segunda-feira, 30 de setembro de 2013

COUVE-FLOR RECHEADA COM ALMÔNDEGAS


Juntar legume e carne numa mesma receita faz com que o prato, praticamente, se transforme numa refeição completa. Hoje trazemos uma incrível receita de couve flor, este legume muito saboroso, que vem incrementado com a carne moída em forma de almôndegas. Pense bem, como esta combinação  pode dar errado em textura e sabor? Então vamos a ela.

 

                     COUVE-FLOR RECEHADA COM ALMÔNDEGAS
 

 
1 couve-flor cozida
200 gramas de mussarela ralada

Para o recheio:

1 caixa ou sachê de molho de tomate
500 gramas de carne moída
3 colheres das de sopa de sopa creme de cebola
1 gema
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 colher das de sobremesa de sal

Para o molho branco:

2 colheres das de sopa de margarina
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
½ litro de leite
100 ml de creme de leite
Noz-moscada a gosto
1 colher das de sobremesa rasa de sal

Preparando o recheio:

Coloque o molho de tomate para ferver em fogo baixo. Numa tigela, misture o restante dos ingredientes, faça bolinhas e coloque dentro do molho e cozinhe por dez minutos, mantendo o fogo baixo. Reserve.

Preparando o molho branco:

Derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Em fogo baixo, mexa até incorporar bem, acrescente o leite, aos poucos, sem parar de mexer. Mexa até engrossar, junte o creme de leite, a noz-moscada e o sal mexendo novamente.



 

Montagem. Num refratário grande, coloque a couve flor espalhe por cima as almôndegas com o molho vermelho, cubra com o molho branco, polvilhe a mussarela ralada e leve ao forno para gratinar por mais ou menos 15 minutos.

 

 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TORTA SURPRESA


Raras vezes uma receita me surpreende, desde o momento em que corro os olhos pelos ingredientes e modo de fazer, já tenho uma visão de como ela ficará depois de pronta. Esta receita de hoje, porém, foi uma grata surpresa, porque eu não tinha a mínima ideia de como ela ficaria depois de pronta. E a menção de grata surpresa, acima, é tanto pelo nome da torta quanto pelo sabor que é surpreendentemente maravilhoso.



                                        TORTA SURPRESA
 

 
1 xícara das de chá de açúcar para o caramelo
5 colheres das de sopa bem cheias de manteiga
5 ovos
1 xícara das de sopa de açúcar
1 ½ xícara das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de chocolate em pó
1 colher das de sopa de fermento em pó
½ xícara das de chá de leite de vaca
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca, use a lata do condensado de medida
 
 

Caramelize uma assadeira grande 40x35cm, com uma xícara de açúcar. Coloque o açúcar diretamente na assadeira, leve ao fogo baixo, espere derreter, sempre mexendo e, com cuidado, espalhe por todo o fundo da assadeira. Reserve. Na batedeira, coloque a manteiga com o açúcar e bata até misturar, junte dois ovos inteiros, bata novamente. Em seguida, coloque a farinha de trigo, o chocolate, o fermento e ½ xícara das de chá de leite de vaca. Bata tudo muito bem e coloque sobre o caramelo na assadeira e reserve novamente. Bata, então, no liquidificador, o leite condensado, duas latas de leite de vaca e os três ovos restantes. Depois de bem batido, coloque também na assadeira por cima de tudo, com cuidado. Leve ao forno preaquecido, em banho-maria por uma hora. Desenforme depois de frio, corte em quadrados e sirva.



 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

COSTELA DE VACA NA PRESSÃO


Existem muitas maneiras para se preparar uma costela de vaca. Esta carne muito apreciada pelo sabor e na mesma ou em maior intensidade condenada pelo alto teor de gordura não poderia deixar de aparecer por aqui. Podemos experimentar todos os sabores sem exageros. Segue, então uma receita desta carne deliciosa. Aprecie com moderação.
 
 
 

                                COSTELA DE VACA NA PRESSÃO 
 

 
1 quilo e meio de costela de vaca cortada em pedaços
2 colheres das de sopa de óleo
4 tomates maduros picados
1 cebola grande cortada em rodelas grossas
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
1 ½ colheres das de sopa rasas de sal
250 ml de água.
 


Numa panela de pressão, coloque o azeite e em seguida os pedaços de costela e cozinhe até ficar bem dourada. Junte a cebola e o alho e refogue mais um pouco. Junte o louro, o sal e a água , tampe a panela e após começar a fervura abaixe o fogo e cozinhe por uma hora. Sirva com arroz branco e salada.
 
 
 
 
 

 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

BERINJJELA EMPANADA AO FORNO


Eu gosto de variar bastante os legumes, mas sempre que estou na dúvida do que preparar lembro-me, logo, da berinjela por ser, em minha opinião, o legume mais versátil que conheço. Ela permite o uso de toda a nossa criatividade e nos brinda com sabores impressionantes. Ao correr o olhar por esta receita, o primeiro pensamento é que não vai dar certo, mas ela vai, simplesmente superar as expectativas.   

   

                                           BERINJELA EMPANDA AO FORNO

 1 berinjela grande cortada em rodelas de meio centímetro mais ou menos, com a casca
1 ovo batido
1 xícara das de chá de farinha de rosca
2 tomates picados em rodelas
250 gramas de mussarela em pedaços
½ xícara das de chá de ervas (manjericão, orégano, alecrim) frescos ou desidratados.
1 colher das de sobremesa rasa de sal
Manteiga para untar
4 colheres das de sopa de azeite
2 colheres das de sopa de vinagre
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
 

Unte um refratário com manteiga e regue com azeite. Passe as rodelas de berinjela no ovo batido e, em seguida, Na farinha de rosca. Coloque no refratário uma fatia de berinjela, em pé apoiada na borda, continue com um pedaço de mussarela, outro de berinjela, duas rodelas de tomate, novamente uma de berinjela, mussarela, berinjela e duas de tomate até terminarem os ingredientes. Salpique com as ervas e o sal. Regue com o azeite e o vinagre. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido, com o fogo baixo, por quarenta minutos.
 
 
 
 

 

 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

RISOTO DE FRANGO NA PANELA DE PRESSÃO


Tenho certeza que, em alguma ocasião, todas as pessoas que cozinham passaram pela situação de ter que preparar uma receita rapidamente. Para esses momentos temos que ter sempre uma carta na manga. A receita de hoje é ideal para estas ocasiões, pois fica pronta em apenas três minutos, os ingredientes necessários para o preparo, certamente, você tem aí na sua despensa. Minha sugestão é para que ela fique sempre à mão.

  

                 RISOTO DE FRANGO NA PANELA DE PRESSÃO

 

4 colheres das de sopa de óleo
              1 cebola cortada em cubinhos
              2 dentes de alho picados
              1 peito de frango cortado em cubos
              1 batata grande cortada em cubinhos
              1 cenoura cortada em cubinhos
              1 sachê de caldo de galinha
              2 xícaras das de chá de arroz cru
              4 xícaras das de chá de água
              1 colher das de chá de sal
              ½ xícara das de chá de salsa picada
              ½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado

 

Em uma panela de pressão aqueça o óleo, e refogue a cebola, o alho e os cubos de frango. Acrescente a batata, a cenoura e o caldo de galinha. Adicione o arroz e misture tudo delicadamente. Ponha a água, o sal, e tampe a panela. Iniciada a pressão, aguarde três minutos, desligue o fogo e só abra depois que todo o vapor sair. Transfira para uma travessa, salpique a salsa e o queijo ralado.