segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SALADA DE MACARRÃO

              Em pleno período de férias e com as temperaturas nas alturas, só pensamos em duas coisas: comidas geladas e facilidade para o preparo. Nesta linha de pensamento, uma receita perfeita nesta época é a de macarrão gelado. Penso que a maioria das pessoas que cozinham sabem preparar este prato, então, a receita que segue hoje será a título de sugestão.  Ela é perfeita para quem quer mais tempo para aproveitar as férias. Seu preparo é bem rápido e deve ser feita com um dia de antecedência. Quanto mais tempo permanecer na geladeira melhor.



                                         SALADA DE MACARRÃO



250 gramas de macarrão do tipo parafuso, pene, caracol ou gravatinha
150 gramas de queijo prato em cubos
50 gramas de azeitonas picadas
½ cenoura cozida e picada em cubos
1 xícara das de chá de vagem cozida e picada em rodelinhas
1 cebola pequena ralada
2 colheres das de sopa bem cheias de queijo ralado
1 lata de atum
1 xícara das de chá de maionese
1 colher das de chá de molho inglês
1 colher das de sopa de mostarda
Cheiro verde picado a gosto
1 colher das de sopa rasa de sal

Cozinhe o macarrão em água fervente com sal. Escorra, passe por água fria, escorra novamente. Coloque o macarrão num recipiente grande, e junte todos os outros ingredientes mexendo bem. Leve para gelar por umas seis horas mais ou menos antes de servir.




              

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PORPETONE RECHEADO

              
              Como dar um sabor diferente à carne moída? Vamos tentar confeccionar uma receita surpreendente e deliciosa, juntando carne moída, com recheio mineiro de queijo branco e isso tudo regado com um molho de maionese muito especial. Bem, com todos estes predicados só podemos obter um resultado que não decepcionará.



                                PORPETONE RECHEADO



Meio quilo de carne moída
1 xícara das de chá de maionese
2 tomates cortados em cubos pequenos
150 gramas de queijo minas esfarelado
1 colher das de sopa de margarina
1 cebola picada
4 colheres das de sopa de ketchup
5 colheres das de sopa de vinho branco

Em uma tigela misture a carne moída com 4 colheres das de sopa de  maionese, misturando bem . Reserve. Em outro recipiente, coloque os tomates picados o queijo amassado e 2 colheres das de sopa de maionese e misture até ficar homogêneo. Reserve.
Divida a massa de carne em doze porções, abra cada porção na palma da mão, formando discos de mais ou menos 5 centímetros. Coloque metade dos discos num refratário deixando espaço entre eles. Por cima de cada disco coloque uma porção de recheio e cubra com os discos restantes, apertando toda a toda a lateral, para que o recheio não saia. Leve ao forno preaquecido por trinta minutos ou até dourar levemente. Reserve. Em uma panela, aqueça a margarina, em fogo baixo e doure a cebola, junte o ketchup e o vinho e ferva por uns três minutos. Desligue o fogo, junte a maionese e restante misture até ficar cremoso. Cubra os porpetones com este molho e sirva em seguida.







segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SORVETE DE AMEIXA

O verão trouxe altas temperaturas. Estão superando as de anos passados com toda certeza. Todos estamos procurando alguma forma de amenizar este calor escaldante. Assim, temos a obrigação de colaborar para isso com uma receita de sorvete, é claro.



                        SORVETE DE AMEIXA



400 gramas de ameixa sem caroço
3 xícaras das de chá de chá preto
1 xícara das de chá de açúcar
4 claras em neve
1 lata de creme de leite

Em uma panela coloque as ameixas e o chá preto e ferva, em fogo brando, por quinze minutos. Retire as ameixas, coloque o açúcar e volte ao fogo e ferva até virar uma calda em ponto de fio. Está em de fio, quando levantando a colher a calda caia em fio. Enquanto isso, numa batedeira, bata as claras em neve firme e quando a calda estiver pronta despeje, ainda quente, em fio, nas claras em neve sem parar de bater até obter um merengue. Bata, no liquidificador as ameixas com o creme de leite e incorpore delicadamente  ao merengue. Ponha numa tigela e leve ao congelador por pelo menos quatro horas.






segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

LEGUMES ASSADOS

Espero que as festas de todos tenham transcorrido na maior alegria e felicidade. Com o Novo Ano, promessas renovadas, e a esperança de que tudo corra muito bem. Finda a farra gastronômica, temos que organizar a nossa alimentação. Como já é tradição por aqui, vamos começar dois mil e quatorze com uma receita bem leve. Ela traz uma mistura de legumes e para que ela permaneça leve, vamos leva-la ao forno. Sirva com arroz branco e frango ou peixe grelhado.


                                 LEGUMES ASSADOS



1 cebola cortada em tiras
Meia berinjela cortada em rodelas finas
Meia abobrinha cortada em rodelas finas
3 tomates cortados em rodelas médias
Meia xícara das de chá de azeite de oliva extravirgem
Folhas de manjericão fresco
1 colher das de sobremesa de sal

Refogue a cebola em parte do azeite. Coloque a cebola refogada em um refratário. Por cima vá intercalando as fatias de abobrinha e de berinjela uma ao lado da outra. Em seguida coloque por cima dos legumes os tomates, salpique o sal o manjericão e regue com o restante do azeite. Leve ao forno com o fogo baixo por uma hora.