segunda-feira, 29 de abril de 2013

FILÉ DE PEIXE COM MOLHO ROSÉ


Nesta época pós-quaresma e principalmente semana santa, o preço do peixe fica um pouco mais acessível, embora, ainda seja bem maior em relação às outras carnes. Apesar disso, sempre é bom colocar a carne de peixe, tida por todos, como uma das mais saudáveis, em nossa alimentação pelo menos uma vez na semana. Ciente da dificuldade de se fazer variações na preparação de peixes, trazemos hoje uma boa sugestão. Esta receita tem um preparo e cozimento extremamente rápidos, portanto ajuda bastante as pessoas que, por qualquer motivo, possuem pouco tempo para o preparo da refeição. Fica perfeita acompanhada de arroz branco e uma saladinha.

 

 
                                 FILÉ DE PEIXE COM MOLHO ROSÉ


 

500 gramas de filé de peixe, de sua preferência.
1 caixa de creme de leite de 200ml
½ pacote de sopa de cebola
1 lata ou sachê de molho pronto.
Queijo parmesão ralado a gosto
Orégano para salpicar.



Lave bem os filés de peixe e reserve. Numa forma refratária que possa ir ao forno, espalhe primeiramente o molho de tomate pronto. Coloque sobre o molho os filés, sem sobrepor. Numa vasilha, em separado, misture bem, o creme de leite com a sopa de cebola até ficar bem homogêneo e espalhe sobre os filés. Salpique com queijo parmesão ralado e orégano. Leve ao forno alto por trinta minutos.



 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

RISOTO DE GALINHA


Quando eu ingressei na quinta série, comecei a ter aulas de artes, os meninos iam para uma marcenaria e a mulheres, aprendiam muitas tarefas, como, pregar botões e colchetes, casear, fazer bainhas, bordar e cozinhar. É isso mesmo, a professora nos passava receitas. Mandou-nos comprar um caderno, encapá-lo e colar uma foto colorida de receita na capa. Ele foi dividido ao meio para receitas doces e salgadas. Nele, escrevíamos as receitas que ela ditava e depois tínhamos, como lição de casa, procurar uma ilustração condizente com o prato e colar na folha respectiva. Será que foi isso que me despertou para a culinária? Esta receita de hoje é uma das que ela ditou e a primeira que cozinhei na minha vida.

 

 

                                             RISOTO DE GALINHA

 
 
 

2 tabletes de caldo de galinha
5 xícaras das de chá de água
2 xícaras das de chá de arroz
1 xícara das de chá de passas sem sementes
1 xícara das de chá de presunto cortado em cubos, mais ou menos 100 gramas
500 gramas de peito de frango
1 colher das de sopa de manteiga
Cheiro verde picado
Queijo parmesão ralado
 

Cozinhe o peito de frango em água e sal, por vinte e cinco a trinta minutos. Escorra, deixe esfriar e desfie. Reserve. Numa panela, dissolva o caldo de galinha na água fervente, junte o arroz, acrescente as passas, o presunto, o frango, e deixe cozinhar, em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, por aproximadamente vinte minutos, ou até secar toda a água. Depois de cozido, apague o fogo e misture a manteiga, o cheiro verde e o queijo parmesão Tampe a panela e deixe descansar uns dez minutos. Para servir, unte uma forma de pudim com um pouco de manteiga coloque o arroz, aperte bem e desenforme em uma bandeja ou faça porções individuais com uma tigelinha. Decore a gosto e sirva a seguir




 

 

 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

BOLO DE CENOURA COM REQUEIJÃO


Este bolo faz muito sucesso, tanto para os que experimentam, quanto para os que só leem a receita e ficam curiosos por causa do ingrediente inusitado da cobertura e, principalmente, para os quem veem a foto dele já pronto. Mas todo este sucesso tem razão de ser, porque ele é simplesmente delicioso e maravilhosamente diferente. Muitas das pessoas que provaram, afirmam que a cobertura é de coco, mas ela é feita com requeijão. É isso mesmo, a cobertura é feita com requeijão e açúcar. Sem mais delongas, vamos a receita propriamente dita.

