segunda-feira, 31 de março de 2014

ANEL DE PÁSCOA

Pensando em uma receita bem legal e que tenha o espírito pascal, vou sugerir, hoje, uma rosca recheada. É claro que o recheio é de chocolate, pois este é o ingrediente que se tornou tradicional para esta data. Este pão doce fica com uma textura excepcionalmente macia, a cobertura de açúcar com coco, combina perfeitamente com o chocolate do recheio. Vamos à receita.



                                          ANEL DE PÁSCOA



½ xícara das de chá de leite
5 colheres das de sopa de margarina
8 colheres das de sopa de açúcar
½ colher das de chá de sal
30 gramas de fermento fresco para pão (2 tabletes)
1 ovo
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 colheres das de sopa de margarina derretida
100 gramas de coco em flocos
1 barra de chocolate meio amargo de 160 ou 170 gramas
1 gema batida com uma colher das de sopa de água, para pincelar
1 xícara das de chá de açúcar de confeiteiro
2 colheres das de sopa de água


Leve o leite ao fogo até o ponto de fervura. Desligue o fogo, junte 5 colheres das de sopa de margarina, o açúcar e o sal. Mexa até que a manteiga derreta. Deixe esfriar. Amoleça o fermento em 5 colheres das de sopa de água morna, acrescente a mistura de leite, o ovo e a farinha de trigo aos poucos. Misture até que a massa solte dos lados da vasilha e das mãos. Se necessário junte um pouco mais de farinha de trigo e amasse por cinco minutos. Cubra a massa e deixe crescer até dobrar de volume, mais ou menos uma hora. Abra a massa formando um retângulo de 60x30cm, mais ou menos. Pincele a massa com a margarina derretida e polvilhe com metade do coco e com o chocolate picado. Enrole como rocambole. Coloque em uma assadeira redonda untada e una as pontas em formato de anel. Com uma faca, faça seis cortes em cima do anel. Pincele com a gema 




segunda-feira, 24 de março de 2014

LOMBO COM FAROFA DE MAÇÃ

Estamos a apenas quatro semanas do domingo de Páscoa, então a partir deste domingo todas as receitas serão sugestões para o almoço do domingo, ou para a sexta feira da paixão. Pensei em sugestões diferentes das tradicionais. Vou começar hoje com o prato principal que é um maravilhoso lombo recheado com uma deliciosa farofa.



                                 LOMBO COM FAROFA DE MAÇÃ



1 kg de lombo
1 ½ colher das de sopa de sal
Suco de um limão
1 folha de louro
1 colher das de sopa de cheiro verde picado
3 colheres das de sopa de óleo
3 colheres das de sopa de manteiga
1 cebola ralada
150 gramas de presunto em cubos
2 tomates picados em cubos pequenos
2 maças pequenas picadas em cubos
1 xícara das de chá de farinha de mandioca torrada
Manteiga para untar.

Abra o lombo em formato de um bife grande e fino. Tempere-o com o sal, o limão, o louro e o cheiro verde. Deixe descansar algumas horas. Prepare uma farofa: numa panela aqueça a manteiga e o óleo e doure a cebola. Junte o presunto e frite levemente. Acrescente o tomate e cozinhe até desmanchar. Junte a maçã e, por último, a farinha de mandioca, misture rapidamente e desligue o fogo.

Retire o lombo do tempero e recheio-o com parte da farofa. Reserve a farofa restante. Enrole o lombo, amarrando-o bem firme com um barbante de algodão. Coloque-o em uma assadeira untada com manteiga, salpique manteiga por cima do lombo, cubra com papel alumínio. Asse em forno médio, por cerca de uma hora e meia, regando de vez em quando com o molho que se forma na assadeira. Retire o papel alumínio e deixe a carne dourar dos dois lados. Na hora de servir retire o barbante e sirva guarnecido com a farofa reservada.




segunda-feira, 17 de março de 2014

BOLO DE BANANA CARAMELIZADA

      Esta receita é do tempo da vovó. Desde muito pequena tenho lembrança dela. Minhas avós, minhas tias e minha mãe sempre tinham este bolo para o café. Feita com uma das frutas mais saborosas e de preço sempre acessível ela pode ser experimentada por todos. Pode-se prepará-la na forma de pudim, como sugerido aqui, ou em uma forma retangular também. O bom desta receita é que ela pode ser desenformada bem facilmente. Aproveitem esta delícia.


                             BOLO DE BANANA CARAMELIZADA


3 ovos
11/2 xícaras das de chá de açúcar
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de óleo
1 xícara das de chá de água
1 colher das de sopa de fermento em pó
6 bananas nanicas
1 xícara das de chá de açúcar


Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e branco. Continuar batendo e acrescentar aos poucos a farinha de trigo, o óleo, a água e, por último, o fermento. Colocar a xícara de açúcar numa forma de buraco no meio, levar diretamente ao fogo baixo e mexer até virar caramelo. Untar as laterais da forma com o caramelo, arrumar as bananas, cortadas ao meio no sentido do comprimento de modo que o fundo e as laterais estejam forrados de bananas. Despejar, com cuidado, a massa sobre as bananas. Levar para assar em forno preaquecido a 150 graus por trinta minutos. Retirar do forno, deixar amornar e desenformar.









segunda-feira, 10 de março de 2014

ABOBRINHA DE FORNO

Normalmente para fazer o recheio de abobrinha, usamos carne moída. Contrariando essa regra, a nossa receita de hoje, será de abobrinha recheada apenas com legumes. Assim, quem é vegetariano poderá consumí-la. Preparada dessa forma, ela pode servir de acompanhamento para todos os tipos de carne.


                               ABOBRINHA AO FORNO



2 abobrinhas pequenas
1 tomate grande picado
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picadinhos
Azeite
Orégano
Cheiro verde
Queijo parmesão ralado


Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento. Coloque em uma panela com água e sal e cozinhe até perder o cru, mas sem que fiquem moles. Escorra, deixe esfriar. Depois de frias, com o auxílio de uma colher, retire a polpa com cuidado para não romper a casca. Reserve. Pique a polpa. Em uma panela refogue, no azeite, a cebola e o alho, junte a polpa da abobrinha, o tomate picado e refogue, em fogo baixo até o tomate derreter. Tempere com o sal, o orégano e a cebolinha. Num refratário untado de azeite coloque as metades das abobrinhas, recheie, regue com bastante azeite e cubra com queijo parmesão ralado. Leve ao forno até gratinar. Cerca de quinze minutos.




terça-feira, 4 de março de 2014

ARROZ DE FORNO

Carnaval, época de gastar tempo com muitas coisas menos na cozinha. Tanto para quem vai viajar para a praia, para o campo como para quem vai ficar em casa a ordem é diversão sem muito trabalho. A receita sugerida hoje é muito fácil e fica simplesmente maravilhosa. Sirva com uma bela salada de folhas verdes.


                            
                          ARROZ DE FORNO


2 xícaras das de chá de arroz
4 xícaras das de chá de água
1 colher das de sobremesa rasa de sal
100 gramas de mussarela ralada
100 gramas de presunto ralado
1 cenoura ralada
Salsa picada a gosto
2 ovos
1 xícara das de chá de leite
1/2 copo de requeijão
Queijo parmesão ralado a gosto


Leve o arroz ao fogo com a água e o sal e cozinhe normalmente até secar. Deixe descansar um pouco. Passe o arroz, depois de pronto, para um refratário e misture a mussarela, o presunto, a cenoura e a salsa. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o requeijão, o parmesão e uma pitada de sal. Regue o arroz com esse molho e leve ao forno preaquecido por trinta minutos.