segunda-feira, 29 de julho de 2013

PEIXE A IMPERADOR


Hoje a receita é com carne de peixe, a mais recomendada. É uma receita sofisticada para ser preparada em um dia de festa ou para um jantar especial. Sua confecção foge do convencional, por isso ela tem o preparo mais elaborado, porém, sem deixar de ter ingredientes do dia a dia e ser super fácil. Fica perfeita se acompanhada de arroz branco e salada.

  

                                PEIXE A IMPERADOR

 

½ quilo de filé de peixe de sua preferência
         1 ½ colher das de sobremesa de sal
         Suco de um limão
         2 cebolas grandes picadas
         4 dentes de alho picados
         3 colheres das de sopa de óleo
         3 tomates picados
         Salsa e cebolinha picadas
         2 colheres das de sopa de manteiga
         2 colheres das de sopa, bem cheias, de amido de milho
         ½ litro de leite
         1 gema
         Noz moscada ralada agosto
         2 ovos cozidos cortados em rodelas
         100 gramas de azeitonas picadas
         Queijo ralado

 
Tempere o peixe com 1 colher das de sobremesa de sal e o limão e deixe tomar gosto por umas duas horas. Numa panela frite no óleo a metade do alho e a metade da cebola, junte os tomates a salsa e a cebola e refogue durante cinco minutos. Adicione o peixe e cozinhe com a panela tampada, fogo brando, durante vinte minutos. Deixe esfriar e mexa bem para que o peixe desmanche um pouco. Em outra panela, refogue na manteiga, a cebola e o alho restantes. Dilua o amido de milho no leite, junte as gemas, mexa bem, junte ao refogado e cozinhe, mexendo até engrossar. Tempere com a meia colher das de sobremesa de sal restante e tempere com a noz moscada.

 
Montagem do prato:


Unte com manteiga uma forma refratária e coloque metade do refogado de peixe. Sobre o peixe, coloque as rodelas de ovo cozido, as azeitonas o molho branco e salpique queijo ralado. Cubra com o restante do refogado de peixe e salpique mais queijo ralado.
Leve ao forno quente por quinze minutos ou até gratinar.





 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PÃO DOCE FÁCIL


Tem gente que diz que fazer pão é muito difícil. Porém, existe coisa mais gostosa do que o cheiro de pão assando? O aroma inunda a casa e a vizinhança. E, quando ele sai do forno, quentinho, então, não tem coisa melhor.  Com a temperatura amena do inverno, um pão quentinho servido com um cafezinho, é uma delícia! E para quem acha que fazer pão é complicado aqui vai uma receita de pão doce bem fácil. Demora só para aguardar o crescimento, mas o seu preparo é bem rapidinho.

 

 
                                        PÃO DOCE FÁCIL

 


Para o pão:

750 gramas de farinha de trigo
              1 ovo inteiro
              5 colheres das de sopa de açúcar
              1 colher das de café de sal
              300 ml de leite
              100 ml de óleo
              1 sachê de fermento químico para pão

Para a calda:

½ xícara das de chá de açúcar
              ¼ de xícara das de chá de água.

 

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o sal, o leite e o óleo e o fermento. Despeje a mistura numa vasilha e vá adicionando a farinha de trigo e amassando até a massa desgrudar das mãos. Cubra com um guardanapo e deixe crescer por uma hora. Divida a massa em duas partes e cada parte em três e faça duas tranças. Coloque-as em assadeira sem untar e deixe crescer novamente por mais trinta minutos. Preaqueça o forno. Numa vasilha, misture o açúcar e a água da calda. Regue com ela as roscas e leve para assar, em forno baixo, 180 graus, por vinte minutos, regue as roscas com a calda da assadeira e asse por mais vinte minutos, até dourar.
 
 
 
 
 

 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

ARROZ COM SUAN DE PORCO


Hoje vamos enveredar por uma das culinárias mais tradicionais e mais deliciosas do nosso país. Não conheço quem não goste das delícias mineiras, por isso ela não poderia deixar de estar presente. Esta receita é uma das mais tradicionais e acredito que todos sabem prepara-la, mas como na culinária, sempre podemos aprender com alguma dica a mais, vamos tentar acrescentar algo à sua receita. Ah! E, ainda, combina perfeitamente com o inverno. Minha sugestão é que seja servida com virado e couve mineira.

