segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PEIXE COM BACON E ERVAS

Existem combinações de ingredientes que já nos são bem familiares e outras que muitas vezes nem consideramos prováveis. A receita deste domingo traz dois ingredientes que não juntamos com frequência: o peixe e o bacon. Incrementando ainda mais esta delícia colocaremos um tempero que não é comum na culinária brasileira: o gengibre.


              PEIXE COM BACON E ERVAS  


500 gramas de filé de peixe de sua preferência (nesta receita foi usado badejo)
Suco de um limão
1 xícara das de chá de cebolinha picada
½ xícara das de chá de cebola picada
1 colher das de sopa de gengibre ralado
100 ml de leite de coco
50 gramas de bacon fatiado fino e depois picado em cubinhos
1 colher das de sobremesa de sal
Fatias de limão para decorar


Lave os filés de peixe e tempere-os com o sal e o suco de limão. Em um refratário, coloque metade dos filés temperados, reserve. Em uma vasilha misture a cebolinha, a cebola, o gengibre e o leite de coco. Distribua essa mistura sobre os filés reservados. Por cima coloque a outra metade dos filés temperados e espalhe sobre eles o bacon picado. Cubra o refratário com papel alumínio com a parte brilhante virada para baixo e vede bem. Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio por quarenta e cinco minutos. Sirva decorado com rodelas de limão e regado com o molho do cozimento.



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ROCAMBOLE DE FRANGO

As temperaturas altas batem recordes e todos nós ficamos querendo só comidinhas leves e refrescantes. Na maioria dos dias quentes, nosso corpo fica mais lento e bate uma vontade grande de comer petiscos e lanchinhos.  Para as pessoas que preferem substituir uma refeição por um lanche, vamos passar hoje uma receita gostosa e leve bem apropriada para esse verão escaldante. 


                                  ROCAMBOLE DE FRANGO


Para a massa:

6 gemas
1 colher das de sobremesa de sal
3 colheres das de sopa de farinha de trigo
3 colheres das de sopa de amido de milho
2 colheres das de sopa de leite
1 colher das de sopa de fermento em pó
6 claras em neve
Manteiga para untar

Para o recheio:
200 gramas de peito de frango cozido e desfiado
1 xícara das de chá de maionese
6 azeitonas pretas picadas
1 colher das de sopa de salsa picada
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Fazendo a massa:

 Na batedeira, bata primeiramente as claras em neve e reserve. Na mesma batedeira, bata as gemas com o sal, a farinha de trigo, o amido de milho, o leite e o fermento, até obter uma massa homogênea. Acrescente as claras em neve e não bata mais incorpore delicadamente. Coloque em uma forma retangular de 26 X 38 centímetros mais ou menos, untada de manteiga e enfarinhada. Asse no forno preaquecido por vinte minutos.


Fazendo o recheio: Em uma tigela, misture o frango, a maionese, as azeitonas e a salsa. Reserve. Quando a massa estiver assada, desenforme sobre um pano de prato umedecido, espalhe o recheio e enrole com o guardanapo, como rocambole, deixe enrolado por quinze minutos. Desenrole com cuidado, passe um pouco de maionese e polvilhe com o queijo ralado.



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SORVETE DE LIMÃO

O único assunto dominante nas rodas de bate-papo, nas redes sócias, nos noticiários dos telejornais, nos jornais impressos, ou seja, em todos os lugares possíveis e imagináveis é a total falta de chuva e consequentemente as elevadíssimas temperaturas deste começo de ano. Estamos vivendo as maiores temperaturas registradas nas últimas sete décadas. Para amenizar esse calor insuportável precisamos de comidas e bebidas que nos refresquem. Por isso hoje a nossa receita é muito refrescante.


                                         SORVETE DE LIMÃO

   

1 lata de leite condensado
1 xícara das de chá de suco de limão
6 colheres das de sopa de açúcar
1 colher das de chá de raspas de limão
1 pote de iogurte natural
2 caixas de creme de leite


Coloque todos os ingredientes no copo de um liquidificador e bata bem até ficar homogêneo. Despeje em uma forma para pudim de furo no meio e leve ao freezer por no mínimo cinco horas, desenforme e sirva a seguir.






segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ESFIRRA DE CARNE

Estou lendo um livro sobre comida árabe em que o autor, conta várias histórias interessantes sobre os costumes deste povo. De certa forma fiquei com este país na mente e por isso a receita de hoje é uma das mais tradicionais receitas dessa cozinha tão apreciada por nós.


                             ESFIRRA DE CARNE    


Para a massa:

500 gramas de farinha de trigo
2 tabletes de fermento para pão 30 gramas
½ colher das de sopa de açúcar
1 colher das de sopa de óleo
½ colher das de sobremesa de sal
1 copo de 250ml de água
1 colher das de sopa bem cheia de manteiga
1 gema para pincelar

Coloque o fermento em uma tigela, junte o sal e o açúcar, mexa até dissolver o fermento e junte a água morna, misturando bem. Junte os outros ingredientes, sendo por último a farinha. Amasse até a massa se desprender das mãos. Faça bolinhas do tamanho de uma noz, coloque em uma assadeira e deixe crescer por quarenta minutos. Abra cada bolinha, com o rolo em mesa enfarinhada, recheie, feche formando um triângulo, fechando bem as pontas. Coloque em assadeira sem untar. Pincele com a gema batida e asse em forno pré-aquecido até dourar.

Para o Recheio

500 gramas de carne moída
1 cebola grande ralada
500 gramas de tomate picado em quadradinhos
1 colher das de sopa rasa de sal
1 pitada de noz-moscada ralada
Suco de 2 limões grandes

Misture todos os ingredientes e coloque numa peneira sobre uma bacia e deixe escorrer por no mínimo 15 minutos. Só então recheie as esfirras.