segunda-feira, 24 de junho de 2013

TORTA HOT DOG


A experiência de experimentar novas receitas é excitante. E quando elas são feitas de uma forma nada convencional atraem, ainda mais a atenção. Há sempre, uma expectativa de como será o resultado final, se vai dar certo ou não. É o que acontece com esta torta cuja massa é feita com fatias de pão de forma, e com o recheio de salsicha. O resultado final é muito interessante. Fica o convite para que testem esta receita que vai agradar principalmente as crianças. Ela pode, também, substituir o cachorro quente em pequenas festas juninas.
 
                                                TORTA HOT DOG
 
Para a massa:
10 fatias de pão de forma
1 batata cozida
1 copo de requeijão cremoso
1 lata de creme de leite
2 xícaras das de chá de leite
2 ovos
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
Mostarda, catchup e batata palha para acompanhar.
Para o recheio:
2 colheres das de sopa de azeite
1 cebola picada
4 tomates picados
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
10 salsichas cortadas em rodelas
 
Cubra o fundo e as laterais de um refratário com as fatias de pão. No liquidificador, bata a batata, o requeijão, o creme de leite, o leite, os ovos e o sal. Despeje sobre as fatias de pão e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, refogue a cebola, junte o tomate, o sal e deixe refogar mexendo de vez em quando por dez minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador. Volte à panela e acrescente as salsichas. Misture bem e deixe ferver. Retire do fogo espalhe sobre o creme de batata. Leve ao forno, preaquecido, por trinta minutos, até assar. Sirva acompanhado de catchup, mostarda e batata palha.
 
 
 
 


 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

BOLO DE FUBÁ COZIDO COM GOIABADA


Já tiveram início as festas juninas, neste mês de muitas tradições. A coisa mais importante é cuidar para que as crianças continuem mantendo-as por muito tempo ainda. Para isso, destaca-se o trabalho de nossas escolas, que sempre incluem as comemorações em seus calendários, envolvendo as crianças desde muito pequeninas na tradição caipira, incentivando-as a colorir seus rostinhos e vestimentas e dançarem com as músicas mais tradicionais. Hoje, segue uma receita de bolo de fubá, bem condizente com esta época.

 
 

                                    BOLO DE FUBÁ COZIDO COM GOIABADA

 
2 xícaras das de chá de fubá
  2 xícaras das de chá de açúcar
  2 xícaras das de chá de leite
  ½ xícara das de chá de óleo
  1 pitada de sal
  1 colher das de chá de canela em pó
  3 ovos
  1 colher das de sopa de fermento em pó
  300 gramas de goiabada cortada em fatias finas
  Manteiga para untar
  Açúcar para polvilhar

 
Coloque em uma panela, o fubá, o açúcar, o leite, o óleo, o sal, a canela em pó, misture bem e leve a panela ao fogo, mexendo sempre, sem parar, até que comece a ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
  Bata os ovos ligeiramente, acrescente ao creme já frio, acrescente, também o fermento e mexa   até      que tudo esteja bem incorporado. Unte uma forma de pudim, com furo no meio,   com              manteiga e polvilhe com açúcar.                   
Coloque metade da massa na assadeira, por cima coloque os pedaços de goiabada e cubra com o resto da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido, por uma hora, mais ou menos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.
 
 
 
 

 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

CALDINHO DE CARÁ COM SALSICHA


Cada vez mais estamos resgatando tradições culinárias antigas. Esta volta ao passado é bem positiva no sentido de que as nossas tias e avós eram muito sábias a respeito dos alimentos e conheciam o que era o adequado para cada época. Não é novidade pesquisas confirmarem que várias das afirmações antigas tem embasamento científico. Uma  dessas heranças nos trazem as sopas e os caldos, que com certeza tornam nosso inverno mais quente, nutritivo e saboroso. Hoje trazemos a receita de um caldo, mas vamos variar o legume de preparo, que é um dos mais saborosos e não muito tradicional nas nossas cozinhas.

 

                                  CALDINHO DE CARÁ COM SALSICHA

 

 3 carás grandes
2 colheres das de sopa de azeite
1 dente de alho
1 cebola
1 colher das de sopa bem rasa de sal
2 salsichas
Cheiro verde
Queijo parmesão ralado
Torradas para acompanhar

 

Primeiramente descasque e pique o alho e a cebola, deixe o cará por último, para não escurecer. Lave bem o cará, tire a casca e pique em rodelas. Numa panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola, junte o cará, refogue um pouco, acrescente água até cobrir bem o refogado, mais ou menos uns dois dedos acima deles de água. Deixe cozinhar até que fique bem macio. Coloque no liquidificador e bata até ficar cremoso. Volte para a panela, se estiver muito grosso coloque mais um pouco de água, acerte o sal. Pique a salsicha em quadradinhos e junte ao caldo. Leve  a panela ao fogo novamente até levantar fervura. Desligue o fogo e sirva em seguida, polvilhado com o parmesão e a salsa picada acompanhado de torradas.

 

 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

BERINJELA À MINHA MODA


É sabido que comemos primeiramente com os olhos. Faltam palavras s para descrever o imenso prazer de se sente, quando estamos famintos, e nosso olhar, depara-se com um prato bem colorido. Imediatamente nossa boca começa a salivar e o sentido olfativo procura o cheiro daquelas cores. Por tudo isso, nossa sugestão de hoje é de uma berinjela muito colorida e muito fácil de ser preparada. É um acompanhamento perfeito para qualquer tipo de carne.

 

                                                            
                                             BERINJELA A MINHA MODA

  

1 berinjela grande
½ pimentão vermelho
1 cenoura média
1 cebola grande
2 dentes de alho                 
4 colheres das de sopa de azeite

 
        
            Lave e pique a berinjela em cubos médios, reserve. Lave e pique também, o pimentão, a cebola e o alho, reserve. Rale a cenoura, no ralo grosso, reserve. Numa panela grande, aqueça o azeite, e doure a cebola e o alho, junte a berinjela, o pimentão, refogue um pouco. Por último, junte a cenoura ralada, abaixe o fogo, tampe a panela, e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que os ingredientes fiquem macios.