 


                            BOLO DE CENOURA COM REQUEIJÃO

 
Para o bolo:

3 ovos
¾ de copo de requeijão (250 ml) de óleo
3 cenouras
2 copos de requeijão de farinha de trigo
2 copos de requeijão de açúcar
2 colheres das de chá de fermento em pó
2 colheres das de chá de canela em pó
1 colher das de chá de noz-moscada ralada
1 colher das de chá de bicarbonato de sódio

 Cobertura:

 2 copos de requeijão de açúcar
4 colheres das de sopa, bem cheias, de requeijão
 

No liquidificador bata bem os ovos com o óleo e as cenouras.
Coloque esta mistura em uma tigela grande e misture, com uma colher grande, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, a canela, a noz-moscada e o bicarbonato. Unte uma forma com margarina e farinha de trigo, despeje nela o bolo e leve ao forno por aproximadamente cinquenta minutos, ou até que enfiando um palito, este saia limpo. Desligue o fogo e faça a cobertura.
Coloque no liquidificador, primeiro o requeijão e depois o açúcar e vá batendo e misturando com uma espátula, ligando e desligando o liquidificador, até que fique um creme homogêneo. Espalhe sobre o bolo, espere esfriar e corte em quadrados.

 


segunda-feira, 8 de abril de 2013

CARNE MOÍDA ASSADA


Se tivesse que eleger a carne mais versátil para pratos rápidos gostosos e baratos, com toda a certeza elegeria a carne moída. Muito democrática, fica deliciosa, frita em bolinhos, cozida em refogados e molhos e ainda pode ser assada. Ela aceita, também, acompanhamentos diversos em seu preparo, e assim, conseguimos executar uma grande variedade de pratos saborosos com ela.
Hoje nossa receita vai ao forno e a carne moída ganha um ar de requinte por conter um delicioso recheio.



                                                CARNE MOÍDA ASSADA

 
1 quilo de carne moída
1 pacote de sopa creme de cebola
300 gramas de presunto
300 gramas de mussarela
Manteiga ou margarina para untar
Orégano a gosto
 

 
Numa tigela, misture bem a carne moída com a sopa de cebola. Reserve. Unte um refratário com a manteiga ou margarina, coloque metade da carne moída. Sobre ela, coloque o presunto e metade da mussarela. Cubra com o restante da carne moída e o restante da mussarela. Coloque para finalizar o orégano e leve ao forno por trinta minutos. Corte em pedaços e sirva, com arroz e salada.
 
 
 
 

 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

SALADA DE TOMATE CEREJA COM QUEIJO BRANCO E MANJERICÃO

Inicio esta coluna, hoje, desejando um feliz domingo de Páscoa a todos, para que, cada pessoa, possa vivenciar uma real mudança em sua vida, rumo ao crescimento espiritual.
Para hoje, vou sugerir a receita de uma salada bem simples, para ser preparada rapidamente, e talvez, acompanhar o almoço de hoje ou, ainda, o início da dieta de amanhã. Sim, ela é perfeita para quem exagerou nos ovinhos de chocolate. Pode ser acompanhada de arroz ou pães e já vira uma refeição completa. O manjericão dá um toque refrescante para esta divina salada.


 
 
                                 SALADA DE TOMATE CEREJA COM QUEIJO BRANCO E MANJERICÃO
 
                         
 
                               500 gramas de tomate cereja
       500 gramas de queijo branco
       Manjericão fresco a gosto
      1 colher das de sobremesa de sal
      8 colheres das de sopa de azeite de oliva extra virgem
      Suco de um limão grande.
 
 
    Lave os tomates, parta-os ao meio e coloque-os em uma saladeira. Corte o queijo em cubos e           junte ao tomate. Lave e separe as folhas de manjericão e coloque na saladeira. Tempere tudo com o sal, o azeite e o limão. Sirva a seguir com arroz branco ou pães diversos.