segunda-feira, 30 de junho de 2014

BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA

Não é só nas festas juninas que um bolo de fubá faz sucesso. Ele é um perfeito acompanhamento para aquele cafezinho que acabou de sair, para um chazinho de erva doce ou qualquer outro chá e também pode ser servido como sobremesa. Ele pode aparecer no café da manhã ou no chá da tarde e é umas das principais atrações nas festas juninas. Nesta receita de hoje colocaremos, ainda, para dar uma incrementada, pedaços de goiabada num casamento perfeito.


            
                                    BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA    


4 ovos
2 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de margarina
1 vidro de leite de coco
2 xícaras das de chá de fubá
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de raspas de limão
1 pacote de 50 gramas de queijo ralado
1 colher das de sopa de fermento em pó
1 xícara das de chá de goiabada
Farinha de trigo para passar a goiabada.
Açúcar e canela para polvilhar


Unte uma assadeira grande com margarina e farinha de trigo, reserve. Bata as claras em neve. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar e a margarina até formar um creme. Misture o leite de coco e continue batendo. Acrescente o fubá, a farinha, as raspas de limão, o queijo ralado e o fermento. Retire da batedeira e misture, sem bater, as claras em neve. Por último coloque os pedaços de goiabada passados na farinha de trigo, mexa levemente e coloque na assadeira. Asse em forno brando por 40 ou 50 minutos ou até que espetando um palito este saia limpo. Espere amornar, mas não deixe esfriar totalmente, senão a goiabada vai grudar. Polvilhe com o açúcar misturado com a canela e está pronto para servir.




segunda-feira, 23 de junho de 2014

PROVOLETA

Se tem jogo do Brasil na copa do Mundo, tem reunião de amigos para torcer, tem cerveja e para acompanhar tem que ter um delicioso salgadinho. Esta sugestão que segue é simplesmente maravilhosa. A massa deste salgadinho vai sair ótima de qualquer maneira. A dica para fritura é usar uma panela pequena com bastante óleo e fritar poucos salgadinhos de cada vez (quatro ou cinco). Fazendo desta forma, o salgadinho fica douradinho e não abre.



                                                       PROVOLETA  



1 xícara das de chá de leite
1 xícara das de chá de água
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de manteiga
200 gramas de queijo provolone num só pedaço
1 sachê de caldo de galinha
Sal a gosto
1 ovo para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar


Corte o provolone em quadradinhos e reserve.
Derreta a margarina em fogo brando, junte o sachê de caldo de galinha, junte a farinha de trigo, o leite e a água, mexa bem. Tempere com sal e cozinhe mexendo sempre até obter uma massa firme.  Deixe amornar. Abra a massa e envolva os quadradinhos de provolone completamente, modelando uma bolinha. Bata o ovo com uma pitada de sal. Passe as bolinhas primeiramente pelo ovo batido e depois pela farinha de rosca. Frite em óleo como sugerido acima.





segunda-feira, 16 de junho de 2014

PATÊ DE PRESUNTO

Além das festas juninas e julhinas, não podemos nos esquecer da copa do mundo, que já começou. Nos jogos da nossa seleção, não haverá expediente para nos reunirmos para uma grande torcida nacional. É claro que essa corrente fica muito melhor se regada a pipocas e petiscos. Como o expediente vai tomar uma parte do dia, a sugestão de hoje é de um patê de presunto bem fácil e rápido de ser preparado para ninguém perder os jogos.




                                             PATÊ DE PRESUNTO



200 gramas de presunto
½ copo de requeijão
2 colheres das de sopa bem rasas de manteiga
2 colheres das de sopa bem cheias de creme de leite
Salsa picada para decorar


Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma pasta uniforme. Leve à geladeira por pelo menos três horas antes de servir. Sirva acompanhado de pães ou torradas.






segunda-feira, 9 de junho de 2014

SURPRESA DE CACHORRO QUENTE

Toda festa junina deve ter cachorro quente, então a receita de hoje não poderia ser outra. A proposta de hoje é fazer uma receita bem diferente da tradicional. Ela parece ser difícil, mas na realidade é bem fácil de preparar, e o resultado além de gostoso, é muito bonito.

                                       SURPRESA DE CACHORRO QUENTE


Para a maionese temperada:

6 colheres das de sopa de maionese
3 colheres das de sopa de catchup
1 colher das de sopa de mostarda
1 colher das de sopa de molho inglês
1 colher das de sopa de conhaque
Misture todos os ingredientes e reserve.

Para o purê de batatas:

1 colher das de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
500 gramas de batas cozidas e espremidas
1 caixa (200 ml) de creme de leite
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
2 gemas
1 colher das de sobremesa de sal
2 claras batidas em neve
Numa panela em fogo médio, refogue o alho na manteiga. Acrescente as batatas, o creme de leite, o queijo ralado as gemas e o sal. Desligue o fogo, espere amornar e incorpore, delicadamente, as claras em neve. Reserve.

Para a montagem:

Fatias de um pão de forma sem casca passadas pelo rolo de macarrão, para ficarem bem finas.
700 gramas de salsichas
1 lata de ervilhas escorrida
300 gramas de queijo mussarela ralada no ralo grosso e temperada com orégano a gosto
Manteiga para untar.

Montagem:


Unte com manteiga um refratário grande. Passe um pouco de maionese temperada na fatia de pão já passada pelo rolo de macarrão, coloque uma salsicha no meio e enrole. Coloque no refratário até preenchê-lo por inteiro. Por cima coloque metade do purê de batatas, metade da lata de ervilha escorrida e metade do queijo mussarela temperado. Faça mais uma camada de pão com maionese temperada e salsicha, purê, ervilha e termine com a mussarela temperada. Leve ao forno preaquecido a 180º graus por mais por menos trinta minutos ou até dourar.  Se quiser sirva com batata palha.




segunda-feira, 2 de junho de 2014

DOCE DE ABÓBORA DE COLHERADA

Amanhã começa o mês de junho que nos traz as tradicionais festas juninas e com elas, as delícias desta época. Para as pessoas que gostam de participar desta tradição organizando uma festa, neste domingo, trazemos uma receita das mais tradicionais. Como este doce demora de oito a dez dias para ficar pronto, você poderá fazê-lo com antecedência e ficar com mais tempo livre para preparar as outras delícias que precisam ser preparadas no dia da festa, além de economizar uns trocados.


                                     
                                          DOCE DE ABÓBORA DE COLHERADA





Um quilo e meio de abóbora madura
4 xícaras das de chá de açúcar


Coloque a abóbora e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio e cozinhe, amassando bem os pedaços. Deixe cozinhar até começar a aparecer o fundo da panela. Desligue e com o auxílio de uma colher modele os doces em uma assadeira, sem untar. Deixe o doce secar, sem cobrir a assadeira por no mínimo oito dias. Depois desse tempo, vire os doces com cuidado e deixe secar por mais três ou quatro dias.