segunda-feira, 27 de maio de 2013

ABACAXI COM HORTRLÃ


 
 Abacaxi, esta fruta tão brasileira, que fica deliciosa tanto nas receitas doces quanto acompanhando os pratos salgados, não poderia ser esquecida por aqui. Encontrado no varejo, em fruta ou em calda, já é muito saboroso, mas quem quiser testar esta receita, vai descobrir que, preparado dessa forma, acompanhado com hortelã, ficará com um sabor incomparável. A melhor parte desta receita é que ela é feita na panela de pressão, podendo ser executada por qualquer pessoa.
 
 
 
 
                                                ABACAXI COM HORTELÃ
 
 
 
     
 3 copos (do tipo de requeijão) de açúcar
½ xícara das de chá de água
1 abacaxi inteiro
½ xícara das de chá de hortelã fresca
 
 
Descasque o abacaxi e deixe-o inteiro. Lave as folhas de hortelã deixando-as inteiras. Numa panela de pressão coloque o açúcar, a água, o abacaxi descascado e a hortelã fresca. Feche a panela e leve ao fogo. Após pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por dez minutos.
Espere esfriar, abra a panela de pressão retire o abacaxi, corte em fatias e sirva com creme de leite ou sorvete.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

FRANGO À DIÁVOLO


O nome desta receita é um tanto quanto curioso. Será que ele está ligado ao fato do tempero ser feito com vinho e vinagre ou pelo fato de depois da receita pronta, ficar com uma cor meio avermelhada? A verdade é que esta receita não tem segredo no preparo, não ocupa muito o nosso tempo e o resultado final é recompensador. O alecrim confere a ela um sabor diferenciado e um tanto quanto exótico. Ela tem baixo custo porque o frango, seu principal ingrediente, sempre tem um preço bem acessível. Sirva com arroz branco e salada de folhas.

 
 

                                             FRANGO À DIÁVOLO

 
 

4 colheres das de sopa de azeite
4 colheres das de sopa de vinho branco
1 colher das de sopa de vinagre
1 colher das de sobremesa de sal
2 dentes de alho picadinhos
1 colher das de chá de alecrim seco
8 sobrecoxas de frango
1 colher das de sopa de salsinha picada
 

Num recipiente misture bem o azeite, o vinho, o vinagre, o sal, o alho, o alecrim e a salsa. Acrescente as sobrecoxas, virando-as para que fiquem impregnadas com o molho. Deixe-as descansar, em temperatura ambiente, por uma hora ou mais. Depois arrume as sobrecoxas numa assadeira, sem untar e leve ao forno preaquecido. De vez em quando regue o frango com tempero, até que o molho seque e o frango esteja assado cerca de cinquenta minutos.
 
 
 
 
 

 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

MANJAR COM CALDA DE AMEIXA


Resolvi homenagear todas as mães, neste dia dedicado a elas, na figura de minha mãe e minhas duas avós, com uma receita muito presente na minha infância. Todas elas eram especialistas em manjar, cada uma a sua maneira. A minha mãe fazia a receita tradicional, branco na fôrma de pudim e com calda de ameixa. Minha avó materna fazia-o em três partes, uma branca tradicional, outra com chocolate e uma última onde adicionava groselha, depois juntava todas e montava um manjar lindamente colorido. E, a minha avó paterna, colocava-o numa fôrma que eram duas metades e que quanto juntas, formavam um porquinho de manjar que ficava em pé, sobre uma graminha feita de coco colorido com anilina verde e ganhava um laçinho de fita vermelha no pescoço. Lembranças maravilhosas. Espero que mais pessoas possam voltar no tempo com esta delícia.                                                          

 

 
                                 FELIZ DIA DAS MÃES

 

                         MANJAR COM CALDA DE AMEIXA

 

Para o manjar:

1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida da lata de leite
1 vidro de leite de coco
6 colheres das de sopa, bem cheias, de amido de milho
 
Para a calda

100 gramas de ameixa sem caroço
1 xícara das de chá de açúcar
½ xícara das de chá de água

 

Em uma panela, dissolva a maisena no leite. Junte o leite condensado, o leite de coco e leve ao fogo brando, mexendo sempre até que a mistura se transforme em um creme bem consistente. Despeje numa forma para pudim, ou numa forma decorativa, umedecida com água gelada. Leve para gelar por no mínimo seis horas. Faça a calda. Leve ao fogo o açúcar, a água, as ameixas e deixe ferver por uns minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira antes de usar.
Na hora de servir, desenforme o manjar, enfeite com as ameixas e regue com a calda.




 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

EMPADÃO DE RFRANGO


Existem muitas receitas de torta de frango, todas muito saborosas. Esta nossa receita de hoje, chama-se empadão, porque sua massa lembra muito a da empadinha tradicional. É uma massa muito crocante, macia e deliciosa. O recheio, também, é bem parecido com o tradicional das empadinhas de frango servidas em festas. O bom é que fazendo numa assadeira grande, o trabalho, fica mais fácil e rápido, porém, nada impede que ela seja feita nas tradicionais forminhas de empadinhas. É uma receita um pouco elaborada, mas vale a pena prová-la.

 
 

                                              EMPADÃO DE FRANGO
 

Para a massa:

2 xícaras das de chá de  farinha de trigo
200 gramas de manteiga
1 colher das de chá bem cheia de sal

Para o recheio:

500 gramas de peito de frango
2 cebolas picadas
5 tomates picados em cubinhos
3 dentes de alho picadinho
½ xícara das de chá de azeitonas verdes sem caroço picadas
2 colheres das de sopa de salsinha picada
1 copo de requeijão
6 colheres das de sopa de azeite
1 colher das de sopa rasa de sal

Para pincelar

1 gema
1 colher das de sopa de azeite
 

Massa: Coloque em uma tigela a farinha, abra um buraco no centro, adicione a manteiga em temperatura ambiente, adicione o sal e misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea. A massa deve ficar bem uniforme e firme, se tiver quebradiça, coloque um pouco mais de manteiga. Reserve. 

Recheio: Cozinhe o peito de frango, em água e sal, na panela de pressão, por trinta minutos, contados após a panela começar a ferver, com fogo baixo. Deixe esfriar, escorra e desfie. Numa panela grande, refogue, no azeite, o alho, a cebola, até dourar. Acrescente o frango, refogue um pouco e junte os tomates. Adicione o sal, a salsinha e as azeitonas. Deixe refogar por uns quinze minutos, até o tomate derreter e adicione o requeijão, mexa até incorporar bem, desligue o fogo e deixe esfriar.

Montagem: Abra 2/3 da massa e forre, com ela, o fundo e as laterais de uma assadeira de aro removível. Coloque sobre ela o recheio frio, abra o restante da massa e cubra a torta, apertando bem as laterais. Misture a gema com o azeite e pincele a torta. Leve ao forno preaquecido por trinta minutos até que esteja dourada.