inverno pede chás e chocolates quentinhos, e muitos caldos e sopas. Lembrei-me de uma sopa que minha avó e minha mãe faziam e que eu adorava. Era muito comum quando eu era criança a gente ter sopa no jantar, no inverno ou no verão. Com o tempo os hábitos vão mudando e algumas coisas se perdem. Resgatei da minha memória esta deliciosa receita que é feita com as sobras que são transformadas em uma nova delícia com a alquimia da culinária.


                              
                                                   MINESTRA




3 conchas de feijão pronto (pode ser sobras)
750 ml de água
1 chuchu picado em quadradinhos
1 cenoura picada em quadradinhos
1 batata grande picada em quadrados
1 colher das de sobremesa de sal
2 xícaras das de chá de arroz pronto (pode ser sobras)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados e picados
2 colheres das de sopa de azeite
Queijo parmesão ralado


Numa panela cozinhe, em água com um pouco de sal, o chuchu, a cenoura e a batata, cortados em pedaços pequenos, até ficar macio, mas não muito mole. Escorra a água e reserve.
Bata no liquidificador o feijão e a água até ficar líquido, reserve. Coloque o azeite numa panela grande e refogue a cebola e o alho, junte os legumes escorridos e refogue mais um pouco. Coloque o caldo de feijão, o sal e deixe ferver uns cinco minutos. Por fim junte o arroz e deixe ferver novamente. Sirva quente com queijo parmesão.