segunda-feira, 28 de julho de 2014

ESCONDIDINHO DE FRANGO COM PURÊ DE MANDIOQUINHA

Há! Os sabores mineiros! Entre as delícias mineiras tenho uma predileção por pratos preparados com batata baroa ou mandioquinha como também é conhecida. O sabor levemente adocicado realça o salgado que a acompanha deixando este último ainda mais gostoso. Neste domingo, nossa receita tem a mandioquinha em forma de purê, acompanhando a carne de frango num delicioso escondidinho. Este prato é perfeito para esses dias de temperaturas mais amenas.
                                           

            ESCONDIDINHO DE FRANGO COM PURÊ DE MANDIOQUINHA


1/2 quilo de peito de frango cortado em cubos
1 cebola média cortada em cubos
1 dente de alho, bem picadinho
1 colher das de sopa de azeite
2 tomates cortados em cubos
½ sachê ou 1/2 lata de molho de tomate
1 xícara das de chá de água
1 sachê de caldo de legumes
½ quilo de mandioquinha ou batata baroa
2 colheres das de sopa de manteiga
Queijo parmesão ralado a gosto


Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho, junte o frango e refogue bem. Junte o tomate, e continue refogando em fogo baixo por quinze minutos. Junte o molho de tomate e deixe ferver mais um pouco até que o frango esteja totalmente cozido. Coloque num refratário e reserve. Cozinhe a mandioquinha na água com o caldo de legumes em fogo baixo, até a água secar. Passe pelo espremedor junte a manteiga e misture até ficar homogêneo. Espalhe sobre o frango, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar por dez a quine minutos.



segunda-feira, 21 de julho de 2014

BOLACHA DE NATA

Estamos em férias escolares novamente. Vamos inventando mil maneiras de distrair as crianças. Elas possuem uma energia interminável. Uma ideia é leva-las para a cozinha. Existem muitas receitas gostosas e fáceis, e com elas podemos pedir a ajuda das crianças fazendo com que elas se familiarizem com os utensílios, ingredientes e, também com os perigos que existem na cozinha. Essa nossa receita de hoje é perfeita para esta brincadeira culinária. As crianças podem ajudar a misturar os ingredientes e modelar as bolachinhas. Ficarão, com certeza, entretidas por algum tempo, sem contar que poderão terminar a brincadeira tomando café com as bolachas confeccionadas.     


                                                                BOLACHA DE NATA

   

1 xícara das de chá  de nata de leite ou 1 xícara das de chá de creme de leite
1 xícara das de chá de açúcar
1 ovo
1 colher das de sopa de fermento em pó
4 gotas de baunilha
400 gramas de amido de milho
1 colher das de sopa de manteiga


Misture a nata, o açúcar, o ovo, a manteiga e a baunilha. Junte o amido de milho e o fermento e amasse até obter uma massa lisa e dura. Separe pequenos pedaços da massa e estique, com as mãos em forma de cordões. Com um garfo, dê uma amassadinha de leve para fazer uma marca. Corte em losangos. Coloque as bolachas numa assadeira, sem untar. Leve ao forno preaquecido e asse até que dourar. A massa deve ser bem dura. Cuidado para não deixar assar demais, uns quinze minutos são suficientes.





segunda-feira, 14 de julho de 2014

ARROZ COLORIDO

Inserir legumes na alimentação das crianças é sempre um desafio para qualquer mãe. Temos que usar de muita criatividade para que nossos filhos se tornem adultos acostumados a comer todos eles. Uma das maneiras de fazê-los consumirem legumes nas refeições, sem perceberem, é misturando-os aos pratos do dia a dia. Assim disfarçados, eles darão um colorido especial e se tornarão bem mais saborosos aos olhos das crianças.



                                                              ARROZ COLORIDO


2 xícaras das de chá de arroz
4 xícaras das de chá de água
1 colher das de sobremesa rasa de sal
2 cenouras raladas
400 gramas de vagens cortadas em rodelinhas
1 pimentão verde picado em pedaços bem pequenos
1 cebola bem picada
2 colheres das de sopa de manteiga
1 lata de ervilhas
1 pacote de batata palha





 Cozinhe a vagem já cortada em rodelinhas em água e sal. Escorra e reserve. Coloque na panela a manteiga, a cebola, o pimentão, a vagem, a cenoura ralada e as ervilhas. Refogue um pouco, misturando bem. Junte o arroz, refogue mais um pouco, junte a água e deixe cozinhar até ferver, abaixe o fogo e espere secar. Ainda quente misture a batata palha para que fique crocante. Sirva imediatamente.





segunda-feira, 7 de julho de 2014

CARÁ COM CALABRESA

         Quando as temperaturas ficam mais amenas, sempre surge o desejo de comer comidinhas mais consistentes, que alimentem e aqueçam o corpo e o paladar. Nesta receita que segue, vamos usar o cará que é um tubérculo não muito usado, mas que vai ficar muito saboroso, porque vamos prepara-lo com linguiça calabresa. Dessa forma vamos ter um prato muito saboroso e perfeito para esses dias mais fresquinhos. Para completar este prato podemos acompanha-lo com couve refogada na manteiga.



                                            CARÁ COM CALABRESA



500 gramas de cará
2 gomos de linguiça calabresa
Cheiro verde a vontade
1 cebola pequena
2 dentes de alho
3 colheres das de sopa de azeite
1 xícara das de chá de água



Coloque a linguiça calabresa, sem pele, numa panela, cubra com água e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo, escorra a água deixe esfriar um pouco. Corte em rodelas grossas e reserve. Pique a cebola, o alho e o cheiro verde e reserve. Descasque o cará e pique em pedaços médios. Refogue no azeite a cebola e o alho, junte o cará, refogue mais um pouco, coloque a água e deixe cozinhar até fique bem mole. Junte a calabresa e deixe ferver por mais alguns minutos. Coloque o cheiro verde e sirva quente.