 
 

                                      ARROZ COM SUAN DE PORCO

 


11/2 quilo de suan de porco
              11/2 xícara das de chá de arroz
              3 colheres das de sopa de óleo
              2 dentes de alho picadinhos
              1 cebola bem picadinha
              3 e ½ xícaras das de chá de água
              1 colher das de sopa de sal

 
 

Lave e pique o suan de porco. Lave e escorra o arroz. Em uma panela grande, refogue, no óleo, a cebola e o alho até que fiquem transparentes, junte o suan de porco, refogue até sair o vermelho da carne, abaixe o fogo na menor temperatura, tampe a panela e deixe cozinhar por trinta minutos, até que esteja macio e seque todo o líquido. Junte o arroz, refogue mais um pouco, junte a água espere levantar fervura e abaixe o fogo. Cozinhe até o arroz secar. Deixe descansar alguns minutos antes de servir.





 


 

 

 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

FRANGO NA CERVEJA PRETA


A receita de hoje tanto é saborosa quanto fácil. No inverno, o consumo de comidas mais encorpadas se faz mais que necessário para o aquecimento do nosso corpo. Como já citei acima, esta receita é tão fácil que até os completamente leigos em culinária consegue prepará-la. Por essa facilidade ela é ideal para os dias em que falta tempo para se dedicar à cozinha, mas não se abre mão de comer bem. Outra vantagem desta receita é seu baixo custo porque é confeccionada com ingredientes de baixo custo. Recomendo porque o sabor é sensacional.

 

 
                                    FRANGO NA CERVEJA PRETA

 

  

8 unidades de sobrecoxas de frango
3 dentes de alho picados
          1 lata de 350 ml de cerveja preta
          1 pacote de sopa  creme de cebola
          2 tabletes ou saches de caldo de galinha
          250 ml de água.

 
 

Lave, tire as peles das sobrecoxas e tempere-as com o alho. Coloque em uma panela e acrescente todos os outros ingredientes. Mexa bem. Leve ao fogo médio e cozinhe por aproximadamente quarenta minutos.
 
 
 
 
 

 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

BATATA RECHEADA COM MORTADELA E QUEIJO


A simplicidade se mostra presente em vários seguimentos, como por exemplo, no vestuário, maquiagem e em outros setores. Na culinária não é diferente, as receitas mais simples, são as mais apreciadas. A de hoje é tão fácil, simples e barata que dá para ser feita qualquer dia. Os ingredientes são de uso diário e ela pode substituir uma refeição se acompanhada de uma deliciosa salada. O recheio, também, pode ser trocado ao seu gosto. Por todas essas coisas esta receita é tudo de bom.

 

  

                         BATATA RECEHADA COM MORTADELA E QUEIJO

  

4 batatas grandes
1 colher das de sobremesa de sal
Água o suficiente para cozinhar as batatas
4 fatias de mortadela de boa qualidade
4 fatias de queijo mussarela
3 colheres das de sopa de azeite
4 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado
Orégano à vontade
Palitos para prender.
 


Cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem macias, porém não muito moles. Para cozinhá-las no forno de micro-ondas, coloque-as dentro de um saco plástico, torça a boca dele, mas sem dar nó, vire a boca torcida para baixo e coloque em uma vasilha própria para ir ao forno e cozinhe-as por treze a quinze minutos, virando-as na metade do cozimento. Deixe esfriar, retire as cascas, corte ao meio no sentido do comprimento passe o sal e reserve. Num refratário untado de azeite, coloque as metades das batatas, recheie cada uma delas com uma fatia de mortadela, uma de mussarela e cubra com a outra metade de batata. Regue com mais azeite, salpique o parmesão ralado e o orégano e leve ao forno até as batatas ficarem douradas e crocantes. Sirva com uma deliciosa salada.