segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ARROZ ESPECIAL

              Uma receita de arroz bem diferente e que fica muito saborosa, daí o nome, arroz especial. O que a faz especial certamente é o uso dos miúdos do frango. Quando adquirimos o frango inteiro os miúdos, na maioria das vezes, viram farofa ou são descartados. De agora em diante podemos aproveitá-los para fazer este arroz que vai acompanhar muito bem o frango assado.


                              ARROZ ESPECIAL



Miúdos do frango, moela, fígado, coração
2 colheres das de sopa de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
250 gramas de coxinha da asa do frango
300 gramas de peito de frango cortado em cubos grandes
2 litros de caldo de frango
2 xícaras das de chá de arroz
1 colher das de chá de açafrão
1 lata de ervilha escorrida
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras



Cozinhe os miúdos com água na panela de pressão até ficarem macios mais ou menos trinta minutos. Escorra. Em uma panela grande, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente os miúdos, as coxinhas de asa e o peito de frango e deixe refogar um pouco. Acrescente o caldo de frango, prove e acerte o sal. Deixe cozinhar até as carnes ficarem macias. Coloque o arroz e açafrão e misture bem. Sem mexer, coloque as ervilhas, o restante do caldo de galinha e deixe o arroz cozinhar. Quando estiver quase seco, coloque as tiras de pimentão e deixe secar a água. Apague o fogo e mexa delicadamente. Tampe a panela e espere dez minutos antes de servir




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MUSSE DE LIMÃO

              Nestes tempos de muito calor, aumenta o nosso desejo por sobremesas refrescantes. Na mesma proporção aumenta a preguiça de passar muito tempo perto do calor do fogão. Para atender estes dois quesitos, nossa receita de hoje serve como uma luva, pois não vai ao fogo e, com certeza, ficará bem refrescante, porque o seu principal ingrediente é o limão. Ela é excelente para ser preparada nestes quentes e preguiçosos dias de primavera.


                                                MUSE DE LIMÃO


1 caixa de gelatina sabor limão
1 xícara das de chá de água fervente
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de suco de limão ( use a lata de leite condensado para medir)
Raspas de casca de limão para decorar


Em um recipiente, dissolva a gelatina na água fervente. Coloque no liquidificador junto com os demais ingredientes e bata por cinco minutos. Coloque em taças individuais e leve à geladeira por 2 horas. Na hora de servir decore com as raspas de limão.




             

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CALABRESA STROGO

              
              Existem dias em que coloco um ingrediente na minha frente, fico olhando para ele e pensando como prepara-lo. Muitas vezes, vou misturando coisas que acho que vão combinar. Confesso que nem sempre dá muito certo, mas, se dá o resultado pode surpreender. Com esta receita aconteceu dessa forma e até  que o resultado ficou muito bom.


                    CALABRESA ESTROGO



2 gomos de linguiça calabresa
1 colher das de sopa de azeite
3 dentes de alho bem picadinhos
1 cebola grande ralada
100 gramas de cogumelos
1 copo de requeijão




Tire a casca da linguiça calabresa, coloque numa panela cubra com água e leve ao fogo até ferver. Desligue assim que levantar fervura e escorra bem a água e reserve para que esfrie um pouco.  Depois, pique em cubos médios, reserve. Numa panela, coloque o azeite e frite nele o alho e a cebola até dourar, junte a calabresa, refogue bem por uns três minutos, acrescente o cogumelo e o requeijão e deixe no fogo por mais cinco minutos.



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PÃO DE CHOCOLATE

Muitas experiências fracassadas até chegar na receita final deste pão. Valeu muito todo o tempo gasto porque o resultado ficou além das expectativas. Este pão de chocolate tem uma casquinha crocante e o miolo fofinho. Ele tem um sabor diferenciado e não é muito doce para poder receber recheio salgado como de manteiga ou doce como mel ou geleia.



                       PÃO DE CHOCOLATE



3 xícaras das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de chocolate em pó
1 xícara das de chá de água morna
3 colheres das de sopa de açúcar mascavo
1 ovo
1 colher das de sopa de manteiga
30 gramas de fermento biológico
½ xícara das de chá de leite em temperatura ambiente
½ xícara das de chá de açúcar mascavo para polvilhar

Em um recipiente, coloque o fermento e as três colheres de açúcar mascavo e mexa até ficar líquido. Junte a água morna, o leite em temperatura ambiente, o chocolate em pó, o ovo, a manteiga e por último a farinha de trigo, mexendo até ficar uma massa mole. Untar uma forma para bolo inglês com margarina e farinha de trigo misturada com um pouco de chocolate em pó. Colocar a massa na forma e salpicar com a meia xícara de  açúcar mascavo. Deixar crescer por uma hora. Assar em forno preaquecido, em fogo médio por quarenta e cinco minutos.